quinta-feira, 29 de abril de 2010

ENCONTRO DE COLECIONADORES PROMETE UMA VIAGEM NO TEMPO

De repente vários objetos que dizem respeito à vida dos colecionadores afluem para um mesmo local. Uma rara oportunidade para se adquirir cédulas, moedas, selos postais, antiguidades, cartões postais entre outros artigos. Isso acontece agora em João Pessoa/PB, ocasião em que uma verdadeira feira e exposição se unem para proporcionar plena satisfação aos visitantes. É o XVIII Encontro Nacional de Numismática, Filataleia, Antiguidade, Cartofilia e Afins, que segue até o próximo domingo, dia 02 de maio nas dependências do Hotel Ouro Branco e que promete levar você através de uma viagem pelo tempo. Sempre das 08 as 18 horas. A realização do vento é da Sociedade Filatélica e Numismática de João Pessoa com apoio da prefeitura local. A entrada é franca! Participe e prestigie!

CURITIBA SEDIA O 2º ENCONTRO DE FERROMODELISMO SERRA VERDE EXPRESS

Quem nunca teve a chance de “brincar” com os trenzinhos em miniatura logicamente que passou boa parte da vida sonhando com a possibilidade de momentos tão mágicos diante daquelas aventuras que exigem paciência e muita paixão. Quem teve a chance jamais deixou de praticar o chamado Ferromodelismo, que movimenta no mundo grandes investimentos e faz crescer, a cada ano, o numero de apaixonados pela arte. Neste sábado, dia 1º de Maio acontece em Curitiba-PR o 2º Encontro de Ferromodelismo Serra Verde Express, oportunidade em que estarão reunidos praticantes e admiradores de estruturas ferroviárias. Lá estarão Trens, vagões, cabines, casas, trilhos e todo o cenário que possa compor uma grande via ferroviária, só que em escalas bem reduzidas. O evento será realizado na Estação Rodoferroviária, no saguão de embarque Serra Verde Express. Das 8h30 às 11h, a área ficará reservada para a montagem das réplicas. A partir das 11h30, o evento será aberto à visitação. Às 19h será a premiação. Para aproveitar a oportunidade, a BWT Operadora, empresa responsável pela comercialização dos bilhetes de acessos ao evento, preparou pacotes especiais que incluem hotel, almoço e passeio, claro, de trem. Vale a pena conferir! O evento é realizado em conjunto com a Passatempo Hobbies e Modelismo e com a Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memoria Ferroviária. Apoio da Ferroeste e Bristol Hotéis & Resorts. Saiba mais: www.amantesdaferrovia.com.br

SERVIÇO


2º Encontro de
Ferromodelismo Serra Verde Express Dia: 1º de maio Horário: Das 8h30 às 19h Local: Estação Rodoferroviária, no saguão de embarque Serra Verde Express, em Curitiba (PR)

quarta-feira, 21 de abril de 2010

LENDAS DO FAROESTE NOS SELOS AMERICANOS

Quando temos a oportunidade de assistir na televisão algum filme do gênero western geralmente os personagens centrais são vividos por nomes que marcaram época no cinema, tais como John Wayne,Jack Palance, Kirk Douglas, James Drury,Elli Wallach,Steve MacQueen, Charles Bronson,James Coburn,Robert Vaughn entre outros. Mas o gênero teve início muito antes daquelas produções que nós já tivemos a oportunidade de assistir. Ainda nos tempos do cinema mudo tiveram início as primeiras aventuras de faroeste e de lá em diante, grandes astros de então conquistaram definitivamente o público e entre eles, destacam-se quatro artistas extraordinários que ajudaram os filmes de western a ganhar o mundo. São eles, William S. Hart, que dirigiu a maioria dos filmes que produziu; Tom Mix, Gene Autry e Roy Rogers, que foi talvez o mais popular entre os quatro. Os tempos mudam e os filmes de faroeste já são escassos no cinema e na televisão. Graças as remasterizações, muito material pode ser salvo e hoje você vai a uma locadora de DVDs e encontra muitos filmes interessantes. Mas a história já foi escrita e esses astros que agitaram toda uma época acabam de ganhar ainda mais reconhecimento através de uma série de 4 selos lançados agora nos Estados Unidos. As peças foram desenhadas pelo talentoso Robert Rodriguez que procurou fidelizar as figuras desses cowboys que um dia divertiram grandes massas com suas atuações.

VIDA MARINHA GARANTE A SOLIDEZ ECONOMICA NA SUÉCIA

Sol, mar e pescado abundante. Esta é a receita ideal para quem vive da pesca na costa da Suécia. Ali já foram providenciadas muitas ações visando a pesca sustentável de maneira que não se agrida o meio ambiente e , ao mesmo tempo, que os pescadores possam usufruir, ano após anos, de tudo o que o mar oferece em se tratando de vida marinha. Para enfatizar esse trabalho todo, a Suécia emitiu uma folha filatélica onde destaque a criação de mexilhões, que atualmente são cultivados em fazendas onde se utilizam plásticos especiais de modo que os mexilhões ali se reproduzem em grande escala e suprem o mercado ao redor. Da mesma maneira, a pesca do lagostim avança com grande produtividade e cuidados especiais. Para exaltar essa pesca, foi escolhido o pescador Alf Gustafsson, que é retratado num dos selos no convés do seu barco puxando peixes e lagostim. Ele trabalhou muitos anos na insdústria pesqueira e decidiu em 1984 tornar-se pescador em tempo integral, seguindo as novas regras implantadas e em função disso, se diz feliz por ter um trabalho digno onde a produtividade aumenta a cada ano e lhe permite uma vida confortável. Nos períodos em que a pesca do lagostim é suspensa, ele pesca caranguejos e outros peixes e como sobra mais tempo, pode se dedicar aos reparos no seu barco afinal, tão logo se libere a pesca do lagostim, ele e sua equipe sabem que terão muito trabalho pela frente, já que anualmente, através de um processo especial, retiram do mar entre quatro e seis toneladas da espécie. Esse produto é levado para leilões e dali comercializado em diversos pontos do país e exportado para outras partes, o que permite a solidez da economia.

PEDRAS PRECIOSAS NA ARTE SACRA EM PORTUGAL

A igreja deteve, no passado, o maior acervo de ourivesaria e joalheria de Portugal, quer entre peças de função litúrgica e jóias civis. Uma relevante amostra do que foi o seu patrimônio neste particular ainda pode ser vista nos museus nacionais e no selo da própria igreja. Graças ao conservadorismo da instituição, muitas dessas valiosas peças nas suas composições originais foram preservadas de maneira a permitir subsídios para o estudo da utilização das pedras preciosas ao longo do tempo. Portugal teve dois períodos distintos no tocante à joalheria, decorrentes das novas e abundantes gemas que chegavam ao país após os descobrimentos, no século XVI, e com a descoberta de ouro e pedrarias no Brasil do século XVII. Agora, a administração postal portuguesa exalta algumas dessas peças raras numa série postal onde a grande preocupação foi mostrar os detalhes dessas pedras preciosas devidamente acopladas naquelas peças que guardam em si muita da história de Portugal, principalmente no período em que o país teve muitas conquistas através dos seus descobrimentos e incursões nas regiões mais ricas do extrativismo de gemas aqui no Brasil colonial. Os selos são novas e interessantes peças principalmente àqueles que se dedicam ao tema.

FORD T GANHA SÉRIE DE SELOS NA ILHA DE MAN

A história do automóvel é muita rica em seus detalhes e curiosidades. Muito mais rica ainda no que diz respeito à evolução dos veículos e grande prova dessa evolução podemos comprovar observando as super máquinas que trafegam pelas ruas das maiores cidades do mundo. Mas nem sempre foi assim, é claro; e a partir de 1903 o conhecido Ford de Bigode nascia para revolucionar a indústria automobilística e ao mesmo tempo, popularizar o automóvel. O Ford Modelo T foi produzido até 1927 e era um carro confiável, robusto, seguro, simples de dirigir e principalmente, barato. Qualquer pessoa podia dirigir o modelo ou conserta-lo sem precisar de motorista ou mecânico. A partir de 1913, Henry Ford, inspirado nos processos produtivos dos revólveres Colt e das máquinas de costura Singer, implantou a linha de montagem e a produção em série, revolucionando o mundo do automóvel. O modelo T era o primeiro carro projetado para a manufatura e aos poucos, chegaria em outros países onde da mesma maneira, ficaria famoso. Os correios da Ilha de Man emitiram recentemente uma série de selos que enfatizam algumas fases do Ford T e, ao mesmo tempo, servem para divulgar uma filial do Clube do Ford T lá existente e que preserva vários modelos e também conserva páginas importantes sobre esse veiculo que é um marco na história do automóvel.

CARANGUEJOS DÃO TOQUE ESPECIAL AOS SELOS DE TAIWAN

Sem exagero algum!
Os caranguejos volta e meia
aparecem em muitos selos pelo
mundo e sempre que essas criaturas surgem, conseguem dar um toque especial aos selos. Tão especial quando o alerta em relação à preservação dessas espécies que contribuem muito para o equilíbrio
do meio ambiente e do ecossistema
que integram.
Os correios de Taiwan decidiram colocar mais uma bonita
série estampando algumas espécies com o intuito de aumentar a compreensão sobre a vida selvagem no litoral do país e ao mesmo tempo, chamar a atenção do público para a importância da preservação de todas as formas vivas que habitam aqueles locais.
Desta feita foram escolhidas para a série as espécies Cardisoma carniflex, também conhecido como caranguejo-uçá; scandarma lintou, conhecido também por parafuso e que tem muita habilidade para subir em árvores; Intermedius Sesarmops, que é chamada de caranguejo do Natal por sem bem vermelho e finalmente, Gecarcoida lalandii,também um uçá, só que arroxeado e que habita tocas, fendas rochosas e recifes de coral. Como se observa esta série de Taiwan é mais uma emitida pelo país e que se volta à vida animal, brindando assim colecionadores de todas as partes.