sábado, 26 de setembro de 2009

UNIÃO POSTAL UNIVERSAL – A INTEGRAÇÃO ENTRE OS POVOS ATRAVÉS DAS CARTAS


Às vésperas da realização da Lubrapex 2009 em Portugal nada mais oportuno do que enfatizar o Dia da U.P. U – União Postal Universal, que será celebrado no próximo dia 9 de outubro, ocasião em que se comemoram os seus 61 anos de atividades a partir de sua inclusão como órgão especializado das Nações Unidas. Foi em 1874 que aconteceu a 1ª Convenção Coletiva de Regulamentação do Serviço Postal Internacional, que gerou a fundação da União Geral dos Correios. Três anos mais tarde em função das inúmeras adesões verificadas, este nome mudou para União Postal Universal, o que a torna uma das mais antigas organizações internacionais. O Brasil passou a ser membro da U.P. U em 1877 e nas comemorações do centenário de sua adesão, os Correios emitiram uma série de 4 selos comemorativos que hoje incorporam uma verdadeira coleção de peças considerando-se o grande número de selos emitidos mundo afora para celebrar a importância dessa entidade internacional que é um organismo intergovernamental integrado atualmente por 191 países-membros, constituindo-se no principal fórum de cooperação entre os Correios, possibilitando a manutenção de uma rede universal que oferece produtos e serviços modernos. A U.P. U estabelece as regras para a permuta de correio internacional entre seus países-membros e formula recomendações para incentivar o crescimento dessas permutas e a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. Esta instituição se estrutura em três órgãos permanentes: a Secretaria Internacional, cuja sede é em Berna, Suíça; o Conselho de Administração, integrado por 41 países-membros e o Conselho de Operações Postais, integrado por 40 países-membros, ambos com sessões anuais e, como órgão máximo, o Congresso, que consiste na reunião dos plenipotenciários dos países-membros realizada a cada quatro anos. Sua ultima edição aconteceu em 2008 em Genebra, Suíça – ocasião em que o Brasil foi eleito membro de seu Conselho de Operações Postais para o próximo quadriênio. Como se observa, a União Postal Universal é por demais importante quando o assunto são os correios e em todas as partes e logicamente que a Filatelia se incorpora a tudo isto. O Jornal do Colecionador enaltece o Dia da U.P. U e, ao mesmo tempo, os organizadores e participantes da Lubrapex 2009 que promete ser novamente um dos maiores eventos da filatelia mundial. Informações adicionais sobre a União Postal Internacional podem ser obtidas no portal www.upu.int nas versões inglesa e francesa.

A BANDEIRA DA U.P. U.

A Bandeira da União Postal Universal é um símbolo oficial da U.P. U e consiste no emblema branco da organização sobre um fundo azul. As cores azul e branco são as cores oficiais das Nações Unidas e, além disso, o emblema é composto por uma circunferência que representa o globo terrestre, demonstrando seu caráter global, e por pessoas de diferentes grupos étnicos que trocam cartas entre si em volta do globo, representando a comunicação postal como meio de integração entre os povos.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

ARGENTINA, BRASIL E LUXEMBURGO APRESENTAM SUAS EMISSÕES RECENTES

Os Correios da Argentina colocaram em circulação uma bonita série composta por 4 selos que exaltam seus Observatórios Astronômicos. As peças enfatizam a importância desses locais para estudos e pesquisas e nelas, podemos ver o Instituto Argentino de Radioastronomia, localizado no Parque Pereyra Iraola, em Berazategui, Provincia de Buenos Aires; o Observatório Astronômico de La Plata, que fica em Paseo del Bosque, em La Plata; o Complexo Astronômico El Leoncito, no Parque Nacional El Leoncito, na Província de San Juan, que fica a 2.500 metros acima do nível do mar e finalmente, o Observatório Astronômico Félix Aguilar, no Departamento Chimbas, Província de San Juan.

PRESENÇA HOLANDESA NO BRASIL

Trata-se de uma importante emissão filatélica
considerando a importância da presença holandesa dentro do nosso contexto histórico. O primeiro selo da minifolha, retrata Maurício de Nassau, em obra de Pieter Nason, personalidade marcante de um período especial da história pernambucana, denominado Período Nassoviano. Os outros selos apresentam o Palácio de Friburgo, e a Nau Capitânia Zutphen, na qual viajou Nassau, reproduções parciais de quadros do artista holandês Frans Post, cachimbos holandeses achados em escavações no Forte Orange, e duas fotografias que mostram o Palácio do Campo das Princesas, idealizado em 1786, atual centro administrativo do governo estadual pernambucano, próximo de onde se situava o Palácio de Friburgo, sede do governo no período holandês. E, ainda, a rua Aurora, às margens do rio Capibaribe, onde se destaca o conjunto arquitetônico de sobrados do século XIX, que reportam ao Recife antigo. Foi usada a técnica de fotografia. A minifolha encontra-se à disposição dos filatelistas em todas as agências postais e filatélicas.

O TREM EM LUXEMBURGO

Em qualquer país a importância dos trilhos para seu desenvolvimento é fator incontestável. Não poderia ter sido dirferente em Luxemburgo, que celebra agora os 150 anos
da implantação de sua primeira linha férrea, fato que teve lugar em 4 de outubro de 1859 e cuja linha na época era apenas uma prévia do que seria construído mais à frente. O fato é que as linhas férreas se alastraram pelo Grão-Ducado e só tiveram impedimento de suas atividades durante a Segunda Guerra Mundial porque os aliados bombarderam todas as linhas com a finalidade de evitar que o exército alemão pudesse reabastecer suas tropas . São três selos que apresentam modelos antigos de locomotivas que muito contribuiram para o desenvolvimento de Luxemburgo e que atualmente são peças raras de museu.

domingo, 20 de setembro de 2009

EXÉRCITO LEILOA VEÍCULO DE GUERRA

Uma grande oportunidade para colecionadores de equipamentos militares. Nesta quarta-feira, dia 23 de setembro, quando o Exército Brasileiro, através da sua Sétima Região e do 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado coloca em leilão um Tanque de Guerra, modelo CC, M3A1 A, Car Foundry, com 13 toneladas e Lagarta OD 1942. A informação me foi passada pelo companheiro André Samico, que trabalha juntamente com o leiloeiro João Dias. Se você estiver interessado neste veículo, obtenha maiores informações através do E-mail: andre@joaodiasleiloes.com.br ou visite o site www.joaodiasleiloes.com.br – Quem preferir, pode ligar para (81) 3458-8977 – 3228-4849 ou ainda 8727-3720. O leilão público acontece dia 23/09, as 10 horas da manhã na garagem do 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, situado na BR 232, km 07, Bairro do Curado, em Recife-PE.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

AINDA QUE OS SONHOS PASSEM DO PONTO...

Dentre os doze meses do ano, setembro é um dos que mais aprecio, porque ele demarca a chegada da Primavera, por sinal, uma das estações mais belas. É a época em que a vida se renova feita borboleta que sai do casulo e, além disso, as árvores ganham nova roupagem verdejante e muitas delas, apetrechos multicores nas mais variadas formas florais. A cada ano sempre fico atento para esta época maravilhosa e justo agora, quando setembro adentrou pelo calendário, me pego atarefadíssimo em minhas atividades profissionais e nestes últimos quinze dias, sinceramente, não tive como chegar até aqui para registrar as curiosidades, as piadas, as mensagens, os lançamentos de livros, as peças de teatro e tantas outras coisas com as quais a gente interage a cada mês que se esvai. Dentro do que for possível, prometo não dar um espaço tão grande, no entanto, saibam, a todos que interessar que meu dia começou às nove da manhã desta segunda-feira, dia 14 e já estou a uma da manhã deste dia 15, aqui, em frente ao computador traçando estas linhas num esforço que me divide entre o teclado e a cama, que me espera logo ali. Bem; os sonhos podem esperar um cadinho mais e ainda que porventura “passem do ponto”, tenho absoluta certeza de que vão continuar bem doces, como deve ser um bom sonho, bem recheado de maravilhas que encantem a alma por onde ela achar que deve ir dar sua voltinha de praxe. Já aqui, diante dessa maravilha tecnológica que é o computador, um esforço a mais sempre valerá a pena, até porque, logo mais um novo dia vai raiar e lá vamos nós, para nossas jornadas de trabalho sem que se possa permitir o descuido de não admirar de verdade a fantástica dádiva de estar vivo e poder usufruir das maravilhas que o mundo oferece. Sei que todos temos nossos problemas, mas eles; devem fazer fila e a gente vai resolvendo um de cada vez afinal, o dia tem 24 longas horas e ainda que a gente fique sem tempo para muitas coisas, não se pode deixar passar a chance de dedicar alguns minutos para abraçar quem se ama ou então, dar uma ligadinha só para desejar aquele fantástico “bom dia!”. Setembro está ai e daqui a pouco, é Primavera no ar uma vez mais e que esta estação contagiante possa preencher a alma e o coração de cada um de vocês com a sua inimitável magia de nos mostrar o quanto a vida é bela, o quanto viver faz bem à própria existência. Feliz Primavera a todos vocês e obrigado pelas visitas diárias a este espaço.

- Pedro Brasil Jr -