sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O CALENDÁRIO MAIA

Registrar a passagem do tempo enquanto ele mesmo segue comandando todos os destinos. Tem sido assim ao longo da nossa história e em consequência, civilizações antigas criaram seus métodos de medição ou calendários, como o fizeram os Maias e assim, legaram para gerações futuras muito da sua cultura e da sua precisão de cálculos.
A civilização Maia floresceu durante a Idade Média da Europa e misteriosamente abandonou suas principais cidades antes do século 14, deixando grandes realizações arquitetônicas nas garras da selva. Entre tantas realizações, a invenção do seu calendário com notável precisão e complexidade é o que se destaca para estudos e pesquisas, considerando que o calendário Maia usa três diferentes sistemas de datação em paralelo, a contagem Longa, o Tzolkin (calendário divino) e o Haab(calendário civil) que é o único que tem uma relação direta com o comprimento do ano. Para exaltar o calendário Maia os correios da Bélgica acabam de lançar esta mini-folha filatélica.
Para saber mais sobre o calendário Maia por favor, acesse o link a seguir:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_maia

Um comentário:

BLOGZOOM disse...

Interessante isso, voltarei para ler novamente. É tão tarde... preciso dormir. Eu vim para lhe desejar um otimo final de semana.

Beijos