Os poloneses ganharam o mundo através de sua arte, sua cultura e também de seus inventos singulares. É complexo abordar em poucas linhas a respeito de poloneses famosos em sua terra natal e de outros que bem longe dali colocaram seus nomes na história. Dentre tantos, não podemos esquecer de Karol Josef Wojtyla, o inesquecível Papa João Paulo II.
No Brasil, por exemplo, muitos poloneses chegaram para escrever uma nova história e até hoje conseguem manter suas tradições na terra que os acolheu.
Os correios da Polônia decidiram prestar homenagem a quatro grandes poloneses que ao longo de suas existências muito contribuíram no que diz respeito à ciência e, se poucos conhecidos em outras partes, na Polônia sempre foram e continuarão a ser reverenciados. Temos assim na série de 4 selos, Jan Josef Baranowski (1805-1888);Jan Szczepanik (1872-1926);Michal Sedziwój (1566-1636) e Rodoff Stefan Weigl (1882-1957). São inventores, professores, alquimistas e biólogos que contribuíram muito para com o desenvolvimento do seu país e também para muitas partes do planeta. A série é perfeita para se encaixar em alguns temas filatélicos que abrangem as ciências e a medicina de modo geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário