terça-feira, 23 de junho de 2009

OS CAMINHOS DA FÉ ATRAVES DA FILATELIA RELIGIOSA


Dizem “que a fé remove montanhas” e no campo da filatelia, esta mesma e poderosa fé, é capaz de fazer surgir belas e premiadas coleções. A chamada “filatelia religiosa” tem hoje adeptos em todas as partes do planeta, cada um voltado à sua fé e as peculiariedades que envolvem a sua religião ou a de outros povos. Não se pode de maneira alguma questionar o gosto de um colecionador até porque, esses fragmentos multicores possuem o poder mágico de encantar e atrair a atenção de filatelistas para os temas mais variados e curiosos.
Se dermos uma pincelada mundo afora, iremos descobrir que os selos postais, ao longo de sua história, já estamparam e continuam a apresentar, volta e meia, imagens inerentes à religiosidade em todas as suas nuanças.
Foi no início do século passado que as atenções para este tema tiveram início, segundo nos consta, na Itália e nem podia ser diferente afinal; é lá que se encontra o Vaticano. Das primeiras incursões publicadas na imprensa italiana sobre os selos religiosos o assunto ganhou terreno e atravessou todas as fronteiras permitindo dessa maneira um invejável avanço dessa temática que além de mexer com a fé, leva o indivíduo a buscar na história os dados mais preciosos para a formatação do roteiro de sua coleção.
O assunto é fascinante e complexo e não seria o caso, neste momento, de tentar mergulhar nas profundezas dessa temática já tão comentada por especialistas de todas as partes.
Um dos trabalhos mais conceituados nesta área foi escrito pelo saudoso jornalista filatélico Ângelo Zioni, intitulado “O Selo Religioso e seu Colecionismo”, onde ele traça um magnífico passeio através da história que culminou no crescimento dessa modalidade filatélica.
Meu objetivo neste instante, é tão somente exaltar esta temática e, ao mesmo tempo, sugerir àqueles que estão pensando num tema, a mergulharem neste campo. Por certo que os resultados serão altamente positivos. Pode-se começar pelas emissões já feitas aqui mesmo no Brasil, e elas são muitas e importantes. Selos como os dedicados à Nossa Senhora Aparecida, ao Papa João Paulo II, a Alan Kardec entre outros são figuras interessantes no contexto da religiosidade, independente é claro, daquilo que o colecionador agrega em seu coração no mais profundo sentimento religioso. É sabido que as religiões ao redor do planeta são muitas e todas elas bem complexas, no entanto é interessante buscar através da filatelia, os estudos mais apurados para que possa tentar entender um pouco a respeito desses movimentos de fé, cada um a seu modo, que levam multidões à sua crença e, ao mesmo tempo, à sua comunicação com o Criador.
Os selos postais se bem analisados, são o campo fértil neste sentido e vale a pena observar as emissões e aventurar-se neste caminho repleto de surpresas e curiosidades. Quem desejar informações mais aprofundadas, pode ir direto ao portal da Abrafite – Associação Brasileira de Filatelia Temática, onde encontra-se o portal da Abrafirga – Associação Brasileira de Filatelia Religiosa São Gabriel no seguinte endereço:
www.abrafite.com.br/abrafirga/
Quem preferir, pode encaminhar mensagem para o e-mail: abrafirga@fefiesp.com.br

quarta-feira, 17 de junho de 2009

CIRCUITO COLECIONADOR CHEGA ÀS LIVRARIAS


Colecionadores existem em todas as partes e suas atividades são as mais variadas, inusitadas e curiosas. Sempre que alguém decide publicar as experiências desses colecionadores, o sucesso é garantido, primeiro porque todo o mundo tem curiosidade em saber que razões levaram determinada pessoa a dar início a uma coleção, seja ela de selos, cachimbos ou obras de arte.
Já tivemos muitas tentativas fantásticas em relação à revistas abordando este tema tão fascinante mas a maioria delas não ultrapassou, para nossa infelicidade, os dez números de circulação.
Agora, a Editora C/Arte premia os colecionadores com um lançamento magistral e oportuno, que promete mexer com a vida de milhares de colecionadores espalhados de norte a sul. O Projeto Circuito Colecionador, que agora se inaugura, objetiva registrar e divulgar importantes coleções de obras de arte e as histórias que permeiam sua constituição. O primeiro volume apresenta a trajetória do casal Regina e Delcir da Costa enquanto colecionadores. Organizada por Fernando Pedro da Silva e Marília Andrés Ribeiro, a obra reune mais de três mil peças, entre quadros, esculturas, fotografias e objetos que bem demonstram a diversificação da coleção de Regina e Delcir da Costa que dessa forma, nos permite compreender vários momentos da história da arte moderna e contemporânea brasileira.São 204 páginas em formato 21,5 X 26,5 cm com encadernação em capa dura que preservam, para nossa alegria, um conteúdo de suma importância para nossa história e que merece ser tão bem apreciado quanto aquele vinho preferido. Para mais informações, visite o portal
www.comarte.com ou mande mensagem para distribuicao@comartevirtual.com.br

DESIGNER CLÁSSICO BRITÂNICO


A série de selos foi lançada em 13 de janeiro passado pelos correios da Grã-Bretanha e chama a atenção pela beleza artística das peças e pelo tema, que interessa a muita gente, quer seja ou não filatelista. Intitulada Designer Clássico Britânico, a série continua fazendo sucesso por toda a Europa e uma vez mais justifica a tradição dos correios britânicos em abrir o ano com uma série bem clássica como esta que podemos observar agora. Os selos nos mostram entre outras peculiariedades, os famosos ônibus de dois andares, sempre disputados pelos turistas,as tradicionais e não menos famosas cabines telefônicas além de outras peças interessantes no que diz respeito ao conceito de designer do século 20 utilizado naquele país. Mergulhar em cada peça ilustrada é fazer uma viagem de volta no tempo e através dela, redescobrir todo o esplendor da arte praticada por grandes e talentosos mestres do designer inglês. Para o campo da filatelia, cada selo tem uma razão especial de ser, quer seja pela emissão que envolve o país ou então, pelos temas em que cada peça pode perfeitamente vir a se adequar. É tudo uma questão de análise e observação profundas e é claro; de algumas pesquisas que possam levar o colecionador de encontro a outras curiosidades históricas que envolveram estas criações agora também eternizadas nos selos postais.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

A FILATELIA NA TUNÍSIA

A Tunísia é um país do norte de África, limitado a norte e a leste pelo Mar Mediterrâneo, através do qual faz fronteira com a Itália, ficando especialmente próxima da ilha de Pantalaria e das ilhas Pelágias, a leste e a sul pela Líbia e a oeste pela Argélia. Sua capital é Túnis e de lá, nascem para o mundo algumas importantes emissões filatélicas como as que recentemente foram lançadas e que prestam homenagem aos 50 anos da Constituição da Tunísia, ao centenário do poeta Aboul Qacen Chebbi e uma série dedicada às frutas daquele país.

Nesta série foram exaltadas as saborosas frutas como o figo, a cereja, o pêssego e a pera, que são tradicionais na mesa daquele povo que nos anais da cultura exalta a figura do poeta Aboul Qacen Chebbi, que nasceu em 24 de fevereiro de 1909 e, enquanto vivo, legou obras primorosas no contexto literário da Túnisia e de outros países árabes. É considerado como o primeiro poeta moderno da Túnisia. Ele teve uma vida dificil e as páginas de sua história são realmente fantásticas. Há quem o compare a grandes poetas como por exemplo Gibran. Aboul escreveu várias obras mesmo tendo vivido muito pouco. Faleceu ainda jovem, aos 25 anos em 1934.

Podemos considerar os selos da Tunísia de uma simplicidade marcante, até porque aos poucos a filatelia do país começa a ultrapassar fronteiras e é lógico que dentro de pouco tempo essas peças começarão a ganhar um tratamento especial no que diz respeito ao aspecto artístico. Mas em se tratando de conteúdo e oportunismo cultural, estas peças registram sempre grandes passagens da história de sua gente.

terça-feira, 9 de junho de 2009

RARIDADES VÃO A LEILÃO NO RIO DE JANEIRO

No período de 15 a 19 de junho acontece o 6º Leilão – Rio de Janeiro 2009, que reunirá interessantes e raras peças do universo da numismática, filatelia e antiguidades. As peças estão todas expostas no portal www.lamansarde.com.br através do catálogo ilustrado com as devidas informações.
O leilão reunirá cerca de 3 mil cédulas, 300 moedas e onças, grande variedade de selos postais, 500 livros entre nacionais e estrangeiros além de caricaturas, postais, figurinhas, estampas Eucalol, canecos, canetas e outros objetos. Para obter informações adicionais, o telefone é + (55) (21)2275-2020 e o e-mail: neycanellas@yahoo.com.br
As peças leiloadas são do acervo de Roberto Pedroso e Joacy Marins Ferreira e vale a pena você dar uma conferida agora no portal para ver quantas raridades estarão à sua disposição com uma vantagem a mais: o leilão será transmitido em tempo real pela Internet.
Quem reside no Rio de Janeiro ou está de passagem, pode ver as peças em exposição na Av. Princesa Isabel, 254 –sobreloja 205 – Copacabana. As peças ficam expostas somente até o dia 14.

