quinta-feira, 28 de abril de 2011

OFICINA FILATÉLICA EM CURITIBA

No próximo dia 07 de maio acontece em Curitiba/PR, a 1ª Oficina Filatélica numa realização da Sociedade Filatélica de Curitiba-SOFICUR e com apoio dos Correios.
O evento visa incentivar novos filatelistas de maneira a orientá-los em relação sobre esta arte de colecionar, começando pela escolha da coleção, manuseio dos selos, formas de classificação e armazenagem entre outros aspectos.
A Oficina Filatélica contará com rápida palestra sobre filatelia, que será feita pelos sócios da Soficur e contará com aulas práticas, exposição de selos, espaço para trocas, sorteios de brindes e outras atividades.

A participação é aberta a todos os interessados, sejam filatelistas iniciantes ou experientes, já que nas duas horas do evento, será possível manter contatos, trocar idéias e contribuir para que a filatelia siga o seu rumo conquistando novos colecionadores e fortalecendo os laços de amizade que o selo postal permite entre todos os que através desses fragmentos ampliam os seus conhecimentos e ajudam a preservar nossa história.
Sua participação é muito importante para o sucesso desta edição e também para abrir as portas para futuros eventos do gênero. Mais informações pelo telefone (41)3310-2175.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A TERRA É AZUL - 50 ANOS DO PRIMEIRO VÔO TRIPULADO AO ESPAÇO

Um grande feito, uma grande lembrança e importantes registros filatélicos que enfatizam os 50 anos do primeiro vôo tripulado ao espaço. Isto aconteceu em 12 de abril de 1961 quando o cosmonauta russo Yuri Gagarin Alekseyevich disse a célebre frase: “A Terra é Azul!”. A partir do feito dos russos, a corrida espacial ganharia novos rumos até culminar com a chegada do homem à Lua. Neste momento a figura de Gagarin se evidencia outra vez pelo grande feito e as administrações postais de diversos países não deixariam a data passar em branco, assinalando através de belas peças estes 50 anos do primeiro vôo tripulado ao espaço. Os correios da Moldávia fizeram circular uma folha filatélica onde, além de Gagarin, prestam homenagem a outros astronautas como Alan Barlett Shepard Jr, o primeiro americano a ir para o espaço e anos mais tarde o quinto a pisar em solo lunar. Também se destaca o astronauta Virgil Ivan Grissom, mais conhecido como Gus Grissom, que foi o segundo americano e voar no espaço e a primeira pessoa a fazer isto por duas vezes. Já os correios da Rússia dedicaram homenagem a Gagarin com a emissão de um bloco que incorpora uma interessante série denominada “selos jubilares”. É importante assinalar que em função do feito de Gagarin o dia 12 de abril foi proclamado o Dia Mundial da Aviação e Astronáutica. A Itália presta sua homenagem com uma bonita peça que mostra o retrato de Yuri Gagarin e uma parte da nave Vostok 1. Gagarin recebeu o titulo de Herói da então União Soviética. São emissões importantes para quem se dedica a este fascinante tema filatélico.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

ENCONTRO PAULISTANO DE FILATELIA

Conhecer o mundo da Filatelia e as histórias que os selos têm para contar é sempre um agradável convite para quem já se dedica a esta modalidade de colecionismo ou para quem está começando a dar os primeiros passos. Assim, no próximo dia 30 de abril os filatelistas de todas as partes podem participar do 15º Encontro Paulistano de Filatelia, cujo destaque será o curso de Filatelia Temática, ofertado pela Abrafite-Associação Brasileira de Filatelia Temática. Estes encontros são uma oportunidade para que se possa conhecer diversos tipos de coleções de selos, tirar dúvidas com filatelistas mais experientes, participar de cursos, palestras e reuniões de clubes além é claro, de visitar a Agência Filatélica D. Pedro II, que funciona das 8 às 12 horas oferecendo as últimas novidades filatélicas. O bom disso tudo, é que gratuito.

15º ENCONTRO PAULISTANO DE FILATELIA

Dia 30 de Abril/2011 – Das 9 às 12 horas Local: Prédio Histórico dos Correios – piso mezanino Av. São João s/nº - São Paulo-SP Veja o mapa no portal da Fefiesp em: www.fefiesp.com.br/mapa_sulbrapex08.htm

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Agência Filatélica D. Pedro II – Fone: (11) 3326-9858 ou no site http://www.fefiesp.com.br/ Contatos : imprensa@fefiesp.com.br Próximos encontros: sempre no último sábado de cada mês, de março a novembro.

ORGANIZAÇÃO:
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - Diretoria Regional de São Paulo Metropolitana. Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo - FEFIESP Associação Brasileira de Filatelia Temática - ABRAFITE Associação Brasileira de Carimbologia ABRACAR . Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos - ABRAJOF Sociedade Philatelica Paulista – SPP Visitem www.fefiesp.com.br - o portal da Filatelia Paulista.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

UMA VEZ FLAMINGO, SEMPRE FLAMINGO!



Uma coleção de máximo-postais muitas vezes, senão na maioria delas, exige muito do colecionador, que precisa estar atento às emissões filatélicas que ainda vão acontecer e ficar munido de um bom cartão-postal que venha de encontro ao tema do selo. Iremos encontrar muitas coleções vistosas e logicamente que muitos maximafilistas habilidosos, tendo alguns, o luxo de deter peças exclusivas e raras. O assunto é complexo! Tão complexo como a própria maximafilia que surgiu para unir o útil ao agradável, já que ela reúne dois dos maiores gostos de colecionadores de todas as partes: os postais e os selos. Não esquecendo é claro que nesta modalidade o carimbo de lançamento é fator primordial para que a peça possa ser denominada de máximo-postal. Pois bem; viajando pelos portais fui descobrir que no Clube Filatélico e Numismático de Taquara/RS os interessados podem dispor de verdadeiras aulas sobre o assunto através dos textos e ilustrações do experiente maximafilista Américo Rebelo. Dentre tantos textos, escolhi para divulgar aquele espaço o que se intitula: “OS FLAMINGOS VISTOS ATRAVÉS DA MAXIMAFILIA”. Essas aves pernaltas e corpulentas que chamam a atenção de todos também possuem o poder de nos prender através dos selos e cartões-postais. Unidos, nos dão a prova maior de que a maximafilia é sem sombra de dúvidas um hobie desafiador e prazeroso. Eu os convido a visitar o espaço em: http://www.cfnt.org.br/textos/flamingos.php

E ao mesmo tempo, conhecer todas as atividades daquele Clube Filatélico e Numismático.

terça-feira, 5 de abril de 2011

O JAZZ E A FILATELIA


A música e a filatelia possuem algo muito comum: são contagiantes! – Através do selo postal, os grandes feitos musicais também se eternizam através dos trabalhos de arte sempre bem elaborados e que visam fazer um registro todo especial ao motivo assinalado. Dentre tantas emissões do gênero, podemos afirmar que em todas as partes, muitos colecionadores já aderiram ao tema e assim, com toda certeza, sabemos existir magníficas coleções que exaltam o universo da música através desses pequenos fragmentos que são os selos postais. Os correios americanos emitiram no mês de março uma nova e sugestiva peça que irá abrilhantar muitas coleções ou então, brindar os amantes da música, principalmente os que são apaixonados pelo Jazz. Lançado em Nova Orleans, e nem poderia ser em outro lugar, o selo foi concebido pelo diretor de arte Howard E. Paine que decidiu com esta peça, divulgar o trabalho do artista Paul Rogers, que captou a natureza eclética do jazz e a espontaneidade e improvisação dos seus artistas. “Com este selo, nós celebramos a música e os músicos que tocam em estúdios, clubes, salas de concerto e nos mais variados palcos”, disse Thurgood Marshall Jr., vice-presidente do Serviço Postal Americano. Na cerimônia de lançamento ele ainda afirmou que “o Jazz é um passatempo que reúne as pessoas, independentemente de raça, etnia ou origem e por esta razão, é muito parecido com o serviço postal, que também reúne as pessoas há mais de 200 anos através da postagem de suas cartas”. O selo tem o valor facial de 44 centavos e foi inspirado em capas de discos que fizeram muito sucesso.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

FAMOSOS FARÓIS DA ESPANHA

As emissões do gênero são tantas que muitos filatelistas que se dedicam ao tema conseguem formar coleções raras, belas e curiosas. São os faróis, essas edificações solitárias que ao longo da história vem servindo aos navegantes como um importante orientador para que as embarcações possam chegar ao destino com segurança. Os correios da Espanha vão colocar em circulação no próximo dia 11 de abril uma série dedicada ao tema que exalta os principais faróis do país. Para as peças foram escolhidos seis faróis dentre os quais: Farol de Calella (Barcelona); Chipiona (Cádiz); Entallada (Ilha de Forte Ventura); São Sebastião (Girona); Castelo de Ferro (Granada) e o Farol de Valência. A presente emissão é muito oportuna porque nos faz relembrar de um tema muito interessante e desafiador, lembrando que graças ao advento da Internet, atualmente podemos dispor de muitas informações em vários portais dedicados exclusivamente à temática e que muito auxiliam àqueles que forem dar os primeiros passos ou para quem já começou a reunir os mais famosos faróis do planeta.

ROSAS DO CHIPRE

A beleza das flores, por toda parte, consegue atrair olhares distintos e exaltar os mais variados sentimentos. Não existe nada mais espetacular e envolvente do que a beleza de um jardim e seu conjunto de cores floridas, um convite para outras vidas que ali vão extrair seus néctares e dar uma outra visão ao cenário. Dentre tantas espécies de flores, as rosas sempre ganham destaque pela sensibilidade de suas pétalas e pelas histórias que, através do tempo, sempre as colocaram nos romances, sejam dos livros ou do cinema. O serviço postal do Chipre decidiu exaltar as flores através de belas séries de selos e agora, chegou a vez a rosa com todo o seu esplendor. A maioria das espécies é nativa da Ásia com exemplares oriundos da Europa, América do Norte e África. Ao longo do tempo, através da habilidade de quem as cultiva, foram surgindo novos matizes sem alterar a sublime fragrância. Os selos entram em circulação neste dia 7 de abril.