sexta-feira, 8 de junho de 2012

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDOS - RIO+20

No período de 20 a 22 deste mês acontecerá no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO+20, que também demarcará o 20º aniversário da Conferência sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento ocorrida em 1992. Os objetivos da Conferência visam garantir um compromisso político renovado para o desenvolvimento sustentável, para avaliar o progresso até o momento e as lacunas na implementação dos resultados até aqui obtidos ao longo do tempo e também, para enfrentar os novos desafios visando um futuro melhor. Dois são os temas mais importantes a serem discutidos neste grande evento: “A Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza” e “Um Quadro Instituicional para o Desenvolvimento Sustentável”.
Diante disso, a Administração Postal das Nações Unidas faz circular três interessantes selos postais voltados ao evento e cujas peças foram trabalhadas pelos artistas Gail Armstrong, do Reino Unido; Shailesh Khandeparkar,da Índia e Russell Fei, da China, que pela primeira vez participa de projetos filatélicos para a ONU.
Por sua vez, o Brasil, que será sede da Conferência, também providenciou interessantes lançamentos filatélicos para enfatizar o evento, começando por uma folha composta por 24 selos diferentes onde cada peça aborda um subtema da Conferência onde é possivel perceber por meio da identificação das legendas.
Os trabalhos de arte desses selos foram realizados pelos artistas Juliana Souza e J.Carlos Braga. Além dos selos, foram emitidos também uma Minifolha, um Envelope de Primeiro Dia de Circulação e um cartão-postal, com trabalhos dos artistas Paulo Roberto Baptista dos Santos (minifolha), Russell Fei (Baleias e golfinhos), Shailesh Khandeparkar (Mão amparando o mundo), Gail Armstrong (Pena de pavão); José Carlos Braga(cartão-postal) e Jamile Costa Sallum, que trabalhou no Envelope.
Todas as peças aqui descritas foram emitidas no último dia 1º de junho e encontram-se disponíveis nas Agências Postais e Filatélicas, exceto é claro, os selos da ONU.

Nenhum comentário: