quarta-feira, 29 de abril de 2009

CAVALOS DE CARROSSEL


O carrossel é um brinquedo próprio de parques de diversões constituído de uma grande peça circular que, girando em torno de um eixo vertical, tem em suas extremidades figuras de madeira ou de outro material, como cavalos, aviões etc., que servem de assento. A história de sua origem é um tanto confusa e imprecisa, mas foi na Europa, talvez na França, que esses brinquedos ganharam fama e se tornaram além do atrativo para diversão, uma porta gigantesca para que artesões pudessem mostrar ao público as suas magníficas obras coloridas e entalhadas. Na Filatelia iremos encontrar algumas emissões que fazem alusão aos cavalos de carrossel, como uma bonita série emitida pelos Estados Unidos e que reproduzimos aqui.


Claro que seria interessante rebuscar a história e fazer um levantamento apurado sobre a história desse brinquedo fantástico. Mas isto exige tempo, disposição e é um grande desafio. Assim, decidi transformar isso tudo numa crônica, que possa nos levar a outros tempos, a pensar no tempo presente e a reflexionar nossas atitudes perante a vida.

Em que carrossel nos escondemos?

- Pedro Brasil Júnior -


Dos sonhos construímos a existência. Das ilusões que bailam vida afora, extraímos o mais puro e transparente néctar. E através dele, de suas misturas tão misteriosas, podemos mais tarde saborear a doçura ou o amargor de nossas escolhas.
A vida pode ser um vigoroso alazão em galope constante, onde cavalgamos desenfreadamente na busca de alguma coisa que está por lá, em algum lugar dessa imensidão que nos cerca. Mas isto pouco importa!...
Começamos a cavalgar muito cedo, ainda que nem se perceba o estilo e a vontade de fazer bonito, de jamais cair do cavalo e se entregar a um instante de ridículo. Mas o que seria a conquista se não fossem nossos tombos? Como aprender mais sem cometer mais erros também?
Minha vida seria apenas e tão somente uma poesia perdida entre as páginas de um volume qualquer. Mas estaria lá, aguardando olhos mais atentos para demarcaram uma leitura dinâmica. Talvez muito pouco esses olhos levassem de mim. Talvez muito pouco também, eles deixassem para minha escolha.
Mas esta poesia de vida que também singra as paisagens nas patas de um alazão qualquer, às vezes ganha vida própria e tem o poder de me levar lá na frente ou me devolver bem lá para trás.
A vida... essa vida que vivemos em círculos constantes é apenas um gigantesco carrossel, com seus cavalinhos entalhados e coloridos, que levam nos lombos nossos sonhos infantis, nossas ilusões adultas, nossos desejos mais secretos, nossas dúvidas mais cruéis e nossas vidas tão juntas e ao mesmo tempo tão separadas por estas cavalgadas intermináveis, onde jamais sabemos quem está na frente ou bem atrás. Esta cavalgada que parece um filme, um daqueles de jornada longa, com aventuras de todos os tipos e estilos, onde somos os personagens centrais, ainda que sejamos os mocinhos ou os bandidos. Uma aventura mágica, com trilha sonora única, digna da presença de um palhaço malabarista, capaz de tropeçar no próprio sapato e bater sua cabeça dura com a cabeça de pau de um desses cavalos inertes, mas incrivelmente cheio de vida.
A trilha segue, ilustrada por nossos gritos, nossas risadas, nossos acenos felizes, nossa esperança incrustada naqueles entalhes onde o artista dedicou horas a fio para obter um resultado todo especial.
O carrossel é arte pura e através dele, seguimos em frente, num círculo que nos faz lembrar a Terra girando ao redor do Sol e nos obrigando a mudar de estações, porque a viagem é longa e as flores estão sempre à nossa espera.

Vamos a elas como abelhas serviçais, carregando o néctar para fabricar aquela transparência que há muito perdemos e cujo brilho, apagamos com nossas mãos imundas e nossos pensamentos insanos. Aquele cristal único que decidimos lixar com nossa ignorância e assim, criar uma opacidade cruel, que esconde de nós mesmos a verdade mais tênue e que nos obriga a seguir em círculos numa busca ansiosa por nosso próprio caráter. E onde havemos de estar senão apenas e tão somente em nosso magnífico carrossel?

quinta-feira, 23 de abril de 2009

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A LUBRAPEX 2009


No período de 02 a 11 de outubro vindouro, acontecerá na cidade de Évora-Portugal, a XX LUBRAPEX, evento muito esperado pelos filatelistas do Brasil e Portugal e que agora está com suas inscrições abertas até o próximo dia 10 de maio. Para obter maiores informações os interessados devem fazer contato com o Comissário da Lubrapex no Brasil, Sr. Gilberto Fernando Tenor, através do telefone (15)9142-2839 ou pelo e-mail: gilberto.tenor@yahoo.com.br

Sua participação neste grandioso evento é de muita importância para fortalecer a nossa filatelia e mostrar lá fora as preciosidades que nossos filatelistas detém neste campo tão fértil do conhecimento humano.

terça-feira, 21 de abril de 2009

PEGADAS DO HOMEM NAS AREIAS DO TEMPO

As pegadas do homem primitivo se apagaram pelas ações da própria natureza. Mas seus registros nas cavernas se perpetuaram. Por onde andou em tempos remotos, tratou de deixar algum vestígio até que milhares de anos mais tarde decidiu que era preciso deixar a marca de seus pés no solo lunar. Assim vem caminhando o homem através do tempo, singrando seus caminhos incertos e permitindo os avanços que o cercam através de tantas invenções revolucionárias. Pegadas do homem nas areias do tempo, deste mesmo tempo que não pára, e onde deixa escorrer suas areias finas pelas ampulhetas que demarcam todas as jornadas.
Talvez no futuro, este mesmo homem audacioso venha deixar suas marcas em outros planetas e de lá, quem sabe, venha ainda a explorar outras areias muito além da nossa galáxia.
Os selos de hoje registram um pouco dessas marcas importantes que ajudam a filatelia a ganhar adeptos, a se manter viva e, ao mesmo tempo, faz com que ela contribua para com a lembrança desses feitos memoráveis e através de seus fragmentos, os transformam em delicados diamantes do nosso conhecimento até porque, só os diamantes, já disse alguém, são verdadeiramente eternos.
Boa leitura!
(Pedro Brasil Jr)



DA ARTE DA IMPRESSÃO

As maiores invenções do homem sempre tiveram sua paternidade disputada por um grande número de inventores, mas apesar de algumas contestações sempre acabou prevalecendo os esforços dos autênticos, como se pode comprovar no imenso campo dos engenhos de comunicação onde as disputas foram bem acirradas no tocante à invenção do telégrafo elétrico, do telefone, do telégrafo sem fio, do rádio e muito antes deles, da tipografia. Nesta área, lá pela metade do século 15, vários inventores estiveram fazendo seus experimentos, mas coube ao alemão Johann Gutemberg a paternidade final que veio revolucionar a comunicação escrita, barateando logo de início a impressão dos livros e permitindo que um número maior de pessoas tivesse acesso à leitura. Cabe também a Gutemberg a primeira impressão da Bíblia, nem tão bem sucedida, mas um verdadeiro marco na história.
Daquelas primeiras impressões até os nossos dias, a arte de imprimir já passou por inúmeros e significativos avanços até chegar à Internet e toda a tecnologia que a cerca. Os correios da Suíça emitiram um selo postal para registrar os 550 anos desse maravilhoso invento e sua contribuição para a indústria gráfica.

COM OS PÉS NA LUA

Parece que foi ontem, mas já se passaram quarenta anos desde que o homem pisou o solo lunar pela primeira vez. A jornada da Apollo revolucionou a nossa tecnologia e impulsionou o homem a aventurar-se em pesquisas mais avançadas, enviando sondas pelo espaço na desenfreada busca por vida em outros planetas.
Os vôos espaciais, tanto dos americanos quanto dos russos ganharam impulsos e trouxeram para a humanidade um aparato de novas invenções que facilitaram muito a vida das pessoas. No campo das comunicações, por exemplo, os satélites permitiram o que nós chamamos de globalização e com ela, a Internet se tornou o ponto primordial das comunicações na Terra.
Os correios da Ilha de Man emitiram um bloco e seis selos postais que retratam cada uma das missões que aterrisou na Lua comprovando dessa maneira toda a tecnologia usada para que isto fosse possível. Os selos e o bloco começaram a circular no último dia 12 de abril.

REGIÕES POLARES

Dois selos integram uma bonita folha filatélica emitida pela Eslovênia dentro do tema “Preservação das Regiões Polares e Geleiras”, que está brindando os colecionadores com novas emissões feitas por vários países. A idéia e conscientizar as pessoas a respeito do aquecimento global e suas conseqüências. Trata-se de uma peça muito bem trabalhada artisticamente e que os filatelistas temáticos devem observar muito bem, porque de repente ela pode se encaixar em vários temas filatélicos.

Da mesma maneira, a Letônia fez circular um bloco destacando animais que vivem nestas regiões ameaçadas. A peça mostra um urso polar, do Pólo Norte e um pingüim, do Pólo Sul separados pela água, que representa os dois pólos. São emissões que não podem faltar na sua coleção.

HOMENS E MÁQUINAS

Os selos que integram esta série lançada pelo Reino Unido são de vital importância para exaltar os homens que inventaram máquinas para ajudar na construção de estradas, ferrovias, canais e indústrias. As peças destacam Mattew Boulton e James Watt pela engenharia de máquinas movidas a vapor; Richard Arkwright e Josiah Wedgwood, pelos sistemas têxteis e cerâmicos; George Stephenson e Henry Maudslay pelo trem e pelas máquinas industriais e finalmente, James Brindley e John McAdam pela construção de pontes e estradas. A série é notável por seus detalhes e logicamente que estes selos podem se encaixar também em vários temas. É preciso estar atento e fazer pesquisas mais apuradas a respeito.

ASTRONOMIA

Este 2009 foi eleito o Ano Internacional da Astronomia e começam a surgir várias emissões sobre o assunto que, aliás, é o que rege as emissões do tema Europa 2009. A Eslováquia fez circular uma interessante peça sobre o assunto onde se pode observar o Homem Vitruviano, de Leonardo Da Vinci e em torno dele a estilização das estrelas que compõe a bandeira da Comunidade Européia.

terça-feira, 14 de abril de 2009

OS 70 ANOS DO CLUBE FILATÉLICO DE CALI


Os 70 anos de atividades do Clube Filatélico de Cali/Colômbia – foram celebrados no dia 12 de março passado, com a emissão de um folha filatélica, um selo postal e um envelope de primeiro dia de circulação. Na folha, em destaque um colar adornado com um delicado pingente em forma de uma flor elaborado com maestria e qualidade técnica na época denominada Malagana, cujos artesãos habitavam o vale médio do Rio Calima, durante o período Yotoco, aproximadamente entre 200 a.C. e 500 d.C.
A peça, de rara beleza faz parte da coleção do Museu do Ouro do Banco da República da Colômbia.
O selo em evidência, apresenta como motivo uma orquídea conhecida pelo nome vulgar de Rainha do Vale e é considerada uma flor muito significativa do Vale do Cauca. O nome científico dessa espécie é Miltoniopsis roezlii.
O Jornal do Colecionador parabeniza todos os integrantes do Clube Filatélico de Cali desejando continuidade neste importante trabalho em prol da filatelia e da cultura em geral.
Quem desejar maiores informações, deve visitar o portal:
www.afitecol.com ou mandar mensagem eletrônica para: info@afitecol.com

segunda-feira, 13 de abril de 2009

OS SIMPSONS NA FILATELIA

Falar sobre os Simpsons pode exigir dezenas de páginas para que se conte a interessante história desses personagens que estão há 20 anos no ar e portanto, há duas décadas arrebatando fãs em todas as partes.Criado pelo cartunista Matt Groening para a emissora FOX , foi exibido pela primeira vez em 1989. Através dos protagonistas Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie, o programa faz críticas ao comportamento humano, à sociedade e ao modo de vida americano. A série tem 422 episódios e 20 temporadas, o que a faz a mais antiga em exibição nos Estados Unidos. Recebeu inúmeros prêmios desde que iniciou emissões, tais como: 23 prêmios Emmy, 22 Annies e um Peabody.
Em 2000, o programa ganhou uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Em 1998, a revista Time elegeu-a como a melhor série televisiva do século. Surgiu em 1987 como uma série de curtas de trinta segundos, produzidos por Matt Groening e James Laurence Brooks para a série The Tracey Ullman Show. A reação dos telespectadores foi tão positiva que The Simpsons evoluiu para um programa, estreando como um especial de natal de meia hora, em 17 de dezembro de 1989, e depois como série regular em 14 de janeiro de 1990.
De enorme influência na cultura pop, serviu de inspiração para diversas outras séries animadas, além de citações em inúmeras obras de escritores, músicos e diretores de cinema e televisão. Em 2001, o grunhido "D'oh", do personagem Homer Simpson, foi adicionado ao Oxford English Dictionary.
Agora, a família mais animada da televisão ficará eternizada nos selos postais, porque no próximo dia 7 de maio, o Serviço Postal Norte-Americano colocará em circulação uma interessante série de 5 selos retratando os famosos personagens de Matt Groening. Nas peças, estarão Homer, Marge, Maggie, Bart e Lisa com valores faciais de 44 centavos de dólar. A emissão celebra os 20 anos do nascimento da série que deu seus primeiros passos em 1977 no “Show de Tracy Ullman” cativando o público americano e mais tarde ganhando a admiração de pessoas de todas as partes.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

PRESERVANDO AS GELEIRAS

Durante séculos, as regiões polares da Terra permaneceram intactas, com raras presenças humanas em função da agressividade do clima. Muitos se aventuraram pelas terras geladas na busca de conquistas pessoais e para suprir curiosidades. Outros perderam suas vidas nestas jornadas incertas e assim, a história em torno das plataformas geladas do planeta foi sendo escrita. Hoje, o mundo começa a olhar esses locais com muita apreensão, porque aos poucos, em razão do aquecimento global, o gelo começa a derreter e as causas futuras por certo serão desagradáveis para a vida humana em todas as partes.
Preservar estas regiões é o assunto do momento, que envolve estudiosos de diferentes áreas da conhecimento, como a biologia, a metereologia e a geologia entre outras. Muitos governos começam a se mobilizar para que as condições do planeta possam se reequilibrar de forma que os pólos não sofram ações ainda mais violentas e consequentemente propaguem um verdadeiro caos.
Diante disso tudo, muitas administrações postais estão fazendo circular selos como uma maneira de alertar os cidadãos para a necessidade de se preservar tudo o que integra nossa vida em meio à natureza. A Indonésia emitiu no início de abril uma bonita peça filatélica que merece nossa especial atenção tanto pelo alerta quanto pela importância dentro do contexto filatélico mundial.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

FILATELIA E NUMISMÁTICA EM SANTA CATARINA


Fundada em 06 de agosto de 1938, a Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina é uma Entidade sem fins lucrativos e reconhecida de Utilidade Pública. Reúne colecionadores de selos postais, cartões postais e telefônicos, moedas, cédulas além de outras modalidades que integram o universo do colecionismo.
Filiada à Federação Filatélica e Numismática de Santa Catarina, à Federação Brasileira de Filatelia e à Federação dos Filatelistas do Brasil, a AFSC realiza reuniões regulares às quintas-feiras, a partir das 18 horas e aos sábados, a partir das 14 horas, momentos em que os integrantes discutem suas atuações no campo da filatelia e numismática, realizam trocas de peças, consultam os catálogos lá disponíveis, como o RHM, de selos do Brasil e o Yvert & Tellier além de outras publicações do gênero que também englobam o universo da numismática. A Associação conta ainda com diversas publicações especializadas que ficam à inteira disposição de seus associados.
É sempre bom ressaltar que entidades como a AFSC são de vital importância para que as atividades voltadas ao colecionismo possam se expandir, quer através de boletins informativos impressos ou eletrônicos ou através do contato direto de colecionadores experientes com aqueles que estão dando seus primeiros passos na arte.
A AFSC é presidida atualmente por Ernani Santos Rebello tendo na vice-presidência o Sr. Demétrio Delizoicov Neto além de um corpo diretivo devidamente atuante para levar os objetivos da Entidade com seriedade e transparência.
A Sede da AFSC fica na Rua dos Ilhéus, 118, sobreloja 9 – Ed. Jorge Daux em Florianópolis-SC.
Para obter mais informações e associar-se, visite o portal:
www.afsc.org.br

ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA

“As Estrelas pertencem a todos.”
-Helen Sawyer Hogg – astrônomo canadense -
O espaço sempre propicia espetáculos únicos e só quem dedica um pouco de tempo para observar as estrelas é que pode absorver a magia que os céus emitem aos olhos e ao coração.
Eslas estão lá, distante, aos milhares e por toda parte. As estrelas cintilam e hipnotizam os homens. Preservam mistérios, segredos e curiosidades e muitos de nós as vezes desejaríamos seguir para uma delas, tipo nossa estrela da sorte ou quem sabe, um porto mais seguro, um mundo mais perfeito.
A astronomia vem estudando as estrelas desde a antiguidade e muitos astrônomos nos legaram descobertas fascinantes que permitiram ao homem do nosso tempo se arrojar pelo espaço. Pode ser que ainda estejamos gatinhando, mas muitas descobertas recentes nos tem causado fascínios cada vez maiores pelas estrelas e pelos segredos que nos cercam.
Este 2009 foi eleito o Ano Internacional da Astronomia e em consequência, muitas administrações postais já começaram a colocar em circulação emissões filatélicas do tema, aliás; um tema bem fascinante e delicado. Eu diria até que o colecionador que a ele se dedica, tem sempre grandes surpresas quando vai pesquisar e descobre tantas curiosidades a respeito das estrelas e de outros astros que nos cercam pela magnífica Via Láctea.
O Canadá lançou agora dois belos selos para marcar sua presença neste Ano Internacional e as peças apresentam um importante observatório astronômico canadense com uma nebulosa. A emissão tem ainda outras peculiaridades que os filatelistas irão descobrir através de suas pesquisas e para a confecção das peças, ricas em detalhes, quem dedicou horas de trabalho até a finalização, foi a designer Keith Martin.
Temos certeza de que outros países vão seguir o exemplo do Canadá e proporcionar aos colecionadores, ricas emissões que certamente vão abrilhantar muitas temáticas espalhadas pelo mundo.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

NOVA DIRETORIA DA ABRAJOF

O desafios são muitos e a cada gestão não tem sido diferente. A ABRAJOF- Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos entra em um novo ciclo e tenho plena certeza de que todos os companheiros envolvidos para o próximo triênio vão batalhar muito para o crescimento da entidade e da aproximação de outros colegas para que juntos possamos dar seguimento à divulgação da Filatelia.

Em assembléia geral extraordinária que ocorreu no último sábado, 28 de março, a ABRAJOF - Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos elegeu e empossou a nova diretoria, para o triênio 2009 a 2012 que ficou assim constituída:
* Presidente: Sérgio Marques da Silva
* Vice-presidente: Renato Mauro Schramm
* Secretário: Geraldo de Andrade Ribeiro Jr
* 2º Secretário: Pedro Brasil Jr
* 1º Tesoureiro: Reinaldo Jacob
* 2º Tesoureiro: José Antonio Bittencourt Ferraz
* Conselho Fiscal: Gilberto Fernando Tenor, João Roberto Baylongue e Marcelo Hideo Motoyama
* Suplentes Conselho Fiscal: Anselmo Costa, Waldemar Gebauer e Minoru Tamura
* Conselho Consultivo: José Maurício do Prado, Miguel Rodrigues de Magalhães e Valdenízio Petrolli
O Jornal do Colecionador deseja sucesso a todos e que neste longo período a Abrajof possa seguir seus objetivos com transparência, solidez e união.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

LORENA EXALTA O DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Criado em 7 de abril de 1948 pela Organização Mundial de Saúde -OMS, o Dia Mundial da Saúde tem seu fundamento embasado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado em promover a saúde em todos os sentidos, principalmente no que diz respeito ao saneamento ambiental, que comprovadamente tem sido o instrumento mais eficaz para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Dentro desse contexto, o Clube Filatélico e Numismático de Lorena realiza nesta primeira quinzena de abril, mais uma de suas tradicionais mini exposições filatélicas, desta feita exaltando justamente o Dia Mundial da Saúde e consequentemente, levando as pessoas, através do selo postal, a pensar cada vez mais em buscar melhorias no seu bairro, na sua cidade e no seu país, de modo que os cidadãos possam contar com o melhor neste sentido.
A pequena mostra filatélica objetiva também homenagear os profissionais da saúde e exaltar algumas conquistas importantes neste campo no últimos anos.
A mini exposição acontece na agência dos Correios de Lorena-SP e é uma tradição daquela cidade, através das ações do Clube em parceria com os Correios, que acontece desde 1979.

Outras informações pelo e-mail: ferjos@uol.com.br