quinta-feira, 28 de maio de 2009

UMA NOVA CASA PARA O HOMEM NA IMENSIDÃO DO COSMOS

Houve um tempo em que a Terra parecia ser imensa e certamente que os homens de então ao vislumbrarem as estrelas tinham plena certeza disso. Alguns não se deixaram abater pela dúvida e curiosos, passaram a estudar, a seu modo, a posição dos astros e mais adiante conseguiram espiar mais atentamente os céus através de inventos como os telescópios.
Me parece que até então, havia apenas a curiosade em se saber a respeito do que existia lá, tão distante naquela imensidão. A história seguiu sendo escrita e os avanços tecnológicos nos permitiram o impensável na antiguidade: adentrar pelo espaço e até mesmo, pisar no solo lunar. Hoje, o homem quer ir mais longe, descobrir planetas que ofereçam condições de vida e explorar muito além da Via Láctea. Potentes telescópios fotografam a todo instante cenas fantásticas no cósmos e nos deixam ainda mais imaginativos e pensativos também.
A Terra hoje, parece ser muito pequena para todos nós. E ela é muito pequena se comparada a alguns planetas do Sistema Solar e muito mais além, nossa Terra nada mais é do que um grão de areia no Universo. O que seremos nós então?
Vivemos em constantes conflitos e já não mais regamos a terra com água, até porque nossos recursos hídricos potáveis estão à caminho do fim. Regamos nosso chão com o sangue das guerras, com as lágrimas da hipocresia, com o suor do trabalho que cada vez nos escraviza e nos leva a crer que a liberdade é só uma miragem diante de toda esta imensidão por onde nosso planeta gira.
É preciso, quem sabe – encontrar uma outra casa lá fora, porque esta, apesar de todas as suas maravilhas, a cada dia se fragiliza ainda mais diante de sua doença. E nós é quem somos o cancro que a devora de maneira voraz e um dia, todos nós, feitos vermes impertinentes iremos sucumbir com o final de tudo, com um certo apocalipse narrado em tempos remotos.
Este 2009 foi escolhido o Ano Internacional da Astronomia para celebrar os 400 anos das primeiras observações atronômicas feitas com um telescópio por Galileu Galilei e da publicação de “Astronomia Nova”, por Johannes Kepler no século XVII. Declarado através de 62ª Assembléia Geral das Nações Unidas, este 2009 ficou reservado para grandes eventos e discussões a respeito das fantásticas descobertas do homem no campo da astronomia e é também uma oportunidade para que os cidadãos de todas as partes possam adquirir conhecimentos mais profundos sobre esta ciência e o seu papel no enriquecimento das culturas humanas.
No campo da filatelia, os países integrantes da União Europeia foram incumbidos de emitir selos postais alusivos a este importante tema que é o “Ano Internacional da Astronomia” e até aqui, praticamente todos os integrantes já realizaram suas emissões e muitos se esmeraram em suas escolhas. Temos portanto verdadeiras obras de arte em fragmentos que revelam uma série de características que envolveram e envolvem o homem em sua incessante busca por novos conhecimentos, por novas estrelas e evidentemente, por novos planetas.
Vivemos novos tempos na face da Terra e nunca e em tempo algum o homem teve tantas expectativas sobre o seu futuro como em nossos dias, quando o planeta abriga uma superpopulação que o agride diuturnamente de todas as formas, quer pela poluição do ar ou da água, como pelo desmatamento desenfreado, caça e pesca predatórias e o que é pior; com os conflitos armados que nunca tem fim e agora, mais recentemente, com os testes nucleares feitos pela Coréia do Norte que acabam de colocar o mundo todo em alerta.
É muito bom viver o Ano Internacional da Astronomia, mas é bom também, que a ciência acelere seus passos e tente encontrar em algum lugar do Cosmos um planeta que possa um dia, receber o homem do futuro, totalmente consciente de que será necessário lá, apenas viver e usufruir do que aquela casa oferecer através de sua natureza própria, porque a nossa, pelo andar da carruagem, caminha invariavelmente para um dramático fim. Que os céus, através do Criador, olhem por todos nós!
(Pedro Brasil Junior – 28-maio-09)

terça-feira, 26 de maio de 2009

CAVALOS RAROS NOS SELOS DO CANADÁ

O Serviço de Correios do Canadá faz circular dois novos selos para exaltar as contribuições de duas raças de cavalos que muito ajudaram no desenvolvimento do país. As espécies em destaque são reconhecidas pela sua força, apesar da pequena estatura. São animais fortes que suportam ambientes agressivos e que ao longo do tempo ganharam a admiração do povo canadense. Esses cavalos, conhecidos como “Os Pequenos Cavalos Iron” são originários da Normandia e da Arábia, respectivamente e chegaram ao Canadá enviados pelo rei da França em 1665. De lá para cá, os primeiros exemplares se misturaram com espécies lá existentes até que deram origem à raça exclusivamente canadense, hoje um grande orgulho do país. No século 19, estes cavalos quase foram extintos em função das duras condições climáticas e somente superaram aquela fase dificil em função do grande poder de força que eles detém. Apenas em 2002 é que estes cavalos foram declarados como autênticos “Cavalos Canadenses” e por esta razão, os correios escolheram as espécies para estampar os selos em destaque no entanto, vale ressaltar que esta emissão também se deve ao fato de que existem somente 400 exemplares dessa raça vivendo na América do Norte e este número é preocupante, porque pode leva-los a extinção naquela região do planeta.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

75 ANOS DO 5º BATALHÃO DE SUPRIMENTO


Nesta sexta-feira, dia 22 de maio, os Correios lançam em Curitiba, Carimbo Comemorativo e Selo Personalizado em homenagem aos 75 Anos do 5º Batalhão de Suprimento que foi criado em 24 de maio de 1934, com a denominação de Serviço de Subsistência da 5ª Região Militar. Esta organização militar é a responsável pelo suprimento de todas as Unidades Militares da área do Comando da 5ª RM distribuídas nos Estados do Paraná e Santa Catarina.
Sua história remonta aos tempos em que o transporte do suprimento era realizado por animais tracionando carroças carregadas de víveres, passando pelo transporte ferroviário e atualmente, pelo transporte rodoviário. Em décadas passadas, os muros desse aquartelamento resguardavam uma verdadeira indústria, onde funcionava a padaria militar, o serviço de torrefação e moagem de café, a usina de beneficiamento de cereais, a fábrica de massas alimentícias – tudo funcionando a base de fornos, cuja lenha era cortada em serraria própria -, além do açougue e do armazém reembolsável, que vendia gêneros de primeira necessidade a consumidores cadastrados, Militares e Civis.
Ao longo de seu “Jubileu de Brilhante”, o 5º Batalhão de Suprimento foi conhecido por diferentes denominações – Serviço de Subsistência, Estabelecimento de Subsistência e Estabelecimento Regional de Subsistência -, mas sempre manteve viva a chama de sua nobre missão: Suprir com precisão e oportunidade.

SERVIÇO
Sexta-feira – 22 de Maio-2009 – 10h30min
Local: Sede do Quartel – Avenida Silva Jardim, 110 – esquina com a Rua João Negrão, no bairro Rebouças, em Curitiba.
Estarão presentes à solenidade, o Diretor Regional dos Correios no Paraná, Itamar Ribeiro e Excelentíssimo Sr. General de Brigada, Marcio Tadeu Bettega Bergo, além de outras autoridades.
Informações adicionais:
Terezinha F. Sobieray –
Filatelia/DR/PR (041)3310-2559 – 99181990
terezinha.sobieray@correios.com.br
Natali C. T. Kopeski –
Gerente da Agência Filatélica/DR/PR (041)3310-2175 – 91960886

segunda-feira, 18 de maio de 2009

FILATELIA E NUMISMÁTICA EM ITAJAÍ

Acontecerá nos próximos dias 29 e 30 de maio em Itajaí/SC, o 150º Encontro Filatélico e Numismático de Santa Catarina, evento organizado pela Associação Filatélica e Numismática do Vale do Itajaí, com o apoio da FEFINUSC – Federação das Entidades Filatélicas e Numismáticas de Santa Catarina e dos Correios.
Este Encontro celebra também os 80 anos da Associação Empresarial de Itajaí e terá lugar no Clube Guarani, situado na Rua Gil Stein Ferreira, 113 - Itajaí. Os filatelistas, numismátas e comerciantes interessados em participar do evento devem fazer contato com o Sr. Felix Eugênio Reichert, pelo telefone

(47) 3348-8054 – 9983-9709 ou pelo e-mail: reichertfelix@yahoo.com
Participe de mais este grandioso evento e se tiver uma folguinha agora, dê uma olhadela no Blog Graf Zeppelin, do filatelista John Dieter Weege, que lá exibe verdadeiras relíquias em torno da história desses famosos dirigíveis. Anote o endereço:
www.lz127grafzeppelin.blogspot.com

sexta-feira, 15 de maio de 2009

100 ANOS DO PAULISTA FUTEBOL CLUBE


No próximo domingo, dia 17 de maio, acontecerá a cerimônia de abertura da Exposição e lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativo aos 100 Anos do Paulista Futebol Clube.
Com presenças já marcadas, lá estarão o Diretor dos Correios São Paulo - Interior, Luiz Roberto Pagani; o Presidente do Paulista Futebol Clube, Eduardo Palhares e o Presidente do Clube Filatélico Jundiaiense, Paulo Roberto de Moraes além de outras autoridades e convidados.

O evento começa às 10 horas no Saguão do anexo da Câmara Municipal de Jundiaí, Rua Barão de Jundiaí, 153 - Centro.
A exposição “100 Anos do Paulista Futebol Clube” permanecerá aberta ao público até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 09 as 17 horas.
Uma justa homenagem a este Clube que preserva em si uma história de glórias e conquistas e que em minha opinião, merecia muito mais do que um selo personalizado. Mas a gente sabe que prevalece aquela máxima bem antiga: “Quem não tem cão, caça com gato”.


O Jornal do Colecionador parabeniza o Paulista Futebol Clube desejando muito sucesso em sua trajetória esportiva.

terça-feira, 12 de maio de 2009

NOVOS SELOS EM DESTAQUE

Apesar da falta de tempo em função das minhas atividades profissionais, sempre que posso dou uma espiada neste mundo afora para ver o que acontece no mundo dos selos. Nestes últimos dias, pude verificar que em alguns eventos relacionados à filatelia e a numismática, só para citar exemplos, o número de pessoas presentes tem sido considerável, o que denota um lado muito positivo. O que me preocupa muito é o número pequeno de jovens nestes eventos e que me leva, mais uma vez, a fazer apelos aos clubes, sociedades e demais entidades voltadas à arte do colecionismo, para que estimulem as crianças e os adolescentes a adentrarem neste magnífico universo. Nós, que já passamos dos 40 anos sabemos o quanto isto tudo e salutar, mas precisamos, mais uma vez conclamar as escolas, através de seus diretores e professores a levarem o selo postal para a sala de aula como instrumento de apoio pedagógico. Aos Correios, mais uma vez o meu apelo para que insistam nesta atividade em todas as partes, porque a filatelia como um todo necessita urgente de renovação.
A seguir, nossa tradicional espiada pelo mundo dos selos.

CAMPEÃO DE TUDO

O Campeonato Brasileiro começou a todo vapor e promete ser disputadíssimo. Dentre os tantos favoritos, sem puxar muito a sardinha para a brasa dos colorados, destaca-se o Sport Clube Internacional, que recentemente celebrou os 100 anos de sua fundação. Por falar nisto, os Correios emitiram um bonito selo para registrar o evento e brindar os torcedores apaixonados e todos os filatelistas que de alguma maneira estão interagindo com o tema esportes. Dentro em breve, o Coritiba Football Club, do Paraná, também estará comemorando seu centenário e teremos mais um selo para compor esta fantástica galeria. O selo do Internacional apresenta a imagem do escudo com as taças que registram as diversas conquistas do clube gaúcho, com direito à legenda “Campeão de Tudo”.

RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS

Mais uma importante emissão foi feita pelos Correios para exaltar as Relações Diplomáticas entre Brasil e a Tailândia. Nas peças, os Correios focalizam a arquitetura e o meio ambiente, apresentando a orquídea tailandesa e bromélias da Mata Atlântica brasileira bem como edificações singulares desses países. Os selos apresentam a Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis/RJ e o Salão do Trono Dusit Maha Prasat, situado em Bangcoc, capital da Tailândia.

CORREIOS NO CARTÃO-POSTAL

A Diretoria Regional dos Correios no Rio Grande do Sul foi homenageada pelo Clube Filatélico e Numismático de Taquara com o lançamento de um cartão-postal com a imagem do novo prédio da Agência dos Correios de Taquara. A cerimônia aconteceu durante a inauguração oficial daquela agência, no dia 16 de abril passado, ocasião em que a presidente do CFNT, Ana Lúcia Schweitzer fez a entrega do cartão ao Diretor Regional dos Correios, Larry Manoel Medeiros de Almeida. Ao mesmo tempo, todos os convidados presentes receberam um exemplar da peça que foi confeccionada pela Invento Propaganda com fotografia da Foto de Fato.
Vale assinalar que o Clube Filatélico e Numismático de Taquara é atualmente uma das entidades que mais se destaca na divulgação, na prática e na batalha por melhorias em nossa filatelia. Diga-se de passagem, que ao mesmo tempo, exalta-se a força da mulher atuante, neste caso; na figura batalhadora e incansável da Ana Lúcia, sempre promovendo novidades e a todos surpreendendo.

BEIRUTE-CAPITAL MUNDIAL DO LIVRO

Os Correios lançaram no último dia 5 um selo para destacar as Relações Diplomáticas Brasil/Líbano, enfatizando também Beirute, que passa a ser agora a Capital Mundial do Livro 2009. O selo nos mostra no canto inferior direito, a imagem de Gibran Khalin Gibran e, ao lado, em destaque, uma frase desse renomado escritor libanês, cuja obra tornou-se universal. No canto esquerdo, os livros e uma vista parcial da capital libanesa, tendo ao fundo, a indicação de Beirute, pela UNESCO, como Capital Mundial do Livro 2009. É interessante lembrar os filatelistas que gostem de literatura, que já foram emitidos vários selos destacando a figura desse escritor, o que pode vir a ser um bom desafio para quem desejar reunir estas peças e fazer um bom roteiro sobre a vida desse personagem célebre.

CASAMENTO

Dois novos selos acabam de entrar em circulação nos Estados Unidos. As peças exaltam o casamento, como maneira de conscientizar as pessoas da importância da união estável e de reforçar os alicerces da família. O primeiro selo, de 44 cents mostra uma fotografia cuja composição são duas alianças que repousam sobre um pequeno travesseiro e uma fita de seda branca enlaça as peças. O outro selo, de 61 cents, mostra um bolo de três camadas cobertas com flores brancas. Tudo no melhor estilo dessa festa que se traduz em felicidade em todas as partes do mundo.

DIA DAS MÃES NA TURQUIA

Os selos entraram em circulação alguns dias antes das celebrações do Dia das Mães, como forma de incentivar as pessoas a mandarem cartas postadas com estas peças de pura felicitação. Os correios da Turquia se esmeraram em produzir estes 4 selos multicoloridos que exaltam toda a beleza das relações entre mães e filhos. Quem lida com o tema tem que buscar estas peças!


INSETOS

Volta e meia aparecem selos belíssimos apresentando insetos. Recordo de uma linda série emitida há alguns anos pelos Estados Unidos e que fez um grande sucesso. Agora será a vez do Canadá brindar os colecionadores com uma bela série. Para dar um gostinho, acabam de lançar um dos selos dessa série que mostra uma lagarta monarca. A peça é muito bonita e dentro em breve teremos a seqüência dessas emissões que prometem apresentar um selo mais bonito do que o outro.
Aproveitando o embalo, vamos exaltar a beleza dos selos canadenses, sempre criados com muito estilo e que se espalham mundo afora integrando magníficas coleções. Além disso, a maioria das emissões feitas pelo Canadá são bem planejadas, de modo que se encaixam facilmente em diferentes temáticas, permitindo a filatelistas de todo o mundo, a formar coleções vistosas e competitivas.

Aproveitamos para inserir algumas emissões recentes feitas por lá!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

HERANÇA AFRICANA EM PORTUGAL

A concepção das peças é de rara beleza e a escolha do tema tem méritos especiais que nos permitem velejar ao passado para recriar um pouco das páginas portuguesas dentro do contexto histórico da humanidade. Certamente que a prática da escravidão não foi algo decente, no entanto, para a época, os níveis de cultura ainda pisavam distante do ideal e assim, lá iam eles "caçar" os negros na África e depois vendê-los aos senhores abastados que detinham muitos escravos e que obviamente, mais tarde, também vieram parar no Brasil.
A verdade está nos livros de história e nos estudos mais apurados feitos por especialistas no assunto em todas as partes. Mas os negros foram trazidos e com eles, veio a sua cultura distinta que ao longo do tempo se alastrou e tomou conta de todas as partes. A Herança Africana em Portugal é bem acentuada, da mesma maneira que no Brasil, onde os negros nos permitiram avançar em seus costumes e tradições até culminar com a atualidade, onde ainda reside o preconceito, tão combatido de norte a sul.
Mas o assunto é filatelia e esta emissão feita em Portugal no último dia 27 de abril merece a nossa atenção e um bom destaque, porque o bloco e os selos foram muito bem elaborados e consequentemente vão brindar todos os que se dedicam a esta maravilhosa arte de colecionar. É interessante observar bem as peças para ver onde se encaixam nas temáticas variadas que nos rodeiam. A série é composta por 6 selos que são na verdade pequenas obras de arte e o bloco não poderia ser diferente. Acompanham a emissão, dois envelopes de primeiro dia de circulação.
Filatelistas interessados nas peças podem obte-las acessando o portal da Filatélica 77 em : http://www.filatelia77.com.br/ - Aproveitem em vejam lá uma gama de novidades, que incluem máximos-postais não oficiais entre outras peças interessantes.