quinta-feira, 21 de junho de 2012

ALAND - O VÔO DAS LIBÉLULAS

Elas batem suas asas praticamente em todas as partes do planeta e despertam em nós uma gama de curiosidades através de suas fantásticas evoluções. São as libélulas, também conhecidas aqui no Brasil como lavadeiras e que pertencem à subordem Anisoptera. As libélulas contam com um corpo fusiforme, com abdomem muito alongado, olhos compostos e dois pares de asas semitransparentes. São predadoras e alimentam-se de outros insetos, principalmente mosquitos e moscas e por isto, são de muita importância para o homem.
Distribuidas mundialmente elas tem como habitat poças, lagoas temporárias, lagos, zonas pantanosas e riachos. As libélulas possuem um sentido de visão extremamente apurado, sendo que seus olhos são compostos por milhares de facetas(até 30.000) e conferem-lhe um campo visual de 360 graus. Medem entre 2 e 19 cm de envergadura e as espécies mais rápidas podem voar até 85 quilômetros por hora. Antes de chegar ao estágio de libélula, ela passa por metamorfoses e tem uma vida em torno de 4 anos. Quando adulta vive pouco, algo em torno de 3 meses no máximo.
No campo da filatelia, existem várias emissões interessantes enfatizando a beleza e importância desse inseto e agora, mais recentemente, foi a vez dos correios de Aland colocarem em circulação dois bonitos selos para integrar a fantástica galeria de peças que se voltam ao mundo das libélulas.
Em meu outro blog, o Guardiaõ do Portal, em razão deste lançamento feito por Aland, acabei criando um outro texto para enfatizar as libélulas e contar, através de pesquisa, qual o seu significado. Se interessar, dê uma pincelada em: http://www.guardiaodoportal.blogspot.com/

Nenhum comentário: