terça-feira, 26 de agosto de 2008

JOÃO GUIMARÃES ROSA


O homem, a jornada e suas criações. Não é necessariamente uma receita, mas incorpora à vida dos que um dia chegam e, quando partem, nos deixam importantes legados. Na vida e na obra de João Guimarães Rosa certamente que iremos encontrar um conjunto perfeito dessas características que unem o homem simples à sua vivência e assim, à sua incomparável obra literária, que registra muito mais do que a passagem do tempo através de uma época. Ela se eterniza enquanto seu autor se mantém vivo diante das mudanças drásticas que assolam o mundo.
Visando propagar através da filatelia os valores culturais nacionais, os Correios emitiram no dia 27 de junho um selo postal para celebrar o Centenário de Nascimento do Escritor João Guimarães Rosa, recentemente considerado, no Exterior, como um dos dez maiores escritores do mundo, o que para nós brasileiros, é uma grande honra e um grandioso exemplo.
A imagem do selo é composta por elementos que caracterizam a vida do escritor, reproduzindo uma fotografia do início dos anos 60, época em que foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Integram também a peça, cenas da natureza e o homem do sertão, sugerindo um estudo mais apurado para que se possa definitivamente conhecer a vida desse homem que, através de sua caneta, deixava fluir as palavras sem que lhes permitisse um final determinante pois, a priori, a vida continua e sua aventura também. Foi por esta razão, se presume, que ele crivou um pensamento todo próprio:
“Quando escrevo, repito o que já vivi antes”.
O selo encontra-se disponível nas agências postais e filatélicas dos Correios. Informações adicionais no site:
www.correios.com.br/selos/selos_postais/selos_2008/selos2008.cfm

terça-feira, 19 de agosto de 2008

POSTAL EM PROSA E VERSO



"Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta das tuas esquinas".

Caetano Veloso, música "Sampa"


Dados históricos e geográficos - A Rua São João, retratada no postal, não mais existe. Foi alargada em 1911 e deu lugar à atual Avenida São João, uma das avenidas mais tradicionais de São Paulo. O postal é de 1903 e mostra o trecho próximo à Praça Antônio Prado onde, à direita, foi construído o Edifício Martinelli em 1929. Na era pré-automóvel, bondes e carruagens se misturavam aos pedestres. Uma carruagem de praça está estacionada em frente ao Cassino Paulista e, ao lado deste, no alto, o famoso Teatro Polytheama, onde se apresentaram atrizes do porte de Sarah Bernhardt.

Texto e cartão-postal da coleção de José Carlos Daltozo - Caixa Postal 117 - 19500-000 - Martinópolis - SP - E-mail: jcdaltozo@uol.com.br

* O Jornal do Colecionador agradece pela colaboração do José Carlos Daltozo, grande batalhador e entusiasta pela causas da cartofilia e principalmente por seus levantamentos históricos que já renderam importantes obras literárias.

EXPOSIÇÃO FILATÉLICA DE APARECIDA


Para celebrar os 165 anos da emissão Olho de Boi, foi aberta no dia 1º de Agosto a Exposição Filatélica de Aparecida, que permanece à disposição dos visitantes até o próximo dia 24.
Organizada pelo filatelista José Antonio B. Ferraz, também presidente do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, a mostra comprova a sua força de trabalho e grande dedicação pela filatelia nacional, o que culmina com um resultado muito expressivo considerando-se as dificuldades de praxe na realização de qualquer tipo de evento ligado ao gênero. O Jornal do Colecionador parabeniza o citado filatelista e a todos os integrantes da sua equipe de trabalho que, unidos, tornaram possível a realização deste magnífico evento filatélico. Os colecionadores interessados em maiores detalhes podem visitar o portal especialmente criado para tal finalidade. O endereço é:
www.tvaparecida.com.br/exposiçãofilatelica
O Jornal do Colecionador tomou a liberdade de extrair daquele portal as fotos que ilustram este artigo.

sábado, 9 de agosto de 2008

A RESPOSTA DOS CORREIOS


No dia 17 de julho passado, o Jornal do Colecionador publicou neste espaço artigo intitulado "A Filatelia na Sala de Espera", onde levantamos algumas questões importantes com referência à filatelia nacional.

No último dia 7 de agosto, o Departamento de Filatelia e Produtos, dos Correios, postou em nosso blog um importante esclarecimento em alusão aos nossos questionamentos, o que muito nos honrou afinal; temos a certeza de que os Correios jamais iriam deixar este Departamento de Filatelia esquecido num canto.

O Jornal do Colecionador agradece pelas linhas esclarecedoras então traçadas e torce para que os Correios regularizem as situações lá descritas de maneira a proporcionar aos filatelistas brasileiros toda a satisfação possível e que lhes é de direito. Ao mesmo tempo, que possam, os Correios, promover mudanças radicais em seu portal destinado à Filatelia, de maneira a vir facilitar o acesso dos colecionadores brasileiros e principalmente dos visitantes de outros países que cultuam os nossos selos.

Entendemos perfeitamente todo o mecanismo e engrenagens que fazem dos Correios uma empresa de alta confiabilidade e que , em razão dessa performance ampliou nos últimos anos a sua linha de serviços ao público em geral. Dentro desse contexto, é notório que a classe filatélica em geral demonstre grande preocupação quando entraves de ordem interna afetam as expectativas presentes aqui fora.

Esperamos e torcemos por ações mais objetivas no tangente à filatelia, principalmente no que se refere às emisões filatélicas e a realização de grandes eventos que só enaltecem essa maravilhosa arte.

Finalizando, o Jornal do Colecionador reforça a necessidade de uma ação mais ampla no sentido de que o selo postal atinja as salas de aula não apenas como um objeto destinado a portear correspondências ou como fragmento multicor que pode ser colecionado,mas na condição de primordial instrumento pedagógico.


* Peço aos leitores que acessem os esclarecimentos feitos pelos Correios no rodapé do artigo "A Filatelia na Sala de Espera", clicando no ícone "comentário".