segunda-feira, 22 de agosto de 2011

UM CERTO NICOLAU COPÉRNICO

Na medida em que o tempo avança e nossas emissões filatélicas vão assinalando importantes fatos, muitas delas se incorporam as mais variadas coleções enquanto que um elevado número das mesmas são cuidadosamente preservadas nos álbuns das casas filatélicas à espera que um dia, filatelistas descuidados ou iniciantes as busquem para integrá-las em seus acervos.
Em outras palavras, a maioria dos selos postais viaja através das cartas e outro tanto cai no esquecimento causado pela chegada do novo. É um processo normal e que nos leva, às vezes, a redescobrir emissões que marcaram o seu tempo.
Entre tantas que poderia destacar, abro o espaço de hoje para assinalar o bloco alusivo aos 500 anos de Nicolau Copérnico, emitido no distante 1973.
Na época, evidentemente que muitas administrações postais também fizeram sua homenagem e são tantos selos que a gente poderia formar uma interessante coleção sobre este homem que através de suas teorias revolucionou o seu tempo e os conceitos de então.
Nicolau Copérnico nasceu em Torun em 19 de fevereiro de 1473 e faleceu em Frauenburgo, em 24 de maio de 1543. Astrônomo e matemático desenvolveu a teoria heliocêntrica do sistema Solar. Foi também cônego da igreja católica, governador, administrador, jurista e médico.
Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica, que considerava a Terra como o centro, é tida como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna. Assim, selos com Nicolau Copérnico encaixam-se perfeitamente na temática Astronáutica.

O LIVRO QUE NINGUÉM LEU
Em 2008 o renomado historiador Owen Gingerich finalmente publica sua obra “O Livro que Ninguém Leu” após sua aventura de 30 anos para ver pessoalmente todas as 600 cópias sobreviventes da primeira e segunda edições da obra “De revolutionibus?”, na qual Copérnico sugere pela primeira vez que o Sol, e não a Terra, é o centro do Sistema Solar. O livro é de suma importância para quem aprecia este tipo de estudo e também para filatelistas arrojados no tema.
REENCONTRANDO GIAN CALVI
O selo brasileiro em questão foi criado pelo artista Gian Calvi, cujos traços marcantes contribuíram para um grande período da filatelia brasileira. Como consultor artístico e designer, atuando junto à Assessoria Filatélica dos Correios nos anos 70, Calvi colaborou na revitalização da produção de selos e fascículos temáticos, não apenas do ponto de vista estético, mas também tecnológico junto à Casa da Moeda, fortalecendo uma identidade filatélica brasileira reconhecida internacionalmente.
GIAN CALVI – 50 ANOS
A relevância da obra de Gian Calvi para as artes gráficas brasileiras se apresenta através dos seus trabalhos ao longo de cinqüenta anos de atividade. Para registrar essa sua longa jornada de talento, acontecerá no período de 10 de setembro a 13 de novembro a mostra “Gian Calvi 50 anos – Vendo as coisas de outro jeito” – onde ele traça um panorama de sua produção ao longo de cinco décadas.
No evento estarão expostos materiais filatélicos em seus vários estágios, publicações especializadas nacionais e estrangeiras e reportagens internacionais sobre a qualidade da produção filatélica brasileira do período. Também estarão expostos selos raros, em Braille, folhas de selos, blocos postais, carimbos comemorativos, envelopes, máximos postais e editais criados por Gian, que mostrarão ao visitante as mudanças significativas no desenho e na qualidade gráfica que a filatelia brasileira sofreu no período.
Atualmente Gian é consultor dos programas para o desenvolvimento socioambiental na Replan/Petrobras e ao longo de sua caminhada já foi agraciado com diversos prêmios no Brasil e exterior.
GIAN CALVI – 50 ANOS
De 10 de setembro a 13 de novembro – 2011
Caixa Cultural –Praça das Sé –São Paulo-SP
De terça a domingo, das 09 às 21 horas.
Visitação com monitoria e atividades de arte-educação gratuitas.

Nenhum comentário: