sábado, 26 de setembro de 2009

UNIÃO POSTAL UNIVERSAL – A INTEGRAÇÃO ENTRE OS POVOS ATRAVÉS DAS CARTAS


Às vésperas da realização da Lubrapex 2009 em Portugal nada mais oportuno do que enfatizar o Dia da U.P. U – União Postal Universal, que será celebrado no próximo dia 9 de outubro, ocasião em que se comemoram os seus 61 anos de atividades a partir de sua inclusão como órgão especializado das Nações Unidas. Foi em 1874 que aconteceu a 1ª Convenção Coletiva de Regulamentação do Serviço Postal Internacional, que gerou a fundação da União Geral dos Correios. Três anos mais tarde em função das inúmeras adesões verificadas, este nome mudou para União Postal Universal, o que a torna uma das mais antigas organizações internacionais. O Brasil passou a ser membro da U.P. U em 1877 e nas comemorações do centenário de sua adesão, os Correios emitiram uma série de 4 selos comemorativos que hoje incorporam uma verdadeira coleção de peças considerando-se o grande número de selos emitidos mundo afora para celebrar a importância dessa entidade internacional que é um organismo intergovernamental integrado atualmente por 191 países-membros, constituindo-se no principal fórum de cooperação entre os Correios, possibilitando a manutenção de uma rede universal que oferece produtos e serviços modernos. A U.P. U estabelece as regras para a permuta de correio internacional entre seus países-membros e formula recomendações para incentivar o crescimento dessas permutas e a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. Esta instituição se estrutura em três órgãos permanentes: a Secretaria Internacional, cuja sede é em Berna, Suíça; o Conselho de Administração, integrado por 41 países-membros e o Conselho de Operações Postais, integrado por 40 países-membros, ambos com sessões anuais e, como órgão máximo, o Congresso, que consiste na reunião dos plenipotenciários dos países-membros realizada a cada quatro anos. Sua ultima edição aconteceu em 2008 em Genebra, Suíça – ocasião em que o Brasil foi eleito membro de seu Conselho de Operações Postais para o próximo quadriênio. Como se observa, a União Postal Universal é por demais importante quando o assunto são os correios e em todas as partes e logicamente que a Filatelia se incorpora a tudo isto. O Jornal do Colecionador enaltece o Dia da U.P. U e, ao mesmo tempo, os organizadores e participantes da Lubrapex 2009 que promete ser novamente um dos maiores eventos da filatelia mundial. Informações adicionais sobre a União Postal Internacional podem ser obtidas no portal www.upu.int nas versões inglesa e francesa.

A BANDEIRA DA U.P. U.

A Bandeira da União Postal Universal é um símbolo oficial da U.P. U e consiste no emblema branco da organização sobre um fundo azul. As cores azul e branco são as cores oficiais das Nações Unidas e, além disso, o emblema é composto por uma circunferência que representa o globo terrestre, demonstrando seu caráter global, e por pessoas de diferentes grupos étnicos que trocam cartas entre si em volta do globo, representando a comunicação postal como meio de integração entre os povos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Sr Pedro Brasil Jr:

Gerenciando duas Agências Franqueadas dos Correios , apreciador de selos gostei muito e estou utilizando suas imagens como papel de parede e as inserindo em material de propaganda.

A organização, o texto estão muito bons.

Estou divulgando seu blog e o parabenizo pela iniciativa.

Atenciosamente
Mauro Moraes
correiosarariboia@yahoo.com.br

Unknown disse...

amigo venho pedir sua ajuda
solesiono selos a pouco tempo
e só colesiono blocos
gostaria de saber se vc tem para vender ou sabe alguem que tenhas os dois blocos lansados em Taiwan
do filme procurando nemo .
tenho enterese em compralos .
des de já obrigado
meu email para comtato é thiagomanobras@hotmail.com

aguardo resposta

thiago ornellas magalhaes