ARGENTINA, BRASIL E LUXEMBURGO APRESENTAM SUAS EMISSÕES RECENTES
Os Correios da Argentina colocaram em circulação uma bonita série composta por 4 selos que exaltam seus Observatórios Astronômicos. As peças enfatizam a importância desses locais para estudos e pesquisas e nelas, podemos ver o Instituto Argentino de Radioastronomia, localizado no Parque Pereyra Iraola, em Berazategui, Provincia de Buenos Aires; o Observatório Astronômico de La Plata, que fica em Paseo del Bosque, em La Plata; o Complexo Astronômico El Leoncito, no Parque Nacional El Leoncito, na Província de San Juan, que fica a 2.500 metros acima do nível do mar e finalmente, o Observatório Astronômico Félix Aguilar, no Departamento Chimbas, Província de San Juan.
PRESENÇA HOLANDESA NO BRASIL
Trata-se de uma importante emissão filatélica considerando a importância da presença holandesa dentro do nosso contexto histórico.O primeiro selo da minifolha, retrata Maurício de Nassau, em obra de Pieter Nason, personalidade marcante de um período especial da história pernambucana, denominado Período Nassoviano. Os outros selos apresentam o Palácio de Friburgo, e a Nau Capitânia Zutphen, na qual viajou Nassau, reproduções parciais de quadros do artista holandês Frans Post, cachimbos holandeses achados em escavações no Forte Orange, e duas fotografias que mostram o Palácio do Campo das Princesas, idealizado em 1786, atual centro administrativo do governo estadual pernambucano, próximo de onde se situava o Palácio de Friburgo, sede do governo no período holandês. E, ainda, a rua Aurora, às margens do rio Capibaribe, onde se destaca o conjunto arquitetônico de sobrados do século XIX, que reportam ao Recife antigo. Foi usada a técnica de fotografia. A minifolha encontra-se à disposição dos filatelistas em todas as agências postais e filatélicas.
O TREM EM LUXEMBURGO Em qualquer país a importância dos trilhos para seu desenvolvimento é fator incontestável. Não poderia ter sido dirferente em Luxemburgo, que celebra agora os 150 anos da implantação de sua primeira linha férrea, fato que teve lugar em 4 de outubro de 1859 e cuja linha na época era apenas uma prévia do que seria construído mais à frente. O fato é que as linhas férreas se alastraram pelo Grão-Ducado e só tiveram impedimento de suas atividades durante a Segunda Guerra Mundial porque os aliados bombarderam todas as linhas com a finalidade de evitar que o exército alemão pudesse reabastecer suas tropas .São três selos que apresentam modelos antigos de locomotivas que muito contribuiram para o desenvolvimento de Luxemburgo e que atualmente são peças raras de museu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário