terça-feira, 22 de setembro de 2009

ARGENTINA, BRASIL E LUXEMBURGO APRESENTAM SUAS EMISSÕES RECENTES

Os Correios da Argentina colocaram em circulação uma bonita série composta por 4 selos que exaltam seus Observatórios Astronômicos. As peças enfatizam a importância desses locais para estudos e pesquisas e nelas, podemos ver o Instituto Argentino de Radioastronomia, localizado no Parque Pereyra Iraola, em Berazategui, Provincia de Buenos Aires; o Observatório Astronômico de La Plata, que fica em Paseo del Bosque, em La Plata; o Complexo Astronômico El Leoncito, no Parque Nacional El Leoncito, na Província de San Juan, que fica a 2.500 metros acima do nível do mar e finalmente, o Observatório Astronômico Félix Aguilar, no Departamento Chimbas, Província de San Juan.

PRESENÇA HOLANDESA NO BRASIL

Trata-se de uma importante emissão filatélica
considerando a importância da presença holandesa dentro do nosso contexto histórico. O primeiro selo da minifolha, retrata Maurício de Nassau, em obra de Pieter Nason, personalidade marcante de um período especial da história pernambucana, denominado Período Nassoviano. Os outros selos apresentam o Palácio de Friburgo, e a Nau Capitânia Zutphen, na qual viajou Nassau, reproduções parciais de quadros do artista holandês Frans Post, cachimbos holandeses achados em escavações no Forte Orange, e duas fotografias que mostram o Palácio do Campo das Princesas, idealizado em 1786, atual centro administrativo do governo estadual pernambucano, próximo de onde se situava o Palácio de Friburgo, sede do governo no período holandês. E, ainda, a rua Aurora, às margens do rio Capibaribe, onde se destaca o conjunto arquitetônico de sobrados do século XIX, que reportam ao Recife antigo. Foi usada a técnica de fotografia. A minifolha encontra-se à disposição dos filatelistas em todas as agências postais e filatélicas.

O TREM EM LUXEMBURGO

Em qualquer país a importância dos trilhos para seu desenvolvimento é fator incontestável. Não poderia ter sido dirferente em Luxemburgo, que celebra agora os 150 anos
da implantação de sua primeira linha férrea, fato que teve lugar em 4 de outubro de 1859 e cuja linha na época era apenas uma prévia do que seria construído mais à frente. O fato é que as linhas férreas se alastraram pelo Grão-Ducado e só tiveram impedimento de suas atividades durante a Segunda Guerra Mundial porque os aliados bombarderam todas as linhas com a finalidade de evitar que o exército alemão pudesse reabastecer suas tropas . São três selos que apresentam modelos antigos de locomotivas que muito contribuiram para o desenvolvimento de Luxemburgo e que atualmente são peças raras de museu.

Nenhum comentário: