quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ANO LUNAR DA SERPENTE - BELAS PEÇAS DO CANADÁ

Meus amigos filatelistas! 
Depois de um período de pura observação, eis que regresso às atividades inerentes a este espaço e uma vez mais confiante de que a nossa filatelia seguirá firme e forte e que os grandes eventos já marcados para este ano possam ser um grande sucesso. Este 2013 que começa agora nos reserva uma grande jornada pela frente e ao que tudo indica, em variados setores da vida, neste ano “a cobra vai fumar”, como diziam antigamente. 
Mas a grande verdade é que 2013 assinala, através do Calendário Lunar Chinês, o Ano da Serpente e, sendo a cobra o sexto animal de uma série de doze que regem a vida, ela representa o materialismo, inteligência e graciosidade. Os nascidos no Ano da Serpente são analíticos e tendem a olhar de perto antes de saltar. Gostam de luxo e sabem como conseguir o que desejam, ainda que isto signifique planejamento e estratégias exaustivas. Como a serpente, os nascidos sob seu signo apreciam o silêncio, a paz e a tranqüilidade e sendo assim, que nada os incomode, senão; é bote certeiro!

Mas deixemos essas questões astrológicas a quem de direito e passemos a falar sobre a beleza das peças emitidas no último dia 8 pelos correios do Canadá e que prestam homenagem a este Ano da Serpente, da mesma maneira que diversas outras administrações fazem a cada início de ano. 
A serpente começa a reger 2013 no dia 10 de fevereiro e seguirá até o dia 14 de fevereiro de 2014. Enquanto ela domina as atenções, os selos postais do tema certamente que vão abrilhantar muitas coleções e estas peças do Canadá não podem faltar, afinal de contas; foram elaboradas com muito cuidado pelos designers Joe Gault e Avi Dunkelman, da Mix Design Group, em Toronto.
Para deixar ainda mais especiais as peças, eles contaram coma participação do calígrafo Tan Chao Chang e juntos, conceberam a cobra como um objeto tridimensional, o que deu um toque ainda mais rico ao trabalho. 
Durante alguns meses a equipe envolvida neste trabalho consultou especialistas em cultura chinesa até que chegaram finalmente à conclusão das peças e nelas usaram dois acabamentos fundamentais, a folha de ouro e o relevo. 
Os envolvidos na confecção das peças afirmaram que objetivo de se criar peças com tamanha exuberância foi o de impressionar os correios locais, os correios de outros países e principalmente todos os que colecionam selos postais. Acertaram na medida.