6º Leilão – Rio de Janeiro
De 15 a 19 de junho – As 15 horas
www.lamansarde.com.br
neycanellas@yahoo.com.br
+55 (21) 2275-2020

segunda-feira, 8 de junho de 2009

ENCONTRO DE TIMBÓ NESTE FINAL DE SEMANA

Selos, moedas, cédulas, cartões-postais, cartões telefônicos e antiguidades todos reunidos numa grande oportunidade para que você amplie sua coleção e também possa fazer bons negócios além de novos amigos. Este será o clima do tradicional Encontro de Timbó/SC – que acontece nos dias 13 e 14 de junho das 08 às 17 horas reunindo principalmente colecionadores da região sul. Trata-se na verdade do 151º Encontro Filatélico e Numismático de Santa Catarina, que é realizado utilizando todos os esforços dos senhores Gebauer e Curt, que já transformaram o Encontro de Timbó numa referência nacional.
O evento terá lugar no Clube Ginástico Guairacás, na Rua Germano Brandes Sênior, 950. O convite fica feito desde já a todos vocês! Prestigiem!

COOPERAÇÃO ESPACIAL BRASIL-RÚSSIA

Entra em circulação no próximo dia 12 de junho o selo postal da Série Relações Diplomáticas – Cooperação Espacial Brasil-Rússia, com valor facial de R$ 2,35 e impresso em folhas contendo 30 selos cada. A peça apresenta a nave russa Soyus no momento da sua trajetória rumo ao espaço, onde se visualiza ao fundo, a Terra junto à última fronteira a ser conquistada pela humanidade. A imagem enaltece a tecnologia e a velocidade e contrasta com a vastidão e serenidade do cosmos. No canto direito do selo, as bandeiras da Rússia e do Brasil demonstram o laço de amizade recíproca que há 180 anos existe entre as duas nações. O selo foi desenvolvido utilizando-se as técnica da computação gráfica.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

SELOS AO REDOR DO MUNDO

Chegar praticamente na metade do ano e perceber que esses mêses passaram voando. Nada de anormal nisso, a não ser que ao longo deste período o universo dos filatelistas já foi agraciado com dezenas de emissões importantes mundo afora.
Seria interessante se a gente pudesse dedicar mais tempo e ampliar as informações, apresentando por aqui uma resenha bem completa. Infelizmente, não se pode viver apenas de filatelia ou de informações sobre tudo o que a envolve, a gente precisa dedicar outra boa parte do tempo, senão a maior, para as atividades profissionais e a família. Sendo assim, na medida do possível, tenho me esforçado em apresentar aquilo que está mais ao alcance e começamos hoje exaltando a emissão de um selo personalizado alusivo aos 55 anos da Universidade Federal do Espírito Santo, a mais importante instituição de ensino e pesquisa daquele Estado. O lançamento aconteceu na Sala dos Órgãos Colegiados da Universidade, no dia 5 de maio passado ocasião em que se fizeram presentes diversas autoridades e onde coube ao Diretor Regional dos Correios, Juarez Pinheiro Coelho Jr a obliteração do selo em questão.
Agora, vamos dar um rápido passeio pelo mundo, para ver o que estão emitindo e lógicamente, abrilhantando ainda mais a arte filatélica.

VIDA MARINHA DA AUSTRÁLIA

A diversividade de espécies que habita o oceano em torno da Austrália é muito grande e de rara beleza. Dentro desta perspectiva, os correios locais decidiram emitir uma bonita série de selos apresentando quatro espécies marinhas, entre baleias e golfinhos que vivem por lá e integram uma família de 14 espécies distintas. Por estarem em risco de extinção, as espécies destacadas são o centro das preocupações do Fundo Mundial para Preservação da Vida Selvagem e os selos são apresentados com a logo marca daquela instituição que volta e meia aparece inserida em importantes emissões do gênero. Vale ressaltar que são atualmente 165 países que participam dessas emissões em conjunto com a WWF Conservation Stamp Collection.

QUADRINHOS DA GROENLÂNDIA

Uma nova série de selos será emitida pela Groenlândia para exaltar a beleza e conteúdo de suas revistas em quadrinhos. A primeira edição da série circula no dia 21 próximo e foi criada pelo cartunista Nuka K. Godtfredsen que marca dessa maneira o lançamento do seu magnífico “Comic First Steps”, álbum publicado recentemente em três linguas disitintas, o dinamarquês, o gronelandês e o inglês. A idéia é incentivar a leitura dos quadrinhos, popularizar ainda mais as revistas e é claro, dar apoio total a todos os que estão direta ou indiretamente ligados a esta salutar atividade.

EXPOSIÇÃO CANINA

Em qualquer lugar do mundo, as exposições caninas atraem a atenção de muita gente, quer sejam criadores, veterinários, proprietários de butiques caninas, fabricantes de rações e acessórios, clubes especializados e proprietários de cães das mais diferentes e exóticas raças. Na Europa, a cada ano é feita a escolha de um país para sediar a “European Dog Show”, o maior de todos os eventos com premiações significativas.
O evento é tão glamuroso que os correios da Irlanda emitiram uma caderneta com dez selos autoadesivos para exaltar esse grandioso encontro de cães.

AERONÁUTICA EM LUXEMBURGO
Do sonho de Ícaro até a conquista espacial, a história da aeronáutica é realmente fantástica e não poderia ser diferente em Luxemburgo, onde em 28 de novembro de 1909 era fundado o Aero-Clube Luxembourgeois. Agora, cem anos depois, para celebrar toda a sua história, os atuais integrantes da instituição voltam a reunir-se no Café Du Commerce na Place d’Armes, local onde nasceu o Aero-Clube que é um dos maiores orgulhos do país. Atualmente, cerca de 30 associações sem fins lucrativos integram a Federação Aeronáutica de Luxemburgo e juntas coordenam, incentivam e apoiam todas as atividades que envolvem os esportes e o lazer. Para assinalar toda esta trajetória feita com muita paixão, os correios locais emitiram selos especiais cuja concepção reúne as mais significativas passagens do vôo do homem.

CICLISMO E FÓRMULA UM EM MÔNACO

No próximo dia 4 de julho, o Principado de Mônaco vai estar em festa. Pela primeira, o início da prova ciclística da rainha acontecerá por lá e serão 15 quilômetros de percurso numa prova individual e de resistência, partindo do mesmo ponto onde acontece a largada do Grande Prêmio de Fórmula Um, que é a etapa mais famosa daquela competição. No dia seguinte, os ciclistas partem em pelotão na direção de Brignoles. Para registrar o evento será emitido um bonito selo postal.
Como nos referimos à Fórmula Um, vale registrar que Mônaco emitiu em 14 de abril passado um bonito selo para exaltar os 80 anos do Grande Prêmio de Mônaco que é realizado desde 1929, antes mesmo da criação do Mundial de Fórmula Um, em 1950. O primeiro vencedor nas ruas do principado foi o inglês William Grover-Williams, a bordo de um Bugatti. Já valendo pontos para o campeonato da Fórmula Um, Juan Manuel Fangio foi o primeiro vencedor. Mas quem fez mais história e vitórias naquelas ruas foi o brasileiro Ayrton Senna, com seis conquistas seguido por Graham Hill e Michael Schumacher com cinco vitórias cada e Alain Prost com quatro.

UM HOMEM DE ENERGIA

Henri Tudor é um nome de fama e respeito mundial, mas em Luxemburgo sua história foi escrita com muita energia. Nascido em 1859, em Rosport, Tudor, desde a juventude sempre fora interessado pela engenharia elétrica, mais especificamente na iluminação e nos motores. Mantinha correspondências com Thomas Edison e foi assim aprimorando seus conhecimentos. Em 1881, ainda estudante, desenvolveu com sucesso o primeiro acumulador Tudor e de lá em diante, seu nome passou a ter forte relação com as mais potentes bateriais para automóveis entre outros, como por exemplo, motores elétricos isolados para fazendas, circos, cinemas itinerantes e instalações militares. Depois de ter patenteado seu acumulador elétrico, Henri Tudor e seu irmão Hubert construiram a primeira central elétrica de energia em 1886 em Echternach. Foi assim que ele passou a “iluminar” ainda mais a vida dos seus conterrâneos e ganhar fama internacional. Enquanto viveu, dedicou-se integralmente à investigação e à inovação, fato que contribuiu para o seu falecimento em 31 de maio de 1928 por contaminação através de chumbo. Os correios de Luxemburgo emitiram o selo para registrar os 150 anos do seu nascimento.

OS GIGANTES

Pode ser na terra, no mar ou no ar. Lá estão espécies selvagens exóticas a atrair a tenção de todos. A Nova Zelândia exalta agora algumas dessesa espécies fantásticas em selos gigantes também, que fogem das dimensões convencionais e cuja decisão atribui-se justamente ao fato desses animais serem fora do comum e assim, ocuparem uma dimensão superior à vida. São cinco selos muito bonitos que merecem nossa atenção tanto pelo aspecto filatélica como pela importãncia de se preservar os animais, sejam eles do tamanho que tenham sido concebidos.