sexta-feira, 26 de outubro de 2012

BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR - 100 ANOS DE PURA EMOÇÃO!

 Para quem já teve a oportunidade de visitar a Cidade Maravilhosa, é evidente que, se não foi dar um passeio no Bondinho do Pão de Açúcar, pelo menos dedicou alguns minutos para observar sua passagem lá no alto. Hoje se completam 100 anos desde a sua inauguração no dia 27 de outubro de 1912, e que o tornou o primeiro teleférico instalado no Brasil e o terceiro no mundo. Aos poucos, o Bondinho se transformaria num dos mais conhecidos cartões-postais em todo o planeta e ao longo de suas idas e vindas, passaria sim, por diversas transformações, acompanhando toda a evolução que o progresso imprime a todos nós.
No século 16, o açúcar que partia da Ilha da Madeira com destino à Europa era mantido em cones conhecidos como pães de açúcar e como eram moldados em vasos que lembravam a forma de um sino, logo foram comparados à pedra fundamental de granito, com 396 metros de altura, que flanqueia a entrada da Baía de Guanabara, originando daí o nome de batismo “Pão de Açúcar” pelos portugueses. As obras de edificação e instalação do teleférico tiveram início em 1909 e três anos mais tarde os bondinhos chegavam prontos, vindos da Alemanha. Inicialmente, o trecho percorrido ligava a Praia Vermelha ao Morro da Urca, com 528 metros e em janeiro de 1913, ligaria também o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, ficando com uma extensão de 750 metros. 
O passeio permite que as pessoas tenham uma visão em 360 graus que cobre todos os principais pontos atrativos do Rio de Janeiro e que ao longo dessas dez décadas já atraiu a atenção e trouxe para cá milhares de turistas que voltam para casa realmente fascinados com toda a beleza do cenário, cuja visão ampla só é mesmo possível através de um passeio pelo bondinho. Ao completar cem anos, o Bondinho do Pão de Açúcar reafirma o poder de realização de um engenheiro visionário, Augusto Ferreira Ramos, que encarou todos os desafios para permitir tamanho feito para a época. E depois dele, coube a Cristóvão Leite de Castro dar continuidade a esse sonho e modernizar o sistema. Para celebrar o centenário do Bondinho, os Correios lançam hoje, no Rio de Janeiro um Bloco comemorativo em homenagem a esse complexo composto por edificações e pelo meio ambiente, que reafirma a identidade do lugar como marco histórico, geológico e Patrimônio Cultural Nacional. 
O Bloco reproduz uma fotografia feita em uma tarde de céu límpido, registrando a saída de mais um passeio de turistas no Bondinho que proporciona fortes emoções àqueles que, de todas as partes, se deslocam ao Rio de Janeiro para curtir e ver de perto as maravilhas dessa terra abençoada e bonita por natureza. A peça apresenta também as logomarcas do centenário do Bondinho e a da Exposição Filatélica Mundial Brasiliana 2013. (Foto do selo de autoria de Marluce Balbino).

Um comentário:

POSTMAIL disse...

Adquiri hoje este bloco, bonita peça.
Parabéns pela postagem