terça-feira, 31 de março de 2009

A TERRA EM NOSSAS MÃOS


Amigos filatelistas!

Encerramos mais um ciclo e deixamos para trás o mês de Março. Verdade que foram 31 dias bem produtivos e até certo ponto, cansativos. Mas em nosso contexto filatélico, acredito que tenha valido a pena todos os esforços, quer seja na penosa arte de divulgar o selo postal e mais ainda àqueles que se dedicam em formar suas coleções, com dificuldades de toda espécie.
Ao encerrarmos este ciclo e, ao mesmo tempo, depararmos com o portal de Abril nos convidado a uma nova aventura de vida, só podemos agradecer a todos vocês que nos visitaram e nos permitiram em apenas dois meses, ultrapasar as 1200 visitas. Isto é um marco importante, tenha certeza!
Para finalizar, peço a todos, filatelistas ou não, que passem a olhar as oportunidades de juntos contribuirmos para melhorar o planeta, conclamando as demais pessoas para a importância de sua preservação e de todas as coisas que nós necessitamos para levar a vida adiante. É verdade que se fala muito em preservação, mas é preciso que cada um faça a sua parte todos os dias, economizando energia elétrica, água, separando o lixo reciclável entre outras atribuições que certamente ajudam a melhorar nossa qualidade de vida.
Vamos agora adentrar em Abril e o nosso desejo é que este mês seja para você repleto de alegrias e de realizações, com boas aquisições de selos e o melhor de tudo; o aprimoramento da sua coleção.
Continue nos fazendo a sua visita. Ela é muito importante para que a gente possa dar continuidade a este trabalho simples, mas que tem sido útil para muitas pessoas.

segunda-feira, 30 de março de 2009

O CHAFARIZ DA TERRA

Apesar da humanidade, em sua grande maioria, estar aniquilando com a Terra, temos que considerar que este planeta é realmente maravilhoso. Em toda parte ele nos brinda com verdadeiros espetáculos e os gêiseres são uma prova disso tudo. Na verdade, o gêiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. O nome Gêiser tem sua origem em Geysir, o nome de uma nascente eruptiva em Haukadalur, na Islândia e por sua vez, este nome deriva do verbo “gjósa”, que quer dizer “jorrar”.
A formação de gêiseres requer uma hidrogeologia favorável, o que só existe em poucos lugares no planeta e assim sendo, são fenômenos razoavelmente raros. No mundo, existem cerca de mil e a metade deles encontra-se no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos que podemos considerar como o “chafariz natural do planeta”.
O Old Faithful é o gêiser mais famoso do Parque Nacional de Yellowstone e ganhou este nome em 1870, sendo o primeiro na região ter tido uma denominação. Suas erupções chegam a levantar cerca de 6 mil litros de água fervente em temperaturas que variam dos 70 aos 100 graus centígrados. Suas erupções ocorrem em intervalos de 65 a 92 minutos e são sempre uma atração a parte para os turistas que visitam o parque. É bom lembrar que o Parque Nacional de Yellowstone atravessa os Estados de Idaho, Wyoming e Montana e está repleto de maravilhas naturais de todos os tipos, incluindo a fascinante geologia, a vida selvagem e coloridas flores. No inverno, a neve é mais uma atração e a temperatura ambiente fica em torno dos 6 graus negativos.


Em janeiro deste ano, os correios americanos colocaram em circulação um novo selo para exaltar as belezas do Parque Nacional de Yellowstone e para tal empreitada chamaram os desenhistas Dan Cosgrove e Clarendon Hills que através de uma bela interpretação artística reproduziram uma cena típica do parque, do gêiser, de um pôr do sol brilhante e de vários bisons pastando nas proximidades.Conseguiram criar um belo selo.
Existem outros selos do mesmo tema já emitidos por países como a Austrália e a Nova Zelândia. O outro selo que publicamos,mostra também o Old Faithful e foi emitido em junho de 1934.

terça-feira, 24 de março de 2009

FILATELIA EM MOVIMENTO

CIRCULANDO O
JORNAL FILACAP

Em nossas mãos a edição 161 do Jornal FILACAP com destaques para os artigos voltados ao Serviço Postal Pneumático do Rio de Janeiro, de Reinaldo Jacob; O Carnaval de Salvador, de Agnaldo de Souza Gabriel e Jobson; Obras de Referência Temática para Colecionadores de Selos, de Diego Salcedo e História da Aerofilatelia do Brasil, de Mário Xavier Jr.
Além disso, esta edição do Filacap apresenta uma matéria sobre cartofilia, de autoria do José Carlos Daltozo, intitulada “Do Brasil para as Américas” e um farto noticiário sobre atividades voltadas ao colecionismo em geral. Para receber o Filacap, basta assinar a publicação por apenas 25 reais anuais (4 edições) valor este que ajuda a manter a publicação. Mais informações:
ac.filacap@uol.com.br

EM AGOSTO, A NORDEX 2009

No período de 18 a 23 de agosto vindouro, Fortaleza será palco da NORDEX 2009 – IX Exposição Filatélica Regional Norte e Nordeste, evento este que tem o apoio da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), da Sociedade Numismática e Filatélica Cearense (SNFC) e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A participação é aberta a expositores residentes ou sediados nos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins além de convidados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Será com certeza um grandioso evento no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Informações adicionais podem ser obtidas no site da Febraf:
www.febraf.org

DE VOLTA À ESQUINA DOS CORREIOS

A cidade gaúcha de Taquara está em festa. Pelo menos no que diz respeito ao universo dos Correios e da Filatelia. A antiga agência dos Correios de Taquara acaba de voltar ao seu endereço original, agora num prédio totalmente reformado, ampliado e com toda a infra-estrutura necessária para o bom atendimento da população em geral. É o retorno da famosa “Esquina dos Correios”, sonho que se tornou possível graças aos esforços conjuntos do pessoal dos Correios com a equipe do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, neste caso, representados pela batalhadora Ana Lúcia, que dedica boa parte da sua vida em prol das causas filatélicas e da cultura em geral. A antiga (agora moderna) agência, entrou em operação no último dia 20 de março, ocasião em que os clientes foram recebidos com bebidas e doces além de um Grupo Juvenil do CTG O Fogão Gaúcho, que trataram de abrilhantar a festa no saguão da agência.
A partir de agora, a filatelia em Taquara passa a viver um novo tempo e já estão sendo programados eventos filatélicos, palestras, lançamento de carimbos, selos personalizados entre outros.
A inauguração oficial da Esquina dos Correios será no dia 16 de abril próximo, véspera do aniversário da cidade, que chega aos seus 123 anos.
O Jornal do Colecionador enaltece esta iniciativa que muito contribuirá para com o bom andamento e crescimento da nossa filatelia. Ao mesmo tempo, deixamos aqui os nossos cumprimentos para a Ana Lúcia e todo o pessoal do Clube Filatélico e Numismático de Taquara.
Visite o portal: www.cfnt.org.br

300 ANOS DO BALÃO

No dia 08 de agosto de 1709, o Padre Bartholomeu Lourenço de Gusmão fez levantar vôo um pequeno globo de papel impulsionado a calor, que subiu aproximadamente quatro metros de altura. Estava começando ali uma nova escrita na história do homem e tempos depois os aeróstatos singravam os céus. Para celebrar os 300 anos do Balão, acontecerá em agosto deste ano uma Exposição Filatélica Comemorativa, que terá lugar na cidade paulista de Santos/SP. Ainda não foram divulgados o local e a data do evento, mas é importante assinalar desde já, considerando que o balão na filatelia é um tema praticado mundialmente. Tão logo tenhamos outras informações, iremos publicar em nosso espaço. Hoje, acrescentamos a logomarca criada para celebrar os 300 anos do Balão.

quarta-feira, 18 de março de 2009

CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO NAVAL DA GRÃ-BRETANHA

Nos últimos cem anos aconteceram mudanças radicais no mundo e dentre muitas, os conflitos armados contribuíram bastante para que muitas coisas viessem surgir em diversos campos. Tudo visando uma maior segurança afinal; desde a Primeira Grande Guerra, as forças armadas ganharam um aliado importante: o avião!
A respeito disso, diz a história que o Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont, cometeu suicídio quando soube que o seu grande invento estava sendo usado para matar.
Verdade absoluta, os aviões evoluíram muito e ultrapassaram a barreira do som em duas vezes e ganharam aparatos de guerra com alto poder de destruição.
Nestes últimos cem anos, em todas as partes as forças aéreas se deteram em vários aperfeiçoamentos de suas aeronaves e não apenas em caso de guerra seus aviões continuaram a ter utilidade. As aeronaves, de todos os tipos e tamanhos passaram a ter importância fundamental para o desenvolvimento de regiões, o transporte de produtos, o salvamento de vidas entre outras peculiaridades.
A Aviação Naval da Grã-Bretanha completa seu centenário e muitos dos seus grandes feitos estão nas páginas da sua magnífica história. . Agora, para assinalar estes cem anos de serviços relevantes, os correios de Gibraltar colocaram em circulação uma bonita série apresentando alguns interessantes modelos de aeronaves bem como uma mini-folha filatélica e o respectivo envelope de primeiro dia de circulação.
O edital alusivo a este lançamento foi escrito pelo Contra-Almirante Chefe do Estado Maior, Simon Charlier, que em suas linhas exalta a importância da Aviação Naval da Grã-Bretanha com ênfase a Gibraltar por sua magnífica contribuição ao longo destes cem anos de operações ininterruptas.

sábado, 14 de março de 2009

50 ANOS DA PUC/PR - LANÇAMENTO DE SELO E CARIMBO COMEMORATIVOS

Para assinalar os 50 anos da PUC/PR, aquela instituição de ensino universitário realiza na próxima terça-feira, dia 17 de março, as 9 horas da manhã, uma coletiva de imprensa com o Magnífico Reitor , Dr. Clemente Ivo Juliatto, durante a qual serão apresentados dados sobre a instituição que desfruta de reconhecimento nacional como agente consolidado de promoção do progresso da sociedade.
Logo após a coletiva, às 11 horas, acontece sessão solene na Biblioteca Central que contará com a presença do diretor regional dos Correios no Paraná, Sr. Itamar Ribeiro e do reitor da PUC, Dr. Clemente Ivo Juliatto que farão o lançamento do selo e carimbo comemorativos ao evento
.
AGENDA
PUC 50 Anos
Coletiva de Imprensa
Data: 17/03/2009 –Terça-feira - 09 horas
Solenidade de abertura das comemorações ao cinqüentenário da PUC/PR
11 Horas – Lançamento de selo e carimbo comemorativos
Biblioteca Central
Rua Imaculada Conceição, 1155 –Prado Velho – Curitiba-PR

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Comunicação ECTPR
Terezinha Fátima Sobieray
Assessora de Filatelia
(41)3310-2559 -9918-1990
terezinha.sobieray@correios.com.br
Comunicação PUCPR
Fabiana Ferreira / Daniele Sasaki
(41) 3271-1310 – 3271-2566
imprensa@pucpr.br

quarta-feira, 11 de março de 2009

NOVAS EXPOSIÇÕES EM LORENA-SP


O Clube Filatélico e Numismático de Lorena, dando continuidade à série de mini exposições realizadas na agência dos Correios de Lorena, neste mês de março, homenageia na primeira quinzena O DIA INTERNACIONAL DA MULHER e para a segunda, O DIA MUNDIAL DA ÁGUA. Foram escolhidos selos brasileiros para montar as duas coleções que exaltam as referidas datas. Esta iniciativa é muito oportuna porque desperta nos visitantes o gosto pela filatelia e mostra que através do selo postal as pessoas podem ampliar seus conhecimentos e se conscientizar sobre valores importantes para a preservação da vida e do planeta.

Prestigie divulgando mais esta atividade e aprecie comparecendo a Agência local dos Correios. Mais informações com Ferjos pelo e-mail:
ferjos@uol.com.br

terça-feira, 10 de março de 2009

AQUI HÁ SELO- CRIATIVIDADE PORTUGUESA NA FILATELIA

Em 2008, o passatempo “AQUI HÁ SELO” voltou a desafiar os portugueses a apresentarem temas para as emissões filatélicas deste ano e, posteriormente, a enviarem desenhos para os selos que iriam ilustrar os motivos vencedores.
O convite foi, mais uma vez, prontamente aceito e a criatividade manifestou-se de forma expressiva. Foram propostos centenas de temas votados por milhares de pessoas. Dos cinco finalistas, aquele que reuniu a preferência do júri intitula-se «Ciência em Portugal».
Este ano, o “AQUI HÁ SELO” não se esqueceu dos mais novos e criou um passatempo exclusivamente destinado ao público mirim – o ”AQUI HÁ SELO JÚNIOR”– que teve como tema vencedor a «Tabuada».
A crescente adesão do público a esta iniciativa, que se realiza pelo segundo ano, revela o quanto a imaginação das pessoas pode atingir viajando nas asas de um selo.

CIÊNCIA EM PORTUGAL

O selo criado por Nuno Micaêlo, dedicado à temática «Ciência em Portugal», nasceu da sua vontade de divulgar uma descoberta científica feita por portugueses e de promover, assim, a investigação nacional, utilizando, para esse fim, um suporte de comunicação privilegiado.
A ilustração deste selo representa o centro ativo de uma enzima chamada CotA-lacase identificada na bactéria Bacillus subtilis, e com propriedades muito interessantes do ponto de vista funcional, dadas as diversas aplicações que poderá ter no campo da biotecnologia. Para além da sua capacidade de degradar os compostos resultantes dos processos industriais, os chamados fenólicos, altamente poluentes, esta enzima tem potencial na bioremediação, na formação de biopolímeros (cujo emprego mais vulgar é a produção de plásticos), no tratamento de sumos de fruta, como biosensores, e na degradação de uma fibra vegetal designada como lenhina.
No selo estão coloridos diferentes átomos do centro ativo da enzima, dos quais se destaca o central, a cor-de-laranja, que representa o átomo de cobre que permite à enzima funcionar. No seu papel de difusor cultural e social, o selo permite conhecer, desta vez, uma descoberta científica de relevo que, afinal, também pode ser uma representação artística.

TABUADA
Os alunos do 3º ano da Escola Sá de Miranda em Oeiras, enfrentaram grandes desafios em seus estudos, entre os quais a tabuada, que sempre é um terror na vida dos que tem dificuldades para decorar. Eles souberam do concurso dos correios de Portugal e decidiram participar. Claro; escolheram para o selo o tema tabuada e assim, ficaram pensando numa maneira prática e criativa de produzir a peça em questão. Pensaram na possibilidade de, através do selo, contribuir para ajudar crianças de outras escolas a encarar a tabuada com naturalidade e tirar de letra as dificuldades inerentes a ela. Foi a partir da criação de uma espécie de jogo, que esse grupo de alunos conseguiu finalmente chegar à finalização do selo, até porque, segundo eles, brincar com os números torna muito mais fácil o aprendizado dessa matéria que sempre atrapalha no desenvolvimento dos estudos. O resultado final foi ótimo e o selo já circula desde o último dia 4 de março e está fazendo um grande sucesso entre os filatelistas portugueses e logo estará correndo pelo mundo. Grande e louvável iniciativa dos correios de Portugal
.

sexta-feira, 6 de março de 2009

SELOS DE TAIWAN - ARTE, REQUINTE E TRADIÇÃO

Indiscutivelmente os selos emitidos por Taiwan prezam pelas cores e pelo talento de seus artistas. Envolvidos em diferentes temáticas, estes selos são buscados por filatelistas de todas as partes e anualmente, Taiwan nos brinda com verdadeiras obras de arte em fragmentos. Sempre exaltando suas tradições milenares, enfatizando a fauna e a flora locais e uma grande preocupação com o meio-ambiente entre outras peculiaridades.
Neste início de 2009, Taiwan já realizou quatro importantes emissões filatélicas que nós reproduzimos hoje em nosso espaço.
A primeira faz alusão a uma série de 4 selos que enfocam a beleza de algumas aves existentes no país. Segue uma bonita série, também com quatro peças que destacam objetos utilizados pelos chineses de Taiwan em seus rituais familiares, em suas atividades festivas e na decoração de suas moradias. São peças com muito requinte e valiosas, tanto pelo aspecto financeiro como histórico. Das profundezas oceânicas, Taiwan extraiu a beleza de conchas marinhas que são de extrema raridade e cujos selos proporcionam uma temática sugestiva e que exige muitas pesquisas. E finalmente, dois selos e um bloco que reforçam a preocupação para com a preservação dos ursos pandas.

Como se observa, Taiwan realmente detém uma filatelia muito rica em detalhes e suas emissões são de valiosa utilidades para o implemento de muitas coleções pelo mundo. Para ver mais selos de Taiwan, visite o portal: www.post.gov.tw

quarta-feira, 4 de março de 2009

VISITANDO A FILATELIA ARGENTINA


Nossos vizinhos argentinos também fazem emissões filatélicas importantes, sempre buscando divulgar sua arte, sua cultura e os seus esportes entre outros.
As mais recentes emissões dizem respeito aos 50 Anos da Engenharia Florestal na Argentina, hoje bem mais apurada em razão da grande preocupação com o meio ambiente.

O centenário da fundação do Diário O Cronista, importante veículo situado em Buenos Aires, a emissão conjunta entre Argentina e Armênia, que divulgam a arte da dança exaltando o Malambo Sureño e a Nazan além de uma interessante série composta por 4 selos que exaltam as festas populares argentinas, enfatizando desta feita, a Festa de La Chaya, a Festa Nacional da Vendimia, a Festa Nacional da Cereja e a Festa Nacional do Mar.
Todos esses eventos garantem uma grande visitação por parte dos turistas, geram receitas para o país e além de todo um colorido especial, estas festas são também uma espécie de culto do povo argentino às suas mais antigas tradições. É sempre bom poder conhecer um pouco mais a respeito da filatelia argentina já que o país conta atualmente com muitos clubes e associações onde muitos de seus integrantes são apaixonados pelos selos brasileiros.

É muito grande o intercâmbio entre filatelistas dos dois países o que enriquece ainda mais a filatelia de ambas as partes.

domingo, 1 de março de 2009

CARIMBAMOS FEVEREIRO


Amigos de todas as partes!


Fevereiro chegou ao fim e nós vamos seguir nossa jornada sempre buscando o melhor para a nossa filatelia, cartofilia, numismática, loterofilia entre outros.

Literalmente nós carimbamos fevereiro e agora vamos em busca de novidades conciliando nossas atividades profissionais como nossos hobies sem esquecer jamais da família.
Esta pequena mensagem é na verdade um agradecimento a todos vocês que aqui estiveram ao longo do período e ajudaram a divulgar nosso trabalho. Espero que vocês retornem sempre e continuem nos incentivando, seja com uma palavra ou com o envio de uma noticia. Este espaço e de todos vocês, independente do hobie que pratiquem.
Passamos das 620 visitas no período de 27 de janeiro até este 28 de fevereiro. O número é expressivo e só foi possível graças ao apoio de todos vocês.
Que o mês de março seja repleto de grandes realizações e de muita paz e alegrias junto de seus familiares e amigos.


Quem tiver um tempinho, pode ler a mensagem final de fevereiro no blog do Columbia News, bastando clicar no link abaixo: