sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SÉRIE RELAÇÕES DIPLOMATICAS - BRASIL E SÉRVIA

Emitidos no último dia 26 de outubro, os selos alusivos à Série Relações Diplomáticas desta vez prestam homenagem a dois grandes nomes da literatura mundial.
A emissão conjunta entre Brasil e Sérvia apresenta a escritora Raquel de Queiroz (1910-2003) e o consagrado autor sérvio Ivo Andric (1892-1975). A pintora Marina Kalezic assina a arte das peças que têm valor facial de R$ 2,55 cada. Os selos retratam os dois autores homenageados tendo no primeiro, a imagem de Raquel de Queiroz e no canto inferior direito, a representação da assinatura da autora e um diploma em referência ao Prêmio Camões, destinado a autores de língua portuguesa, recebido por Raquel em 1993. No outro selo temos o escritor sérvio Ivo Andric e na peça encontramos reproduções da medalha e diploma recebidos pelo autor na ocasião do Prêmio Nobel de Literatura a ele conferido em 1961. Foi utilizada a técnica de computação gráfica e fotografia.

TODAS AS CARAS EM RETRATOS DO BRASIL

As ruas são de Bruxelas, na Bélgica e o ritmo por lá é bem brasileiro. A 23ª Edição da Europália, o maior festibal de cultura da Europa teve inicio no dia 04 de outubro e este ano presta homenagem ao Brasil. O evento percorrerá cinco países até o dia 15 de janeiro de 2012 e permitirá que turistas de todo o mundo tenham a oportunidade de ver de perto representações culturais da nossa terra, incluindo apresentações de bumba meu boi, o samba sobre pernas de pau e a dança contemporânea.
O evento que começou na Bélgica passará por Luxemburgo, pela França, Alemanha e Holanda e é evidente que já rendeu interessantes peças para o mundo da filatelia como a emissão conjunta entre Brasil e Bélgica além de dois interessantes blocos, tendo um deles em destaque, todas as nossas caras autênticas de brasileiros bom de samba, bom de futebol e bom de trabalho.

NOVA SÉRIE DE SELOS DAS ILHAS FALKLANDS

Pinguins, predadores e presas é o titulo da mais recente série de selos emitidos pelas ilhas Falklands.São cinco espécies de pinguins que habitam aquela ilha e que sofrem ameaças de predadores naturais como a foca leopardo que é uma espécie vigorosa e seus únicos preadores são as baleias orcas. Os selos mostram também o Squid Gonatus, uma espécie de lula muito apreciada pelos pinguins e por diversas aves que singram os céus das Falklands.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ASSOCIAÇÃO DE ENFERMEIRAS DA ÍNDIA

Em toda parte a ação das enfermeiras é de fundamental importância para a recuperação de doentes. Na Índia, por exemplo, a classe vem ao longo dos anos se unindo cada vez mais com o objetivo de treinar novas candidatas e de também buscar melhorias em suas condições de trabalho para que possam oferecer o melhor aos pacientes. Essa união em torno de um único objetivo fez nascer a Associação de Enfermeiras da Índia.
A emissão deste selo é um reconhecimento ao trabalho dessas profissionais que dia e noite estão empenhadas em servir. O selo é bem interessante também para quem faz algum tema relacionado à medicina.

ANJOS DO NATAL NOS SELOS DAS BAHAMAS

Outubro ainda não terminou, mas as expectativas em relação ao Natal já são sentidas por toda parte. No âmbito da filatelia, várias administrações postais já largaram na frente fazendo interessantes emissões natalinas como a bonita série emitida pelos correios das Bahamas.

Na presente série, os selos estampam os anjos do Natal cuidando de cenas familiares a partir da história do nascimento do menino Jesus. O tema é por demais apropriado e foi escolhido a partir do fato de que já se passaram 400 anos desde a publicação da tradução da Bíblia feita por King James e que se supõe ter sido a versão mais lida do Livro Sagrado no idioma inglês.
Os selos enfatizam passagens como a de Maria, cuja vida mudou radicalmente após receber a visita do anjo Gabriel; um anjo resguardando a jornada de Maria e José rumo a Belém; um anjo vigia orientando os Reis Magos; um anjo protegendo o menino Jesus em sua manjedoura; um anjo que aparece aos pastores trazendo-lhes a Boa Nova e finalmente, um anjo que zela por Maria enquanto ela embala o seu filho. Foi também emitido um envelope de primeiro dia apresentando Maria e José em sua jornada para Belém.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ESCOLHIDO NA BRAPEX O MELHOR SELO DE 2010

No período de 03 a 09 deste mês, aconteceu no Recife a Brapex 2011, que transformou aquela cidade na Capital Nacional do Selo Postal.
Durante todas as atividades do evento, foi realizada a escolha do melhor selo emitido em 2010 e a peça vencedora foi o bloco “Brasília – Sonho e Realidade”, da designer Miriam Guimarães na categoria Arte Filatélica.
 A emissão especial que comemorou os 50 anos da capital brasileira tem o formato de uma ave com asas abertas, que lembra o traçado original do plano piloto.
“É muito bom ter o nosso trabalho reconhecido”, afirmou Miriam, que é analista do Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios e foi responsável pela arte de várias peças filatélicas nos últimos cinco anos. Presente ao evento que reuniu importantes coleções, Miriam autografou peças filatélicas e sua obra vencedora representará o Brasil em competições internacionais de selos.
 A comissão julgadora responsável pela escolha da peça foi constituída por Gilberto Henry William, Jurado da Federação Brasileira de Filatelia (Febraf); pelo diretor da Abrajof, Reinaldo Jacob; pelo técnico em filatelia Carlos Roberto Favarão, da ECT;
pela gestora do Centro Cultural correios, Lúcia Moura; pelo artista plástico Sávio Araújo (responsável pela ambientação da Brapex); por Anselmo Costa, presidente da Associação Brasileira de Filatelia Maçônica (ABFM); por Júlio Castro, da Associação Brasileira dos Comerciantes Filatélicos e pelo filatelista Ruben Matos Ferreira.
Na categoria popular, o selo eleito pelo público, em agosto passado, foi a peça em homenagem ao Centenário do Nascimento de Chico Xavier.