quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O VIOLINO EM NOVO SELO DA ÁUSTRIA

Os correios da Áustria deram início a uma nova e interessante série de selos postais intitulada “Instrumentos Musicais”. A primeira peça destaca um dos instrumentos mais famosos nas grandes orquestras: o violino!
Na tradição da música clássica européia, o violino sempre teve um papel de extrema importância e muitas vezes foi o personagem central nas composições de autores famosos que legaram ao mundo canções que se eternizaram.
O violino ganhou, ao longo do tempo, uma versatilidade incrível, deixando de ser o instrumento central das orquestras de câmara para se incorporar às canções populares tradicionais, ao ritmo do dance, à magia do jazz e do pop rock.
Nos anais da história do violino, a primeira referência documentada do instrumento remonta ao século 16 – em 1523, de acordo com a fonte “Os trompetes e violinos de Vercelli” que registra o pagamento de uma taxa na corte do Duque de Sabóia, em Turim. A mais antiga ilustração de um violino é um anjinho tocando o instrumento na pintura do altar da igreja de São Cristóforo, em Vercelli. A forma inalterada do violino vem sendo usada desde 1540 e é originária do norte da Itália. Entre os mais afamados fabricantes encontram-se Andréa e Nicola Amato, Gasparo da Salo e o mundialmente famoso, Antonio Stradivari. Ainda existem menções a Jakobus Stainer de Absam, cujos instrumentos foram considerados os melhores até o final do século 18, e a família Klotz da cidade bávara superior de Mittenwald. Os violinos feitos durante este período são hoje referidos como violinos barrocos e, desde 1950 são utilizados principalmente na execução de música antiga.

Nenhum comentário: