PRIMEIRO CINEMA EM ALAND
O Centenário do Cinema foi celebrado em 1995 e agora, Aland comemora os cem anos da inauguração do seu primeiro cinema, que aconteceu em janeiro de 1909 quando a eletricidade foi introduzida no país. Inicialmente, este primeiro cinema funcionou nas dependências do restaurante Carl Pórttico da Badhotellet, em Mariehamn e pouco tempo depois ganhou instalações próprias mas teve que ficar desativado em função da Primeira Guerra Mundial. Sua reinauguração aconteceu em 1920 e prosseguiu com exibições até 1940 quando o prédio incendiou e assim, os proprietários decidiram reconstruir com a maior brevidade possível, já que o local era tradicionalmente um grande ponto de encontro das pessoas apaixonadas por uma boa produção cinematográfica. Para celebrar este feito, os correios locais emitiram um selo que apresenta um filme exibido na tela do Badhotellet naquele distante 1909 e intitulado “O Beijo”, que teve sua filmagem feita em 1896.
FAVORITOS DA AUSTRÁLIA
O Serviço de Correios da Austrália convidou o público para fazer a escolha dos selos favoritos do país. Para tanto, foram selecionados 150 selos emitidos desde 1913 através dos quais, a população fez suas escolhas e , ao final do evento, cinco peças ganharam o destaque e logicamente vieram a incorporar esta nova série de selos que brinda a filatelia australiana e muitos colecionadores mundo afora. Pela ordem de popularidades, os selos escolhidos como os favoritos foram: 01) Canguru e Mapa (1913); 02) Abertura da Ponte do Porto de Sydney (1932); 03) Paz e Vitória (1946); Gwoya Jungarai ( 1950) e Kookaburra(1914).GIBRALTAR E O ANO DA ASTRONOMIA
O tema da Comunidade Européia para 2009 é dedicado ao Ano da Astronomia e já tivemos até aqui dezenas de emissões significativas neste contexto. Uma das mais recentes foi feita pelos correios de Gibraltar, que aproveitaram para celebrar também os 400 anos do primeiro uso de um telescópio feito por Galileo Galilei e além disso, as peças prestam homenagens a Aristóteles, Copérnico e Newton, que muito contribuiram para os avanços da astronomia ao longo da nossa história. As peças merecem atenção especial tanto pelo tema em questão quanto a outros que estejam estritamente ligados aos personagens destacados nas peças.
LENDAS DA ISLÂNDIA
Segundo o livro “Landnámabók”, a Islândia foi descoberta pelo marinheiro escandinavo Naddoddr, que se perdeu numa viagem entre a Noruega e as Ilhas Foroé e acabou chegando à costa leste da Islândia, batizando o local como Terra da Neve. Também conta o livro, que o sueco Garöar Svavarsson chegou acidentalmente a Islândia e a chamou de Ilha de Garöar e ainda, o escandinavo Flóki Vilgeröarson se estabeleceu durante um inverno na ilha e deu a ela o seu nome atual, Islândia. Apesar desses três personagens importantes para a história da Islândia, diz a obra que o titulo de primeiro habitante permanente da ilha foi dado a um chefe tribal norueguês, Ingólfur Arnarson, que ao aproximar-se da terra, segundo diz a história, teria atirado duas varas na água e mais tarde as encontrou na penísula sudoeste, onde fixou-se com sua família por volta de 874 e lá ficou, dando ao local o nome de Reykjavik, que viria a ser a capital do país. Como se observa, a Islândia tem uma história bem controvertida e muitos até contestam o famoso livro- mas discussões à parte, o interessante são as infindáveis lendas que surgiram ao longo do tempo na ilha e muitas delas seguem mexendo com o imaginário das pessoas, em geral, envoltas com monstros de todos os tipos, que são criaturas que habitam a terra e o mar e muitas delas são curiosas misturas como por exemplo, gato e raposa, cavalo e baleia, rato e baleia além de outras que misturam peixes e outros animais. Um livro lançado recentemente e intitulado “Encontro com Monstros” acabou levando os correios da Islândia e emitir uma série com dez selos para mostrar essas criaturas temerosas e claro; preservar para sempre essas lendas que fazem da Islândia um pais envolto em muitos mistérios.
REINO DA SICÍLIA
Os correios da Itália emitiram um selo postal para assinalar as comemorações dos 150 anos do primeiro selo postal do Reino da Sicília. A peça apresenta o retrato do Rei Ferdinand II impresso sob o carimbo em formato de ferradura que era usado para a obliteração das peças de então. Emissão muito importante principalmente para os filatelistas que dedicam-se ao tema “filatelia” em todas as suas nuanças, já que o mesmo engloba uma primeira emissão e seu respectivo carimbo.
MANDE NOTICIAS
Sua participação no Blog é muito importante. Mande sugestões, faça comentários, envie noticias sobre eventos ligados à filatelia, numismática, cartofilia, telecartofilia e outros.
Agradeço desde já a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário