quarta-feira, 23 de junho de 2010

TRENS - NOVOS SELOS PARA BRINDAR FILATELISTAS

Um dos temas mais fascinantes que a filatelia proporciona está ligado aos trens e ferrovias e através dos selos, é possivel se fazer uma fantástica viagem pelo tempo, regressando às origens dessas máquinas e trilhos que um dia deram início a uma grande contribuição para o progresso em todas as partes do planeta.
Mesmo diante da modernidade e com a tecnologia cada vez mais surpreendendo a todos, a paixão por antigas locomotivas segue forte no coração de quem é apaixonado pelos trens.
Sendo assim, volta e meia algumas administrações postais brindam os colecionadores com novas emissões do gênero, em geral, para celebrar eventos importantes ocorridos no passado ou para enfatizar alguns grandes feitos que só foram possiveis graças a mais esta maravilhosa invenção do homem.
Neste mês de junho, alguns selos novos alusivos ao tema entram em circulação e passam a incorporar a extensa galeria de selos dessa temática que, nas mãos de muitos colecionadores, são sempre dignas de merecidas premiações em exposições do gênero.

CENTENÁRIA LINHA FÉRREA NA SUÍÇA

Duas linhas férreas importantes na história da Suiça completam neste mês seus 100 anos de atividades. A primeira liga Niesen e Rhaetian e a outra, liga St. Moritz com Tirano, na Itália.
A primeira, chamada de Bernina, opera desde 1910 e atravessa belas regiões onde se encontra o lago Thun e chega a uma altitude de 1.600 metros dentro dos seus 3,5 quilômetros de extensão, já que permanece em sua originalidade.
A ferrovia Bernina é outra jóia da Suíça e em seu percurso até Tirano, atravessa por três regiões linguísticas com climas diferentes, passando por regiões com neve e geleiras e outras com belas palmeiras. Esta linha Bernina e sua irmã, na linha de Albula tornaram-se Patrimônio Mundial da Unesco.

TRENS DE KERETAPI

Uma coleção de selos especiais acaba de ser lançada pela Malásia para exaltar modelos de locomotivas que já prestaram serviços a KTMB – Keretapi Tanah Melayu Berhad, empresa responsável pelos trilhos naquele país e que chega aos seus 125 anos de atividades com o mesmo vigor do início. Além dos selos, foram emitidos uma folha filatélica, um livreto e pastas especiais.

PATRIMÔNIO AUSTRALIANO

Na terra dos Cangurus a paisagem é bela e uma viagem de trem pelo país pode revelar grandes surpresas ao viajante. Assim, os correios locais decidiram emitir novos selos para exaltar as jornadas sobre os trilhos. As peças exaltam o Ghan no Pacífico Índico, a West Coast Railway Selvagem, da Tasmânia e Kuranda Scenic Railway, em Queensland. A emissão tem ainda uma edição limitada de peças de primeiro dia de circulação com a reprodução de um carimbo de 1917 do Pacíficio Índico e para completar, mini-folhas, blocos e máximos-postais.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

100 ANOS DE ASAS SOBRE O MÉXICO

O sonho de voar de antigos mexicanos baseava-se na águia, um dos símbolos nacionais e há 100 anos as asas criadas pelo homem passaram a voar por todo o México através dos seus pioneiros. A primeira ascensão em balão no país aconteceu em 06 de fevereiro de 1785, e seu construtor e lançador foi Antonio Maria Fernandez, um morador e comerciante da região portuária. O balão era feito de papel e inflado com a fumaça produzida pela queima de palha. Depois, Benito Leon Acosta, passou vários anos estudando sobre os balões para poder então desenvolver algo maior, mais forte e que pudesse levar um homem. Conseguiu seu feito em 03 de abril de 1842 sobrevoando a Plaza de Toros de San Pablo na Cidade do México. Mas isso era pouco e 20 anos mais tarde, Don Joaquin de La Cantolla e Rico, que era admirador do balonista Samuel Wilson passou a fazer investigações sobre o ar rarefeito com a finalidade de construir um queimador de álcool para inflar o balão de ar quente e assim permitir que fosse controlado à vontade. No verão de 1909, Alberto Braniff aproveitou sua estada na Europa para ter aulas de pilotagem na escola Voisin Issy-les-Moulineaux, na França. Depois de suas aulas, pagou a quantia de um biplano Voisin e ordenou que ele fosse enviado para o México com um mecânico. O biplano chegou em Vera Cruz em 9 de dezembro de 1909 e era todo complexo em sua estrutura e montagem. Apesar de várias complicações com o motor, Braniff persistiu em seu sonho e finalmente, em 08 de janeiro de 1910 conseguiu alçar vôo sobre as planícies de La Hacienda de Balbuena e pousar com segurança. Entre os curiosos havia apenas um jornalista do The Herald mexicano que publicou no dia seguinte: “Ele voou direito a uma distância de 500 metros e, em seguida, levantou-se normalmente a uma altura de vinte pés, correndo novamente por duas centenas de metros e, em seguida, levantou-se novamente como um pássaro até uma altura acima.” Aquele foi o primeiro vôo de avião realizado no México e na América Latina, de maneira que este é sem sombra de dúvidas um evento importantíssimo para a história da aviação mexicana que celebra agora, através de uma emissão filatélica, os 100 anos do grande feito de Braniff.

terça-feira, 15 de junho de 2010

UMA VIAGEM PELO JAPÃO

O chamado “País do Sol Nascente” reserva muitos cenários magníficos e volta e meia os correios japoneses emitem selos postais com a finalidade de divulgar seus pontos de atração, já que anualmente o país recebe milhares de turistas. O Serviço Postal do Japão acaba de lançar a primeira de uma série de selos voltados à beleza de suas paisagens enfatizando nesta primeira emissão vistas de Matsushima, Castelo de Sendai, Jozenji, Tanabata e Rinnoji além de uma bela folha filatélica que dá um toque todo especial à série. A previsão é de que sejam emitidas sete séries do gênero que vão dar, futuramente, aos filatelistas de todas as partes, a oportunidade de ter em mãos um belo livro de selos postais reunindo as mais belas paisagens japonesas, com fotos, selos e textos explicativos sobre cada local. Além dos selos e da folha, foi emitido também um carimbo. Os selos receberam trabalhos de arte do designer Fumiaki Kanematsu além das belas fotos de Takita Keijchi, Takashi Nishida, Tiro Tetsu, Kanematusu Fumiaki e Kida e Norio Watanabe Katsuhiro.