quinta-feira, 21 de maio de 2009

75 ANOS DO 5º BATALHÃO DE SUPRIMENTO


Nesta sexta-feira, dia 22 de maio, os Correios lançam em Curitiba, Carimbo Comemorativo e Selo Personalizado em homenagem aos 75 Anos do 5º Batalhão de Suprimento que foi criado em 24 de maio de 1934, com a denominação de Serviço de Subsistência da 5ª Região Militar. Esta organização militar é a responsável pelo suprimento de todas as Unidades Militares da área do Comando da 5ª RM distribuídas nos Estados do Paraná e Santa Catarina.
Sua história remonta aos tempos em que o transporte do suprimento era realizado por animais tracionando carroças carregadas de víveres, passando pelo transporte ferroviário e atualmente, pelo transporte rodoviário. Em décadas passadas, os muros desse aquartelamento resguardavam uma verdadeira indústria, onde funcionava a padaria militar, o serviço de torrefação e moagem de café, a usina de beneficiamento de cereais, a fábrica de massas alimentícias – tudo funcionando a base de fornos, cuja lenha era cortada em serraria própria -, além do açougue e do armazém reembolsável, que vendia gêneros de primeira necessidade a consumidores cadastrados, Militares e Civis.
Ao longo de seu “Jubileu de Brilhante”, o 5º Batalhão de Suprimento foi conhecido por diferentes denominações – Serviço de Subsistência, Estabelecimento de Subsistência e Estabelecimento Regional de Subsistência -, mas sempre manteve viva a chama de sua nobre missão: Suprir com precisão e oportunidade.

SERVIÇO
Sexta-feira – 22 de Maio-2009 – 10h30min
Local: Sede do Quartel – Avenida Silva Jardim, 110 – esquina com a Rua João Negrão, no bairro Rebouças, em Curitiba.
Estarão presentes à solenidade, o Diretor Regional dos Correios no Paraná, Itamar Ribeiro e Excelentíssimo Sr. General de Brigada, Marcio Tadeu Bettega Bergo, além de outras autoridades.
Informações adicionais:
Terezinha F. Sobieray –
Filatelia/DR/PR (041)3310-2559 – 99181990
terezinha.sobieray@correios.com.br
Natali C. T. Kopeski –
Gerente da Agência Filatélica/DR/PR (041)3310-2175 – 91960886

2 comentários:

joesio disse...

Belíssimo blog. Um prato cheio aos amantes da Filatelia. Parabéns pela iniciativa.

Anônimo disse...

Curitiba, 27 de maio de 2009.

“75 ANOS DO 5º BATALHÃO DE SUPRIMENTO”

Em meio à celebração dos 75 anos do 5º Batalhão de Suprimento, criado em 24 de maio de 1934, tendo recebido a denominação de “Serviço de Subsistência da 5ª Região Militar”, cujo lema é “suprir com precisão e oportunidade”.
O Excelentíssimo Senhor General de Brigada presidiu a brilhante solenidade militar, acompanhado do Senhor Comandante do 5º Batalhão de Suprimento, em seguida inicia-se o descerramento da placa alusiva à data, lançamento do selo e carimbo comemorativos, a entrega de diplomas às autoridades militares e ilustres personalidades da sociedade civil, bem como aos participantes da JORNADA ARTISTICA DOS “75 ANOS DO 5º BATALHÃO DE SUPRIMENTO”. Esta jornada artística promovida pelo 5º Batalhão de Suprimento reuniu cerca de 36 pinturas e desenhos que demonstram a vivência regional desde sua criação e a influência das viagens de suprimento às Organizações Militares que realizou na constituição de seu legado histórico.
Observa-se que um artista teve a presença marcante entre outros – grifo nosso, inspirado no lema “suprir com precisão e oportunidade”, retratou na pintura em tela “Os Passarinhos” reflexões a cerca de um momento importante na compreensão do legado histórico do 5º Batalhão de Suprimento. O passarinho ao escolher o emaranhado de bambus como local ideal para fazer seu ninho, sinaliza um dos pilares básicos do Exército Brasileiro, a camuflagem militar, protegendo a si e sua prole contra a ação dos predadores naturais, na ânsia de alimenta-los, criá-los e prepará-los para alçar vôos maiores.
Destarte, desejo ao 5º Batalhão de Suprimento e a seus integrantes toda boa sorte e sucesso.
Parabéns!
por

Ronald Nunes Machado