terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A ERA HUSKY NA AUSTRÁLIA

No imenso universo da filatelia os cães sempre ocuparam um espaço privilegiado e não raro, a gente topa com magníficas coleções do tema que sempre são uma atração à parte nos grandes eventos filatélicos. 
Anualmente os cães aparecem em vários selos emitidos no mundo e em 2014, no mês de setembro, foi a vez de a gente deparar com o Husky Siberiano, numa fantástica emissão feita pela Austrália para celebrar o que eles denominam de “A Era Husky”, uma vez que estes cães, originários do hemisfério norte, mais precisamente da Sibéria asiática, somente colocaram suas patas no continente australiano e antártico em 1898 na British Antarctic Expedition. 
Pouco mais de uma década depois, Douglas Mawson utilizou Huskyes na Expedição Antártica Australiana. Em 1954 quando a Austrália estabeleceu sua primeira estação Antártica permanente,Huskyes foram introduzidos no território australiano, oriundos da Groenlândia e outros que haviam ficado sob os cuidados do Zoológico de Melsbourne desde 1948 quando uma expedição francesa não obteve sucesso para atingir o polo sul. Ficou acertado então que qualquer cão de raça deixado no zoológico se tornaria propriedade australiana e assim, aqueles exemplares se tornaram os primeiros Huskyes Antárticos Australianos. Em 1991 com o Protocolo sobre Proteção Ambiental para o Tratado da Antártica, se estabeleceu a proibição de todas as espécies introduzidas na região, exceto os seres humanos. Em 1993 os últimos Huskyes restantes deixaram o território Antártico Australiano.
Os cães mais velhos viveram seus últimos dias na Austrália e os mais jovens foram levados para Minnesota, nos Estados Unidos. Os selos desta série, bem como a minifolha, o bloco e os máximos-postais são uma homenagem para eternizar a contribuição do Husky Siberiano sem qual os primeiros passos para explorar a região antártica da Austrália seria uma tarefa muito mais dificil. Pela força da raça, pela resistência, pela inteligência e carisma, a “Era Husky” na Austrália faz jus a estes selos que demarcam mais uma página importante dos cães na vida do homem,

Nenhum comentário: