quarta-feira, 28 de março de 2012

1º ENCONTRO DE COLECIONADORES DE OBJETOS DE FUTEBOL

Acontece neste sábado, 31/03 nas dependências do Museu do Futebol no Estádio do Pacaembu, o 1º Encontro de Colecionadores de Objetos de Futebol, oportunidade que promete reunir apaixonados pelo futebol que poderão relembrar grandes momentos do esporte rei e, ao mesmo tempo, trocar uma série de itens ligados a este esporte. A entrada é gratuita e o evento começa às 10 horas da manhã. Nosso amigo Leonardo Romano, da Socope Postais conclama os copeistas para que visitem o evento e levem postais apenas para trocas.
Demais informações:
Museu do Futebol - comunicacao@museudofutebol.org.br
Socope Postais     - socope@bol.com.br

terça-feira, 27 de março de 2012

FLORES DA POLINÉSIA FRANCESA

Os anos passam e os jardins se renovam a cada estação. Evidentemente que em cada região distinta do planeta, a chegada das flores incita alguém a criar um belo e vistoso selo postal para dar boas vindas à primavera.
Outrora bem me lembro, havia um interessante catálogo especializado em todas as emissões filatélicas da temática flores. Era o Catálogo A/V Flores então editado pelo afamado Grupo Afinsa. Pelo que pude pesquisar, a última edição ficou lá em 2003. Mas me corrijam, por favor, se eu estiver enganado, afinal de contas, toda informação atual é primordial para quem coleciona um tema.
Como a cada ano entram na lista de emissões diversos selos da temática flores, neste 2012 a Polinésia Francesa já mostrou do que é capaz, colocando em circulação uma bonita série multicolorida que certamente vai deixar ainda mais vistosa qualquer coleção do tema.
Mas se você se dedica a outras temáticas, não custa nada dar uma olhada também no portal do Stanley Gibbons onde, com certeza, você irá deparar com uma grande variedade de catálogos entre outros artigos relacionados à filatelia. O endereço é: http://www.stanleygibbons.com/

CENTENÁRIO DO SANTOS FUTEBOL CLUBE

Mais um grande clube do futebol brasileiro entra na galeria das equipes centenárias. Agora é a vez do Santos F.C, Bicampeão Mundial de Clubes, tricampeão da Copa Libertadores da América e com a honra de ter revelado ao mundo o melhor jogador de futebol de todos os tempos - o Rei Pelé. O Santos F.C. é a agremiação com mais gols marcados na história do futebol mundial com mais de 11.700 em 100 anos de vida. Para celebrar o centenário do Santos, os Correios lançam um selo postal comemorativo com lançamento no próximo dia 14 de abril. Sobre o fundo branco, ao centro, o selo apresenta a logomarca do centenário do Clube nas cores branco e preto, tendo na parte superior, a coroa e,na inferior, a faixa com as inscrição: 100 ANOS - MENINOS PARA SEMPRE.
Como destaque, na moldura da logomarca, na coroa e na legenda da emissão foi aplicada cor em tons de dourado.A emissão é alusiva a Série Clubes de Futebol - Rumo à Copa 2014 e os trabalhos de arte foram realizados pelo artista Fabio Lody que usou a técnica de computação gráfica.

ENCONTRO PAULISTANO DE FILATELIA

ENCONTRO NACIONAL DE COLECIONADORES EM CURITIBA

Curitiba sediará nos dias 13 e 14 de abril de 2012 o 46º Encontro Nacional de Colecionadores. Grande oportunidade para reencontro com velhos amigos e também para ampliação de acervos. A programação do evento prevê jantar de confraternização, coffe-break,mesas para negociação e a tradicional venda sob ofertas entre os associados. Como ocorre a cada edição, o Encontro objetiva valorizar o colecionismo promovendo o intercâmbio entre os colecionadores além de estreitar os laços de amizades. A venda sob ofertas desta edição terá 870 lotes com uma grande diversividade de ítens com preços atrativos e com lances iniciais bem abaixo do valor de mercado.
Aos colecionadores de cobre estarão disponíveis 314 peças em excelente estado de conservação lembrando a todos que as peças alusivas à venda sob ofertas estão todas com fotos disponíveis para consulta no portal da Sociedade Numismática Paranaense no link a seguir: http://www.snp.org.br/

segunda-feira, 26 de março de 2012

OLIMPIADAS 2012 - CHIPRE

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos de Londres muitas administrações postais já começam a preparar emissões neste sentido. Os correios do Chipre lançaram no último dia 21 de março quatro selos enfatizando os Jogos e da mesma maneira dando aquela força especial aos atletas que estarão representando o país em Londres. Com muito trabalho e dedicação, os atletas do Chipre sabem que terão pela frente um grande desafio e cada um, dentro de sua modalidade, já se prepara para o grande momento dos jogos que é a conquista de uma medalha.
Londres 2012 promete muitas surpresas!

terça-feira, 13 de março de 2012

AVES DA AUSTRÁLIA

O tema é vasto e complexo e cada vez mais proporciona belas coleções. São as aves e seu colorido que dão um toque todo especial à filatelia. A Austrália tem brindado filatelistas de todas as partes com belos selos mostrando a vida selvagem do país e muitos deles trazendo diferentes espécies de aves que batem suas asas nos céus australianos.
Agora, os correios da Austrália acabam de lançar esta bonita série retratando algumas interessantes espécies como o pato-cor-de-rosa entre outros. As peças foram criadas pelo artista Christopher Papa, que ao longo de vários anos adquiriu uma verdadeira paixão pela vida selvagem australiana e por diversas ocasiões já teve significativa participação em outros selos postais emitidos pelo país. Os selos em questão apresentam diferentes valores, sendo duas das peças destinadas à correspondência internacional.

ALEMANHA FAZ CIRCULAR “SELO FUNERAL”

Quando a gente olha este novo selo alemão, nossa visão nos transporta aos mais belos entardeceres, que geralmente são presenciados quando estamos distantes de nossas atividades profissionais.
Só que a peça em questão foi criada com o objetivo de permitir que as pessoas possam, de uma maneira sutil, expressar seus sentimentos perante os outros e suas perdas.
Diz-se tratar-se de um "selo funeral", já que o pôr do sol é um sinal de mortalidade e um símbolo de luto e solidariedade com as pessoas afetadas.
Evidente que a idéia inicial tenha lá o seu sentido, considerando também as palavras que as pessoas expressam em suas cartas. Mas para os filatelistas, a peça demonstra uma riqueza em seus detalhes e de modo algum poderá ser vista como um símbolo da mortalidade, até porque, um entardecer pode ter muitos significados, dependendo da cultura de um povo ou até mesmo do momento em que determinados indivíduos atravessam em suas existências.