sexta-feira, 15 de outubro de 2010

OBRA DE J. CARRERO DÁ BRILHO ESPECIAL A SELO ESPANHOL

O selo postal como obra de arte já rendeu muitos prêmios internacionais a diversos países, entre os quais se destaca o Brasil, uma vez que ao longo da nossa história filatélica, muitos artistas de renome já deram suas pinceladas eternizando belas peças que se espalharam pelo mundo.
Mas volta e meia, alguns países nos surpreendem com selos que realmente merecem um destaque maior, como é o exemplo de uma bela peça emitida no início deste ano pelos correios da Espanha visando divulgar o turismo no país.
O selo mostra uma pintura de Enrique Jiménez Carrero, mais conhecido como J. Carrero que retrata uma praia espanhola onde se observa um cavalo a galope e uma mulher em frente ao mar, segurando cravos e usando um xale de Manila.
A praia, o cavalo espanhol, os cravos e o xale de Manila que aparecem neste selo são elementos representativos do turismo espanhol e muitas vezes são exibidos em propagandas da imprensa e na televisão que exaltam as belezas turísticas do país.
A Espanha é um dos mais importantes e procurados destinos, oferecendo aos turistas as suas praias ensolaradas, seu inigualável artesanato, belos cavalos e grandes festas com rituais tradicionais sempre coloridas por maravilhosas flores.
Posso dizer que faltou à peça filatélica apenas a sonoridade da música espanhola, principalmente a música flamenca tão bem divulgada mundo afora pelo músico Paco de Lucia.
O xale de Manila é um acessório para vestidos muito popular entre as damas da corte no século 19 e foi usado como um complemento e como forma de manter-se aquecido. Ele sempre foi um elemento fundamental na pintura espanhola e um pedaço muito especial no que tange o artesanato.
A escolha dessa obra de J. Carrero não poderia ter sido mais oportuna para enfatizar os ícones visuais espanhóis que divulgam o turismo do país que atualmente também tem mais um grande motivo para festejar: a conquista da recente Copa do Mundo de Futebol que aconteceu na África do Sul.

INDICATIVO

Duas obras de J. Carrero que você observa, além do selo são: Viento de Primavera e Vien a mi, ambas em técnica mista.

Para ver outras obras do artista visite: http://www.jcarrero.com/

Nenhum comentário: