quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

LOTEROFILIA - O ENCANTO DAS FRAÇÕES LOTÉRICAS


Cada colecionador reserva um gosto todo especial. Ao longo de 30 anos escrevendo sobre coleções em geral, mais precisamente à filatelia, tive a oportunidade de deparar com colecionadores de cartões-postais, estampas Eucalol, moedas, cédulas, cachimbos, placas de veículos, cardápios de restaurantes, selos fiscais, embalagens de cigarros e entre tantos outros objetos, os bilhetes de loterias. Se bem recordo, por volta de 1982 recebi uma carta de um loterofilista apaixonado, que na época pedia divulgação do seu hobie em minha coluna de filatelia então publicada no Jornal Curitiba Shopping e pouco mais adiante no Jornal do Estado.
Este colecionador que infelizmente já nos deixou era Jamil Roll do Amaral cuja existência, entre seus afazeres de praxe, detinha todo o tempo disponível para reunir seus bilhetes e ir buscá-los nos pontos mais distantes, de modo que conseguiu formar uma maravilhosa coleção, detendo inclusive peças de extrema raridade.
Naqueles tempos, divulguei muito esta arte e até passei a colecionar também afinal; a exemplo dos selos, os bilhetes lotéricos também promovem a nossa arte, a nossa cultura e os nossos costumes. Nestas frações que carregam os sonhos de se ficar milionário da noite para o dia, vamos encontrar muitos temas interessantes, que passam pelas aves, a música, personagens da história, animais diversos, futebol entre tantos outros.
No Brasil a loterofilia não conseguiu firmar-se como em outros países, embora se tenham feito tentativas de todos os tipos para incrementar o colecionismo de frações lotéricas. Até a própria Caixa Econômica Federal teve um instante de brilho que, não fosse a própria burocracia, teria impulsionado a arte. Dessa maneira, a nossa loterofilia ficou mesmo navegando sob o comando de um grupo de apaixonados espalhados de norte a sul do país. Dentre tantos, vamos encontrar Sylvio Luongo, empresário do ramo lotérico cuja Casa Luongo vem funcionando há muitos anos e isso o levou também a criar subsídios para divulgar esta arte com direito a impressão de álbum e portal exclusivo sobre o assunto na internet.
Atualmente Luongo preside a Alesp-Associação dos Lotéricos do Estado de São Paulo, é secretário da Fenal e diretor do Jornal de Loterofilia além é claro, de suas atividades à frente da empresa que dirige.
Apaixonadíssimo pelos bilhetes, Luongo detém peças raras e significativas dentro do nosso contexto histórico conforme vocês podem observar nas ilustrações.
Em princípio, você que é leigo no assunto pode achar isso tudo uma perca de tempo, pois os bilhetes premiados são trocados pelo portador pelo prêmio nele estampado e os demais vão diretamente para o lixo. Além disso,
você também pode achar um péssimo investimento porque os bilhetes de loteria não possuem um catálogo especializado e, portanto, dificilmente vão ter um valor de revenda. Isso se baseando na pressima de que “bilhete corrido não vale nada”. Mas o colecionismo dos bilhetes tem justamente neste aspecto algumas vantagens: você nem precisa comprar bilhetes para concorrer e depois colecionar caso não sejam premiados. Basta uma passadela pelas lojas de loterias e pronto, lá vão estar, ainda que na lixeira, muitos exemplares. Se você fizer amizade com o pessoal da casa, eles até guardam pra você algumas peças. Além disso, existem muitos colecionadores interessados em fazer trocas e este intercâmbio amplia o seu circulo de amigos e acaba trazendo às suas mãos muitas peças de rara beleza e muito significativas também.
Temos que pensar em loterofilia apenas como um salutar passatempo que ajuda, assim como o selo postal, a ampliar nossos conhecimentos. Podemos dizer que os bilhetes são “figurinhas numeradas” que dão um toque todo especial ao álbum. Além disso, iremos encontrar muitas séries da Loteria Federal voltadas para temas diversos ou então, frações que foram impressas com erros os mais diversos ou ainda, bilhetes com números curiosos, como por exemplo, 00.001 ou 55.555 e por ai em diante. Existem algumas peças raras que na hora da confecção foram assinaladas erroneamente, como um bilhete da loteria do Estado de São Paulo que numa ocasião, há muitos anos, prestava homenagem ao Dia da Bandeira, em sua ilustração, mas na referência escrita fazia alusão à Proclamação da República. Como se observa, a loterofilia tem suas particularidades, é um hobie barato, ajuda a passar o tempo e funciona também como uma incomparável terapia, que pode ser praticada por pessoas de todas as idades.
Se você já coleciona, sabe muito
bem como funciona e se você ficou interessado, basta dar o primeiro passo
e seguir adiante. Aconselho todos vocês, independente de colecionar ou não, a visitar o portal: www.loterofilia.com.br - lá, nosso amigo Sylvio Luongo oferece todo um panorama sobre esta salutar arte e pode atender suas dúvidas através do e-mail: sylviol@casaluongo.com.br – e loterofilistas espalhados pelo Brasil que detenham bilhetes e frações em duplicata podem fazer boas trocar com o Sylvio.
Ajudem a divulgar a loterofilia e se você for professor, leve sem medo para a sala de aula, explicando aos seus alunos que, não se trata apenas de um jogo, mas de uma grande oportunidade de se aprender muito a respeito da nossa própria história. (P.B.J)
*Todas as presentes ilustrações foram gentilmente cedidas pelo Sylvio Luongo.
O Jornal do Colecionador prontamente agradece pelo apoio.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O militar, o religioso e o jurista – Heróis da Lituânia

Heróis e patriotas iremos encontrar na história de todos os países. Em geral, essas figuras tão reverenciadas contribuíram em vida com todas as suas forças e todo o conhecimento que detinham pelos mais puros ideais de liberdade. Não teria sido diferente na Lituânia onde, dezenas dessas figuras muito lutaram para que o país ganhasse sua autonomia.

Dentre eles, os correios do país decidiram dedicar justa homenagem ao general Jonas Zemaitis (Palanga-15/03/1909) e um dos líderes do pós-guerra anti-soviética; Mecislovas Reinys (1884-1953) arcebispo católico romano de Vilnius, Minsk e Tiddi e que foi professor universitário e muito lutou pelas causas do seu país e Vaclovas Birziska (02/12/1884-03/01/1956), advogado, bibliográfico e educador que depois de servir o exército russo como oficial tornou-se consultor jurídico dos lituanos e poloneses durante os conflitos entre 1918 e 1920.
Cada um desses personagens detém uma história de suma importância para a Lituânia e sua gente e são agora eternizados através desta série de selos postais que acaba de entrar em circulação. É bom salientar que o arcebispo Mecislovas Reinys teve, durante o pontificado de João Paulo II, o seu nome indicado para a canonização em razão dos seus importantes serviços prestados perante os fracos e oprimidos.

ASSOCIAÇÃO FILACAP DÁ SHOW EM FILATELIA

Periodicamente recebemos o interessante Boletim Eletrônico Filacap, editado pelo companheiro José Mauricio Prado onde exalta a filatelia, a numismática entre outros temas e divulga para o mundo as atividades da Associação Filacap, entidade fundada em 1972 e muito ativa no contexto filatélico.
Na verdade, a Filacap sempre deu um verdadeiro show de filatelia editando também a Revista Filacap, veículo bem provido de conteúdo e que por diversas ocasiões dedicou suas páginas aos filatelistas inciantes com primorosas aulas de filatelia.
Atualmente, além do Boletim Eletrônico, a Associação Filacap conta com um importante portal na web que trata de filatelia, numismática, cartofilia, loterofilia, novidades mundiais, noticias, encontros, exposições entre outros assuntos.
O Jornal do Colecionador parabeniza uma vez mais os integrantes da Associação Filacap pela dedicação e pelo belo exemplo de paixão pelo colecionismo de maneira que juntos, já fizeram da entidade, um órgão conhecido e respeitado de norte a sul do Brasil e em muitos países do exterior.

Dê uma conferida no portal : www.ac.filacap.sites.uol.com.br ou de desejar mais informações, use o endereço eletrônico: ac.filacap@uol.com.br



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

ASTROS DO CINEMA NOS SELOS DA AUSTRÁLIA


Este lançamento feito pela Austrália brinda os filatelistas apaixonados por tudo o que diz respeito à Sétima Arte. Os correios australianos volta e meia fazem circular selos deste tema empolgante e agora, no dia 22 de janeiro, fizeram circular quatro peças para destacar e imortalizar nos selos postais seus famosos atores que já conquistaram uma estatueta do Oscar na Academia de Cinema Norte-Americana.
Nicole Kidman, Russel Crowe, Cate Blanchett e Geoffrey Rush lá estão, devidamente produzidos nestes selos que certamente vão abrilhantar muitas coleções pelo mundo Os colecionadores que desejarem informações adicionais sobre o lançamento além de outras novidades australianas devem acessar o portal daquela administração postal em:


www.stamps.com.au/

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

NOTICIAS DO MUNDO FILATÉLICO

Existem centenas de clubes e associações filatélicas espalhados por todo o Brasil. Cada uma dessas entidades promove a filatelia e ajuda a engrandecê-la e a cada dia que passa, estas instituições criam seus portais e boletins eletrônicos visando dar agilidade em suas informações e assim, propagar com maior velocidade as suas atividades. Acontece que a maioria dessas associações acaba esquecendo por alguma razão de divulgar seus endereços eletrônicos, o que de certo modo prejudica um intercâmbio mais direto. Dando uma pincelada em páginas que relacionam esses clubes, inclusive no site dos Correios, reparei que endereços de e-mail simplesmente foram ignorados. Dessa maneira, deixo aqui o meu apelo para que os responsáveis por estas páginas bem como os integrantes dessas instituições permitam a propagação de seus endereços eletrônicos. Com toda certeza iremos agilizar nossos contatos e poder também promover as atividades e divulga-las a um numero cada vez maior de filatelistas. Colaborem!
A FILATELIA BRASILEIRA EM REVISTA


Circulando a edição nº 10 da Revista “A Filatelia Brasileira”, que é editada pela FEFIBRA-Federação dos Filatelistas do Brasil. Artigos especiais assinados por renomados filatelistas integram esse primoroso veículo em suas 84 páginas em cores, com qualidade gráfica de primeira linha e que é distribuída apenas e tão somente entre os associados. Para ser associar e receber a revista, mande e-mail para José Francisco (jfpaula.bh@terra.com.br) que é o atual presidente da entidade. Ele vai lhe enviar a ficha de inscrição e outras informações.

LUBRAPEX SÓ EM OUTUBRO


A vigésima Lubrapex – Exposição Filatélica Luso-Brasileira teve a data e local alterados conforme nos avisa o Comissário para o Brasil, Sr. Gilberto Tenor. Será realizada em outubro – no período de 02 a 11 – com organização da Confraria Timbrológica e Meridional Álvaro Boina de Azevedo e com sede na cidade de Évora. Quem já havia remetido as fichas de inscrições terá que fazê-lo outra vez já que tudo foi devidamente cancelado para que os organizadores possam dar início a nova fase do evento. Tão logo o material esteja em poder do Comissário, o mesmo estará promovendo a divulgação e os devidos acertos para que os filatelistas brasileiros possam participar desse grandioso evento. Fique atento! Informações adicionais: tenor@directnet.com.br


POR FALAR EM PORTUGAL

Os 200 Anos do Nascimento de Charles Darwin já foram registrados num bonito selo emitido em Portugal. Por falar nisso, Darwin nasceu no mesmo dia e ano em que o Presidente americano Abraham Lincoln. Ambos estão recebendo homenagens em selos postais e na medida em que surgirem as novidades a agente destaca. Também em Portugal, foram emitidos dois selos para registrar os 10 anos do Euro. Como de praxe, os correios portugueses também emitiram o respectivo envelope de primeiro dia.
POSTAIS PUBLICITÁRIOS EM SAMPA

No próximo domingo, dia 15/02 – das 13 as 15 horas acontece na Black Dog Paulista – Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 612 (travessa da Avenida Paulista entre as estações Trianon e Brigadeiro, do Metrô-Linha Verde) em São Paulo, o 4º Encontro Extra-Oficial de Colecionadores de Postais Publicitários de São Paulo. Outras informações diretamente com a organizadora do evento, Raquel Belchior através do e-mail: rabelchior@gmail.com ou na Comunidade Oficial no Orkut “Encontros de Colecionadores”


FILATELISTAS EM JOINVILLE




Nos dias 14 e 15 de março vindouro acontece em Joinville/SC, o 149º Encontro Filatélico Estadual, com a presença de colecionadores e comerciantes da região e de outros estados brasileiros. O evento celebra também os 64 anos da Associação Filatélica de Joinville e os 37 Anos da Fefinusc. O local será a Rua 15 de Novembro, 1383 – Cidade Antarctica (na antiga fábrica da cervejaria, no centro) – mesmo local onde aconteceu o encontro anterior. O evento conta com o apoio dos Correios, da Associação Filatélica de Joinville e da Fefinusc. Para saber mais, use o telefone (47)3801-0542, com Sr. Célio Colin ou (47) 3422-4475, com Sr. Sandro Kienen. Quem preferir por e-mail, anote: salferdsp@ig.com.br

DOM HELDER CÂMARA

Lançado no último dia 7 de fevereiro, o selo alusivo ao Centenário do Nascimento de Dom Helder Câmara já se encontra à disposição dos filatelistas em todas as agências postas e filatélicas dos Correios. Com valor facial de R$ 1,00 este selo encontra-se disposto em folhas com 30 peças. As solenidades oficiais de lançamento aconteceram nas cidades de Fortaleza/CE e Recife/PE. Segundo informações dos Correios, esta emissão não terá envelope de 1º dia e tampouco cartões ou máximo-postais.
SELOS E FILATELIA

O companheiro João Alberto Correia da Silva criou um interessante portal para falar sobre selos e filatelia, enfatizando a arte de colecionar e estampando artigos especiais sobre diversos assuntos filatélicos. Lá, suas coleções particulares são muito sugestivas e some-se a elas, interessante glossário e noticias em geral. Para visitar, acesse www.selosefilatelia.com


SOCIEDADE FILATÉLICA DE CURITIBA

Ano após ano a Soficur – Sociedade Filatélica de Curitiba vem desenvolvendo importante atuação no contexto filatélico. Através de reuniões semanais, os integrantes da Soficur interagem de maneira a propiciar os melhores rumos aos filatelistas e comerciantes filatélicos baseados em Curitiba e Região. Apesar da grande atuação, a Soficur conta atualmente com um quadro pequeno de associados e conclama os filatelistas curitibanos para que venham fazer parte do quadro e ajudar a ampliar os horizontes. As reuniões da Soficur acontecem todas as quartas-feiras, das 09 a 11 da manhã e nas quintas-feiras, das 18h30min às 21 horas na Galeria Lustosa – 10º andar-sala 1001. Outras informações pelo e-mail: soficur@gmail.com



domingo, 8 de fevereiro de 2009

200 ANOS DE ABRAHAM LINCOLN

"Quase todos os homens são capazes de suportar
adversidades, mas se
quiser por à prova o caráter
de um homem, dê-lhe poder."

Para celebrar os 200 anos do nascimento de Abraham Lincoln, os correios dos Estados Unidos criaram uma bonita série de selos que acaba de entrar em circulação. As peças apresentam quatro cenas distintas do famoso presidente e todas elas são ricas em seus detalhes.
Lincoln nasceu em Hodgenville, no dia 12 de fevereiro de 1809 exatamente no mesmo dia de Charles Darwin e, curiosamente, veio falecer 17 anos e um dia antes dele. Décimo sexto presidente dos Estados Unidos, eleito em 4 de março de 1861, foi reeleito em 1864 e governou até o ano seguinte quando foi assassinado em 15 de abril de 1865 em Washington. Muitos dos seus discursos e trabalhos escritos constituem um depoimento clássico sobre os ideais e objetivos democráticos e é bom ressaltar que Lincoln foi o primeiro presidente eleito pelo Partido Republicano. Só esmiuçando sua história de vida para se conhecer a sua trajetória política e os seus grandes exemplos para o povo americano. Dentre seus inúmeros pensamentos, podemos destacar este: “ Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios.”

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

EDMUNDO DE AMICIS



“A educação de um povo pode ser julgada, antes de mais nada, pelo comportamento que ele mostra na rua. Onde encontrares falta de educação nas ruas, encontrarás o mesmo nas casas.”
-Edmundo de Amicis-


Escritor italiano nascido em Oneglia, reino da Sardenha, Edmundo de Amicis foi educado em um liceu de Torino, antes de inscrever-se na Accademia Militare di Modena e tornar-se oficial de infantaria, isso lá por volta de 1865. Amicis só adentrou o mundo literário quando passou a escrever no jornal L’Italia Militare, em Florença, onde relatava suas experiência militares. A reunião desses textos resultou nos livros “La Vita Militare” (1868) e “Novelle” (1872), obras que lhe trouxeram notoriedade e lhe permitiram trocar a carreira militar pela literária. Publicou vários volumes sobre países que então visitou mas foi com a publicação de “Cuore” – Coração na versão portuguesa, que ele conseguiu seduzir os jovens italianos e mais adiante de todo o mundo. Sempre voltado para a educação e os bons costumes, Amicis em vida foi um constante batalhador neste sentido, visando sempre os jovens, pois tinha certeza absoluta de que somente através de uma boa educação aos jovens seria possível construir um mundo melhor. Não estava enganado!
Em 2008 aconteceu o centenário do seu falecimento que aconteceu em Bordighera, província de Gênova. Na filatelia existem inúmeras peças emitidas em sua homenagem como a que apresentamos em nosso espaço. Como excelente militar e escritor incomparável, Amicis escreveu um dia a respeito de uma grande batalha com o pensamento a seguir:

“Coragem!... pequeno soldado do imenso exercito. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana.”

Um pensamento que deveria estar presente em todas as salas de aulas de todas as escolas. Professores pensem no assunto!

RIOS BRASILEIROS EM DESTAQUE

O lançamento da série aconteceu no último dia 27 de janeiro e é por demais importante nestes tempos em que temos que nos preocupar com a água, nossa grande fonte de vida.
Composta por dois blocos, a série Rios Brasileiros destaca o Rio Parnaíba e o Rio São Benedito e as solenidades de

lançamento aconteceram nas cidades que levam os mesmos nomes dos rios, a primeira em Minas Gerais e a segunda em Belém do Pará.
Os valores faciais são R$ 2,60 e R$ 3,85 com tiragem de apenas 150 mil unidades de cada peça, o que representa uma valorização breve. Os blocos serão comercializados até 31 de dezembro de 2012 e já estão disponíveis nas agências filatélicas e postais dos Correios. É bom ressaltar que nas peças em questão aparecem as logomarcas do Centenário do Instituto Nacional de Metereologia – INMET e do Fórum Social Mundial 2009.