quarta-feira, 22 de junho de 2011

NOTICIAS DO MUNDO FILATÉLICO

FAUNA MARINHA

Emitido no dia 06 de junho o Bloco Fauna Marinha: Lulas, Polvo, Estrelas-do-Mar, Águas-Vivas chega para mais uma vez exaltar a criatividade artística dos nossos selos postais.
A peça é composta de quatro selos que destacam quatro espécies da fauna marinha bem conhecidas por todos nós,
Para proporcionar uma composição mais abrangente, o habita dessas espécies nos apresenta algas, corais e fundo de areia além é claro, de outros habitantes naturais como os peixes. No canto inferior direito, a logomarca da Exposição Internacional-Philanippon 2001 que acontecerá entre os dias 28 de julho e 02 de agosto próximos na cidade de Yokohama no Japão.

FILHOS DO PRÍNCIPE DE LIECHTENSTEIN

A honra é para poucos – ter a imagem estampada num selo postal. Mas na maioria das monarquias existentes no mundo a prática é muito comum e não seria diferente no Principado de Liechtenstein. Da união entre o Príncipe herdeiro Alois de Liechtenstein e a Duquesa Sophie da Baviera, em 1993, nasceram quatro crianças que agora ganham todas as atenções com a emissão de selos postais. Nas peças, vemos as figuras do sucessor para o trono, Príncipe Joseph Wenzel, nascido em 24 de maio de 1995; sua irmã, a Princesa Marie Caroline, nascida em 17 de outubro de 1996; o Príncipe Georg Antonius , nascido em 20 de abril de 1999 e o Príncipe Nikolaus Sebastian, nascido em 06 de dezembro de 2000.
Os selos foram baseados em retratos produzidos pela artista francesa Ludmila d’Oultremont cujas obras fazem parte da coleção particular da família.

AS JÓIAS DA COROA

Já que estamos falando em monarquias, vamos exaltar o próximo lançamento da Inglaterra previsto para o dia 23 de agosto próximo e que reunirá oito selos exaltando a beleza e os ricos detalhes das jóias da coroa. A emissão acontece para celebrar os 350 anos da coroação do Rei Charles II e mostrar assim, todas as jóias usadas naquela ocasião. Ao longo do tempo, por uma série de acontecimentos as jóias da coroa tinham sido quebradas e um novo conjunto foi criado para a coração de Charles II.
Em muitas nações as jóias usadas são, na maioria dos casos, peças diferenciadas, mas na Coroa Britânica é uma tradição milenar e tais peças, conhecidas em todo o mundo representam uma das mais deslumbrantes coleções de objetos que representam a soberania real.
As peças nos mostram o Cetro com a Cruz, usado desde 1661; a coroa de São Edward, com 444 pedras preciosas, também usada desde 1661; o Cetro com a pomba, simbolizando a santidade; a coroa da Rainha Mary, fabricada para a coroação do Rei George V e Mary em 1911; o Soberano de Orb, criada parta a coroação do Rei Charles II; a Espada da Oferta, feita para a coração do Rei George IV;a coroa imperial do Estado, feita em 1937 pelo Rei George VI; e finalmente, a colher da coroação, usada para ungir os soberanos com óleo santo.

HOMENAGEM AO CIRCO

Foi no auge do Império Romano que o circo se tornou uma das formas mais acessíveis e populares de entretenimento.
Ao longo da história humana, o circo foi ganhando ainda mais notoriedade através de suas surpreendentes atrações e da mesma maneira, com a criatividade de seus artistas em proporcionar inesquecíveis momentos ao público.
Por longo período o circo também foi o responsável para que as pessoas pudessem conhecer de perto uma série de animais selvagens. Ainda bem que atualmente, a maioria dos países já criaram leis proibindo esta prática.
Na Romênia, onde se mantém a tradição circense, a partir de 1954 começaram a ocorrer significativas mudanças na vida circense e a cidade de Bucareste ganhou em 1961 o Circo Krateyl, um dos maiores da Europa na época e também um dos que ofereciam as mas empolgantes performances dos seus artistas.
Ao longo de uma década, os acrobatas, os malabaristas e outros artistas romenos tiveram a grande oportunidade de aprimorar os seus talentos e muitos deles partiram para se aventurar em outros circos famosos pelo mundo. Os correios da Romênia colocaram em circulação dois selos para exaltar a magnífica arte circense.

PRÓXIMAS EMISSÕES DO BRASIL

O mês de julho se aproxima e nele teremos interessantes emissões filatélicas como segue:
06/07 – Bloco – Homenagem ao Parque Nacional da Tijuca.
08/07 – Série Cidades Históricas- 300 Anos de Ouro Preto/MG.
15/07 – 200 Anos da Associação Comercial da Bahia.
16/07 – Emissão Mercosul- Atores Nacional-Centenário do Nascimento de Paulo Gracindo.
17/07 – Série Cidades Históricas- 300 anos de Sabará/MG.
23/07 – Lendas do Folclore Brasileiro – Boto, Curupira, Mãe-do-Ouro e Mula-sem-Cabeça.

SELOS DA ONU EM POÇOS DE CALDAS

Até o dia 29 de julho permanece na Agência Filatélica dos Correios em Poços de Caldas/MG, a Exposição de Selos Postais da ONU. A visitação pode ser feita das 08h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira e das 09 às 12 horas, aos sábados. A realização do evento é do Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas com apoio dos Correios e Prefeitura Municipal. A Agência Filatélica localiza-se à Rua Prefeito Chagas, 221 - Centro, piso superior. Prestigie!






Nenhum comentário: