terça-feira, 12 de maio de 2009

NOVOS SELOS EM DESTAQUE

Apesar da falta de tempo em função das minhas atividades profissionais, sempre que posso dou uma espiada neste mundo afora para ver o que acontece no mundo dos selos. Nestes últimos dias, pude verificar que em alguns eventos relacionados à filatelia e a numismática, só para citar exemplos, o número de pessoas presentes tem sido considerável, o que denota um lado muito positivo. O que me preocupa muito é o número pequeno de jovens nestes eventos e que me leva, mais uma vez, a fazer apelos aos clubes, sociedades e demais entidades voltadas à arte do colecionismo, para que estimulem as crianças e os adolescentes a adentrarem neste magnífico universo. Nós, que já passamos dos 40 anos sabemos o quanto isto tudo e salutar, mas precisamos, mais uma vez conclamar as escolas, através de seus diretores e professores a levarem o selo postal para a sala de aula como instrumento de apoio pedagógico. Aos Correios, mais uma vez o meu apelo para que insistam nesta atividade em todas as partes, porque a filatelia como um todo necessita urgente de renovação.
A seguir, nossa tradicional espiada pelo mundo dos selos.

CAMPEÃO DE TUDO

O Campeonato Brasileiro começou a todo vapor e promete ser disputadíssimo. Dentre os tantos favoritos, sem puxar muito a sardinha para a brasa dos colorados, destaca-se o Sport Clube Internacional, que recentemente celebrou os 100 anos de sua fundação. Por falar nisto, os Correios emitiram um bonito selo para registrar o evento e brindar os torcedores apaixonados e todos os filatelistas que de alguma maneira estão interagindo com o tema esportes. Dentro em breve, o Coritiba Football Club, do Paraná, também estará comemorando seu centenário e teremos mais um selo para compor esta fantástica galeria. O selo do Internacional apresenta a imagem do escudo com as taças que registram as diversas conquistas do clube gaúcho, com direito à legenda “Campeão de Tudo”.

RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS

Mais uma importante emissão foi feita pelos Correios para exaltar as Relações Diplomáticas entre Brasil e a Tailândia. Nas peças, os Correios focalizam a arquitetura e o meio ambiente, apresentando a orquídea tailandesa e bromélias da Mata Atlântica brasileira bem como edificações singulares desses países. Os selos apresentam a Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis/RJ e o Salão do Trono Dusit Maha Prasat, situado em Bangcoc, capital da Tailândia.

CORREIOS NO CARTÃO-POSTAL

A Diretoria Regional dos Correios no Rio Grande do Sul foi homenageada pelo Clube Filatélico e Numismático de Taquara com o lançamento de um cartão-postal com a imagem do novo prédio da Agência dos Correios de Taquara. A cerimônia aconteceu durante a inauguração oficial daquela agência, no dia 16 de abril passado, ocasião em que a presidente do CFNT, Ana Lúcia Schweitzer fez a entrega do cartão ao Diretor Regional dos Correios, Larry Manoel Medeiros de Almeida. Ao mesmo tempo, todos os convidados presentes receberam um exemplar da peça que foi confeccionada pela Invento Propaganda com fotografia da Foto de Fato.
Vale assinalar que o Clube Filatélico e Numismático de Taquara é atualmente uma das entidades que mais se destaca na divulgação, na prática e na batalha por melhorias em nossa filatelia. Diga-se de passagem, que ao mesmo tempo, exalta-se a força da mulher atuante, neste caso; na figura batalhadora e incansável da Ana Lúcia, sempre promovendo novidades e a todos surpreendendo.

BEIRUTE-CAPITAL MUNDIAL DO LIVRO

Os Correios lançaram no último dia 5 um selo para destacar as Relações Diplomáticas Brasil/Líbano, enfatizando também Beirute, que passa a ser agora a Capital Mundial do Livro 2009. O selo nos mostra no canto inferior direito, a imagem de Gibran Khalin Gibran e, ao lado, em destaque, uma frase desse renomado escritor libanês, cuja obra tornou-se universal. No canto esquerdo, os livros e uma vista parcial da capital libanesa, tendo ao fundo, a indicação de Beirute, pela UNESCO, como Capital Mundial do Livro 2009. É interessante lembrar os filatelistas que gostem de literatura, que já foram emitidos vários selos destacando a figura desse escritor, o que pode vir a ser um bom desafio para quem desejar reunir estas peças e fazer um bom roteiro sobre a vida desse personagem célebre.

CASAMENTO

Dois novos selos acabam de entrar em circulação nos Estados Unidos. As peças exaltam o casamento, como maneira de conscientizar as pessoas da importância da união estável e de reforçar os alicerces da família. O primeiro selo, de 44 cents mostra uma fotografia cuja composição são duas alianças que repousam sobre um pequeno travesseiro e uma fita de seda branca enlaça as peças. O outro selo, de 61 cents, mostra um bolo de três camadas cobertas com flores brancas. Tudo no melhor estilo dessa festa que se traduz em felicidade em todas as partes do mundo.

DIA DAS MÃES NA TURQUIA

Os selos entraram em circulação alguns dias antes das celebrações do Dia das Mães, como forma de incentivar as pessoas a mandarem cartas postadas com estas peças de pura felicitação. Os correios da Turquia se esmeraram em produzir estes 4 selos multicoloridos que exaltam toda a beleza das relações entre mães e filhos. Quem lida com o tema tem que buscar estas peças!


INSETOS

Volta e meia aparecem selos belíssimos apresentando insetos. Recordo de uma linda série emitida há alguns anos pelos Estados Unidos e que fez um grande sucesso. Agora será a vez do Canadá brindar os colecionadores com uma bela série. Para dar um gostinho, acabam de lançar um dos selos dessa série que mostra uma lagarta monarca. A peça é muito bonita e dentro em breve teremos a seqüência dessas emissões que prometem apresentar um selo mais bonito do que o outro.
Aproveitando o embalo, vamos exaltar a beleza dos selos canadenses, sempre criados com muito estilo e que se espalham mundo afora integrando magníficas coleções. Além disso, a maioria das emissões feitas pelo Canadá são bem planejadas, de modo que se encaixam facilmente em diferentes temáticas, permitindo a filatelistas de todo o mundo, a formar coleções vistosas e competitivas.

Aproveitamos para inserir algumas emissões recentes feitas por lá!

Um comentário:

manupink disse...

oi gostei do seu blog parabbens!!