sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O CALENDÁRIO MAIA

Registrar a passagem do tempo enquanto ele mesmo segue comandando todos os destinos. Tem sido assim ao longo da nossa história e em consequência, civilizações antigas criaram seus métodos de medição ou calendários, como o fizeram os Maias e assim, legaram para gerações futuras muito da sua cultura e da sua precisão de cálculos.
A civilização Maia floresceu durante a Idade Média da Europa e misteriosamente abandonou suas principais cidades antes do século 14, deixando grandes realizações arquitetônicas nas garras da selva. Entre tantas realizações, a invenção do seu calendário com notável precisão e complexidade é o que se destaca para estudos e pesquisas, considerando que o calendário Maia usa três diferentes sistemas de datação em paralelo, a contagem Longa, o Tzolkin (calendário divino) e o Haab(calendário civil) que é o único que tem uma relação direta com o comprimento do ano. Para exaltar o calendário Maia os correios da Bélgica acabam de lançar esta mini-folha filatélica.
Para saber mais sobre o calendário Maia por favor, acesse o link a seguir:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_maia

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

DIA DO CARTEIRO

Eles estão por toda parte, faça chuva ou faça sol. Encaram subidas, descidas, cães ferozes e não deixam de cumprir com sua missão: entregar cartas.
Este 25 de Janeiro é muito especial para todos os carteiros, que celebram o seu dia e que evidentemente, de maneira direta ou indireta sempre estiveram ligados ao mundo da filatelia. Eu poderia até contar uma outra história, criar uma crônica curtinha, algo do gênero, mas como já o fiz em 2011, acredito que o texto esteja bem atual e peço a vocês que dêem uma conferida no link a seguir:
http://jornaldocolecionador.blogspot.com/2011/01/cronica-aos-herois-das-ruas.html

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

OS REIS DO CÉU

O Serviço Postal norte-americano acaba de colocar em circulação esta bonita série de selos postais retratando cinco reis do céu, aves de rapina de grande porte que, apesar da destreza e precisão para atacar suas presas, são também aves de grande beleza. Na série foram retratados o Açor do Norte, o Falcão Peregrino, a Águia Dourada, a Águia pescadora e o Harrier, conhecido como Falcão do Pântano. Todas estas espécies são comuns na América do Norte, sendo que algumas delas também se propagam pela América do Sul e Europa. As peças foram criadas pelo ilustrador Robert Giusti que pintou os desenhos originais em acrílico numa placa de lona. Os selos integram folhas auto-adesivas com 20 peças em cada uma e valor facial de 85 centavos de dólar.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE XADREZ

Não é o tema mais colecionado no mundo, mas está entre as maiores preferências: Xadrez.
Tão interessante quanto uma boa partida, a coleção de selos postais do tema Xadrez pode levar o interessado a viajar por um complexo universo que envolve as mais avançadas mentes e por conseguinte, os mais talentosos enxadristas do planeta.
As emissões do tema não são uma constante, mas cada uma delas sempre atrai a atenção dos filatelistas que se dedicam ao tema e desta feita, são quatro novos selos dedicados aos 10 anos do Festival Internacional de Xadrez de Gibraltar.
Ao longo da última década ali estiveram grandes nomes do xadrez mundial encarando grandes desafios e dentre tantos, destaque para Pia Cramling, da Suécia; Natalia Zhukova, da Ucrânia; Michael Adams e Nigel Shor, da Inglaterra e também, Vassily Ivanchuk, da Ucrânia e Fabiano Caruana, da Itália.
O Xadrez, como se observa, é um tema muito interessante e sobre ele já foram emitidas peças com trabalhos de arte impecáveis e porque não dizer, muito curiosas.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

BAHAMAS - VIDA MARINHA

O fascinante mundo subaquático é o foco central da série definitiva de selos postais
dedicados à vida marinha e que foram emitidos pelas Bahamas.
Mais um brinde ao fantástico universo dos filatelistas, principalmente os temáticos,
que poderão com esta série, ampliar seus horizontes. Os selos nos mostram entre tantas espécies, tartaruga, tubarão, golfinho, corais, plantas e moluscos.
Os selos apresentam diferentes valores faciais e foram concebidos pelo artista Andrew Robinson que tomou como base as fotos de Stuart Cove’s, Sandy Voegeli e Erich Schadinger e que também contou com a assistência da Fundação Educacional das Bahamas.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

SALVE A RAINHA, DA DINAMARCA!

 A primeira emissão filatélica da Dinarmaca para 2012 assinala os 40 anos de governo da Rainha Margrethe II, nascida em 16 de abril de 1940. Quando seu pai Frfederico IX faleceu em 1972, Margrethe assumiu o trono da Dinamarca, tornando-se a primeira monarca feminina após seis séculos do reinado da antecessora Margrethe I ( 1352-1412).

PRIMEIRA EMISSÃO DE 2012 HOMENAGEIA A IGREJA PRESBITERIANA

Acontece nesta quinta-feira, dia 12, o primeiro lançamento filatélico de 2012 que presta homenagem aos 150 anos da Primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.
A peça tem a tiragem de 300 mil exemplares e foi concebida pela designer Juliana de Souza que se inspirou no conjunto arquitetônico da igreja, descendente histórica e arquitetônica da Catedral de Saint-Pierre, em Genebra. A emissão inclui ainda o cartão postal, que traz a imagem do templo.
O Brasil tem hoje mais de um milhão de presbiterianos, ou cristãos reformados, sendo que a Igreja Presbiteriana mantém ambulatórios e instituições de ensino, incluindo o Mackenzie, uma das mais renomadas universidades confessionais do país.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

VIAGEM ATRAVÉS DOS SELOS

A viagem pode parecer longa para alguns e um tanto curta para outros, no entanto, ela levou os 365 dias que demarcam a passagem de cada ano. É a aventura de nossas vidas em meio a um mundo cada vez mais agitado, apressado, envolvente pelo que diz respeito à tecnologia e displicente demais em relação ao bem estar dos homens como um todo. Ainda deparamos com o terrível fantasma da fome, das guerras, das doenças, dos descasos sem fronteiras. Ainda assim, a vida continua, a nossa e a de todos os que nos cercam neste planeta, tão gigante para os que são tão pequenos e tão pequenos para os que se apropriam do poder, principalmente do poder econômico.
Mas a viagem prossegue, com suas paradas em diversas estações e proporcionando a cada viajante a oportunidade de observar a paisagem conforme seu gosto pessoal ou levado pelo momento que vive ou mais precisamente; pelas ocorrências do momento que mexem drasticamente em sua existência.

Lá se foi 2011 por inteiro e novamente as festas, os fogos, a esperança de um ano melhor. Mas quem faz o ano ser melhor? Acredito que cada um de nós, praticando o bom senso, a coerência, a honestidade, a caridade e acima de tudo, o profissionalismo que pensa primeiro no outro e depois no dinheiro.
Em se tratando de viagem, nada mais oportuno do que dar este primeiro passo em 2012 falando sobre uma recente emissão feita por Taiwan para celebrar os cem anos da Estrada de Ferro da Floresta Alishan. No começo, em 1912 aqueles trilhos serviam unicamente para o transporte da madeira extraída da região e hoje, cem anos depois, os mesmos trilhos que testemunharam a expansão econômica causada pelo extrativismo e consequentemente o desmatamento, observam um novo tempo, onde as pessoas agora são o foco principal em viagens de turismo em meio a uma bela paisagem.
É um comecinho de consciência, principalmente ecológica e o bloco emitido chega para homenagear aquela antiga ferrovia e, ao mesmo tempo, para abrilhantar as incontáveis coleções filatélicas desse tema tão contagiante e repleto de curiosidades.
Amigos do blog estou de volta, um tanto lento ainda em razão de uma correria sem fim que teve inicio no final de novembro e que só agora começa a me proporcionar um espacinho para que eu possa me comunicar com vocês neste salutar exercício de informar.
A todos vocês uma magnífica viagem ao longo de 2012, com muita paz, muita saúde, muitos selos e muitas atividades filatélicas que possam contribuir cada vez para com o crescimento da nossa filatelia.